Você escova os dentes com força? Saiba o que pode causar aqui!
O segredo de um sorriso bonito e saudável começa na escovação. No entanto, esse ritual diário de cuidado com a higiene bucal é cercado de alguns mitos. Por exemplo, há quem acredite que escovar os dentes com força é a prática ideal para manter a dentição limpa, mas não é verdade.
Nesse caso, o que parece ser uma atenção redobrada com a saúde bucal pode acabar desencadeando uma série de danos nos dentes e na gengiva.
Descubra quais são as consequências dessa má escovação e conheça o jeito certo de realizar a limpeza dos dentes. Vamos lá?
Quais os perigos de escovar os dentes com força?
Aqui estão os motivos que vão convencer você a ter mais cuidado durante a escovação.
1. Sensibilidade dentária
A longo prazo, a escovação com força começa a desgastar o esmalte que protege os dentes. Como consequência, pode surgir uma dor ou desconforto em um ou mais dentes, especialmente após a ingestão de alimentos muito frios, quentes ou doces.
2. Irritação gengival
O excesso de força ao escovar o dente, pode lesionar a gengiva. Num primeiro momento, ela pode ficar dolorida, mais avermelhada e até sangrar. Agressões constantes nessa região levam a formação de feridas, podendo desencadear infecções.
3. Lesões em outras regiões bucais
A escovação agressiva geralmente é realizada com movimentos mais rápidos com a escova percorrendo todos os cantos da boca. Por isso, além do machucado e sangramento na gengiva, esse hábito pode lesionar outras partes moles da estrutura bucal, como os lábios e as bochechas.
Além da vermelhidão, é comum haver um desconforto posterior para escovar os dentes novamente, para se alimentar e até para falar.
4. Retração gengival
O movimento da escova sobre o dente empurra a gengiva para cima. Com isso, parte da raiz do dente fica exposta, provocando bastante sensibilidade na região. Quando não tratada, essa retração gengival pode desencadear doenças como a periodontite e a perda dentária.
Como fazer a escovação correta?
Para evitar os problemas listados acima, preparamos um passo a passo para você adotar no ritual de escovar os dentes. Antes, é preciso relembrar algumas coisas.
• Opte por uma escova de cerdas macias.
Esse modelo é menos agressivo para o esmalte dentário e atua melhor na remoção de resíduos e placa bacteriana. As escovas que apresentam cabeças menores também são ideais, pois atingem todos os cantos da boca sem agredir nenhuma região.
• Agende uma consulta com seu dentista para descobrir qual é o creme dental mais adequado para seu caso.
• Uma boa escovação não deve ser feita às pressas.
Comece sempre com movimentos curtos e suaves. Com cuidado, faça a limpeza da região entre as gengivas e os dentes, áreas próximas a coroas e restaurações, bem como aqueles dentes difíceis de alcançar.
• Divida a escovação em etapas.
Você pode seguir a seguinte sequência:
- Com a escova inclinada e em movimentos delicados da gengiva à ponta dos dentes, limpe as superfícies que estão viradas para a bochecha dos dentes superiores e, em seguidas, da dentição inferior;
- Escove a parte interior dos dentes superiores, passando para os inferiores;
- Limpe com movimentos circulares suaves as superfícies dos dentes de mastigação até certificar que não há mais resíduos de nenhum alimento;
- Finalize com a escovação da língua.
Escovar os dentes com força pode trazer muitos danos à saúde bucal. A boa notícia é que com atenção e essas dicas, você pode cuidar do seu sorriso com segurança. Então, não perca tempo e comece o quanto antes a cuidar da sua saúde bucal.
Por falar em escovação, descubra também como escovar os dentes com aparelho corretamente.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
2 Comentários