Agende sua avaliação

4 mitos e verdades sobre implantes dentários

Tempo de leitura 6 min

O implante dentário é um tratamento que tem como objetivo fazer a substituição das raízes dentárias e restabelecer o equilíbrio oral de pessoas que tiveram perda de dentes.

Assim como ocorre para todo tipo de cirurgia, pacientes costumam ficar temerosos a respeito do procedimento, dando margem para surgirem mitos e verdades sobre implantes dentários.

Algumas mentiras a respeito da idade recomendada para fazer os implantes e sobre o tabagismo são ditas por aí, mas também há a circulação de informações verdadeiras, sobre a eficiência da estrutura montada em titânio e a situação da perda óssea.

Quer desvendar os mistérios por trás dos implantes dentários? Acompanhe este texto e conheça as explicações técnicas para o que pode ser considerado falso e verdadeiro quando o assunto envolve os implantes dentários. Confira!

Mitos

Selecionamos as principais mentiras sobre o assunto. Continue a leitura para saber quais são elas.

Os implantes dentários são mais indicados para idosos

Esse mito sobre os idosos geralmente surge porque, com o avançar da idade, as pessoas ficam mais suscetíveis a doenças, e algumas delas podem atuar na boca. Essa situação pode provocar a perda dentária, o que se torna recomendável a substituição do dente por um implante.

Além das pessoas que estão na terceira idadeos implantes dentários são indicados para quem perdeu um ou mais dentes. É importante identificar a saúde bucal e sistêmica do paciente para saber quando fazer o implante.

Para obter sucesso no tratamento, é necessário, por exemplo, que o crescimento ósseo tenha sido finalizado — o que pode variar de pessoa para pessoa. De modo geral, o implante é indicado para pacientes a partir dos 18 anos de idade.

Os implantes são feitos com dentes naturais

De nenhuma forma o implante dentário pode ser feito com dentes naturais. Isso acontece porque que os dentes naturais ainda podem acumular bactérias e provocar inflamações. Além do mais, eles são difíceis de serem adaptados ao implante.

Para esse procedimento são utilizados dentes artificiais, que se parecem muito com os naturais — têm a mesma coloração e textura.

Os dentes artificiais se adaptam perfeitamente aos pinos de titânio e são compatíveis com o nosso organismo. Mesmo não sendo degradados como os dentes naturais, os dentes artificiais precisam ter a higienização correta para não afetar a saúde das gengivas — local onde os implantes são realizados.

É possível continuar com o hábito de fumar

Muitos fumantes acabam perdendo dentes por conta dos problemas ocasionados pelas substâncias presentes no cigarro. É comum, por exemplo, que eles desenvolvam graves problemas nas gengivas por conta desse hábito, o que pode provocar a perda dos dentes.

Para os fumantes, os implantes vieram para solucionar dois problemas: a falta de dentes e o hábito de fumar. Isso acontece porque não é possível continuar fumando depois de um implante.

No caso de pessoas fumantes, a cicatrização é mais demorada, uma vez que o consumo do cigarro compromete a estabilização da saúde bucal. Ao realizar o implante, portanto, o paciente fumante deve abandonar de vez esse hábito.

O organismo pode rejeitar o implante dentário

Essa é o mais uma informação mentirosa sobre implante dentário. O paciente não corre o risco de ter rejeição de implante dentário por que a estrutura dele é feita por um material totalmente inerte: o titânio.

É preciso considerar, no entanto, que podem ocorrer falhas na cirurgia e no pós-operatório. É importante destacar que, mesmo nesses casos, o número de insucesso dos implantes dentários não chega a 10%. Ainda assim, caso aconteça falha na cirurgia, o dentista pode realizar a instalação de uma nova peça na região.

Adotando um bom planejamento e realizando os procedimentos corretos, é extremamente improvável que ocorram falhas no segundo procedimento cirúrgico.

Verdades

Agora que você já sabe quais são os mitos, confira as principais verdades sobre os implantes dentários.

É possível remover o dente e instalar o implante sem esperar muito

Felizmente é possível realizar a instalação do pino de titânio no mesmo dia em que foi retirado o dento. A colocação do implante completo será feita logo que a cicatrização do procedimento anterior for finalizada. Aliás, essa é a situação mais indicada.

Com o passar do tempo, se o implante não for realizado, o osso começa um processo de reabsorção fisiológica, o que pode prejudicar a instalação do implante. Para deixar o procedimento ainda mais fácil, é importante realizar o implante o quanto antes.

Diabéticos e cardíacos podem fazer implante

As pessoas que apresentam algumas doenças crônicas podem realizar o implante dentário, mas é importante que elas façam o acompanhamento antes de receber um implante.

É preciso se atentar ao uso da medicação e do manejo do paciente. Então, fique sabendo que diabetes ou problemas cardíacos, por exemplo, não inviabilizam a realização do procedimento.

O implante não pode ser realizado com gengivas inflamadas

Muita gente acha que o implante dentário vai resolver a questão de gengivas inflamadas, mas não é bem assim que a coisa funciona. Para fazer o implante dentário, é preciso ter gengivas saudáveis para que elas consigam absorver tranquilamente todo o procedimento que será realizado.

Além disso, gengivas inflamadas são sinais de uma higienização incorreta ou insatisfatória, o que está associado à presença de bactérias na cavidade oral e outras situações ruins.

Ao instalar um ou mais implantes, o sucesso do procedimento está diretamente ligado à saúde da gengiva.

Pacientes sem muito osso podem receber o implante

Isso é verdade. A falta de espessura e condições ósseas adequadas pode dificultar a realização do implante dentário, fazendo com que a pessoa utilize técnicas mais restritas e opções menos confortáveis.

No entanto, há uma solução para pessoas que têm pouco osso: trata-se da técnica de enxerto ósseo. Esse procedimento tem o objetivo de oferecer melhor sustentação ao implante dentário e viabilizar os procedimentos mais modernos.

O enxerto pode ser feito a partir da retirada de material de outra parte do corpo ou ter origem sintética.

O processo de adaptação pode demorar algum tempo, por isso é importante respeitar o período entre esse procedimento e o implante dentário, garantindo o sucesso dos tratamentos, um sorriso mais bonito e uma autoestima lá em cima.

Esses são alguns mitos e verdades sobre implantes dentários. Para se informar ainda mais sobre o assunto, é importante conhecer as etapas do implante dentário. Assim você consegue prever quais são os cuidados e as recomendações mais importantes para esse procedimento.

Quer receber no seu e-mail informações relevantes para manter a saúde bucal em dia? Assine a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

16 Comentários

    Boa tarde ! Tenho deslocamento mandíbular, e neuraugia de trigêmeos, e possível fazer implantes!

      Olá José, como vai? O ideal para realizar a colocação de implantes é necessário que a saúde bucal e corporal esteja bem. Recomendamos que vá a um implantodontista e avalie sua situação, faça os exames necessários para verificar como está sua saúde bucal e evitar problemas maiores. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

    Após o implante posso continuar fumando?

      Olá Alvaci, como vai? Como dito no nosso artigo, para os fumantes, os implantes podem solucionar dois problemas: a falta de dentes e o hábito de fumar, já que não é possível continuar fumando depois de um implante. No caso de pessoas fumantes, a cicatrização é mais demorada, uma vez que o consumo do cigarro compromete a estabilização da saúde bucal. Ao realizar o implante, portanto, o paciente fumante deve abandonar de vez esse hábito. Procure uma de nossas unidades da OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/

        Doutor, tenho minha irmã fez implantes nas partes superior e a inferior, fumava e fuma como sempre, jamais largou o cigarro, eu estou tentando pelo posto de saúde, a Dentista me falou isso tmb que precisa parar de fumar , eu fumo que tristeza ☺️

          Olá, Maria, como vai? Agende já uma avaliação gratuita com um de
          nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link e
          tire todas as suas dúvidas https://odontocompany.com/clinicas

    Dr eu fiz 2 implante e o primeiro deu uma infecção eu não sabia que era o implante que doía demais, eu precisei ir em outro dentista e ele teve que tirar já estava com dreno eu tenho MIASTENIA GRAVE ,mas não sei o que este dentista fez na minha boca ele é de Dracena dizem que é especialista,mas infelizmente acabou com a minha bouça e o dentista daqui de Tupi Paulista quem tirou um excelente dentista e me disse que o dentista de Dracena cortou um pedaço do osso, eu estou sentindo muita dor no da frente agora e na minha face saiu um caroço que dói de mais vou fazer uma tomografia não sei mais o que fazer esse dentista de Dracena acabou com a minha alegria

      Olá Vera, como vai? Nesse momento, você está realizando tratamento?
      Desejamos melhoras!

    Olá doutor, tdb? Preciso fazer implante na parte debaixo, arranquei todos os dentes,e coloquei pròrese, mas ñ acostumo com ela, ñ consigo comer, ela sai do lugar, e tenho mêdo de fazer implante! O que eu faço me ajuda!

      Olá Maria, como vai ? Não é possível respondê-las de uma maneira resumida. Isso porque devemos levar em consideração as particularidades de cada caso, de cada paciente.Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

    muitos falam que é muito caro o tratamento que só rico pode pagar, como posso ficar sabendo dos preços?

      Olá Wilson, como vai? Recomendamos que procure um profissional para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você e realize o seu orçamento. https://odontocompany.com/

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.