Implante sem corte: como é feito o procedimento e quais suas vantagens?

Tempo de leitura 6 min

O implante sem corte é uma excelente opção para pacientes que precisam de uma reabilitação oral, mas não estão aptos a passar pelo tratamento de implante tradicional. O procedimento é uma técnica moderna e menos invasiva, ideal para aqueles que têm receio de fazer uma cirurgia.

Além da autoestima renovada, o tratamento ainda devolve a qualidade de vida do paciente. Isso acontece porque há pessoas que nem sempre conseguem se adaptar à prótese, pois a prótese não oferece estabilidade na hora da mastigação, além de não ser esteticamente muito agradável.

Quer saber mais sobre o implante sem corte? Acompanhe a leitura deste artigo para entender em mais detalhes como é feito esse procedimento e as suas vantagens no atendimento ao paciente!

O que é um implante sem corte?

Conhecido como cirurgia guiada, o implante sem corte é uma técnica de implante dentário marcada pela ausência de incisões, eliminando a necessidade de pontos. Para realizar o procedimento, o dentista faz tomografia computadorizada da boca do paciente e uma simulação do tratamento, escolhendo os pontos onde os implantes serão instalados.

Como o tratamento funciona?

A diferença desse procedimento em relação ao implante tradicional é que não há cortes nas gengivas, e sim uma incisão, do diâmetro exato do implante. Dessa forma, não é necessário fazer suturas, e a recuperação do paciente é mais rápida.

Na técnica sem corte, não há necessidade de um pino de titânio para cada dente artificial. São colocados entre 2 e 4 parafusos na boca do paciente, que servem de suporte para uma prótese total. O procedimento pode ser feito tanto na arcada superior quanto na inferior.

Quando é indicado o tratamento de implante sem corte?

O tratamento é ideal para pacientes que perderam todos os dentes ou já usam dentadura há bastante tempo. No entanto, é necessário ter uma boa estrutura óssea; caso contrário, antes de colocar os implantes, será necessário realizar um enxerto ósseo.

Além disso, a cirurgia guiada é menos invasiva! Os pacientes que precisam repor todos os dentes terão uma recuperação mais rápida e mais tranquila com essa técnica.

Quais são os cuidados durante o pós-operatório?

Mesmo que o procedimento seja menos invasivo, o paciente deve seguir as orientações do dentista para que se recupere rapidamente. Não há necessidade de o paciente se afastar de suas funções do dia a dia como do trabalho, porque não há pontos e nem suturas por causa de cortes nas gengivas e afastamento de osso.

Então, não há presença de inchaço e edemas, o que diminui a necessidade de repouso. Mas cuidados com a alimentação durante o pós-operatório e os bons hábitos de higiene devem ser mantidos para não colocar o sucesso do tratamento em risco.

Ademais, após o tratamento, a rotina de higiene bucal deve ser eficiente; caso o paciente tenha gengivite, por exemplo, o problema pode causar danos ao osso, prejudicando a estabilidade do implante.

Quais são as vantagens que o implante sem corte oferece ao paciente?

Como todo e qualquer procedimento dentário, o implante sem corte oferece diversas vantagens para o paciente. A seguir, vamos citar alguns benefícios do implante sem corte. Veja!

Melhora a mastigação e digestão

A dentadura não oferece estabilidade no momento da alimentação, além de prejudicar o prazer da pessoa na hora das refeições, pois ela não consegue triturar bem os alimentos. Então, eles chegam ao estômago em pedaços muito grandes, o que prejudica a digestão.

Os nutrientes presentes na comida não são absorvidos corretamente pelo organismo, evitando deficiências nutricionais e consequências negativas para a saúde. Ao optar pelo implante sem corte, o paciente tem muito mais conforto na mastigação e evita problemas com a digestão dos alimentos.

Aumenta a facilidade para fazer a higiene bucal

A higiene bucal fica bem mais prática quando o paciente faz um implante dentário, pois não há necessidade de ficar tirando a prótese para escová-la. Quando a pessoa usa uma dentadura móvel, ela deve retirar a prótese todos os dias na hora de dormir e deixá-la em um recipiente com água para que não fique ressecada. Com o implante, isso não é necessário, o que deixa a higiene bucal mais simples e prática.

Garante maior conforto durante o tratamento

Por ser uma cirurgia menos invasiva, o implante sem corte necessita de menos anestesia do que o procedimento convencional, o que oferece mais conforto ao paciente. Além disso, a cirurgia é bem mais rápida, pois o planejamento foi feito bem antes do procedimento. Não é necessário ficar horas na sala de cirurgia, pois o dentista sabe exatamente onde deve fixar cada implante.

Traz mais segurança para a alimentação

Não há nada mais desagradável do que se preocupar com o que deve ou não comer, principalmente quando estamos em público. Essa é uma situação muito comum para pessoas que usam prótese móvel.

Com o implante, não é preciso ter medo de passar por constrangimentos na hora da alimentação. A mastigação é confortável, pois a prótese é fixa, oferecendo segurança e conforto na hora da mastigação.

Aprimora a qualidade estética

Apesar de serem confeccionadas com materiais de qualidade, as dentaduras não proporcionam um resultado estético tão bom quanto os implantes. O sorriso de uma pessoa que usa prótese móvel é bem artificial, o que não acontece no caso de implantes feitos com porcelana. Os implantes deixam o sorriso do paciente bem mais belo e natural.

Melhora a autoestima do paciente

Pacientes que usam dentadura nem sempre se sentem seguros com sua aparência, mas quando eles fazer um tratamento de implante, as coisas mudam. Os resultados são melhores e se perde a vergonha de sorrir. Isso melhora a autoestima, a qualidade de vida e o convívio com as pessoas.

Como vimos, o implante sem corte é um procedimento bastante seguro e oferece diversos benefícios para o paciente. Mas lembre-se de que, para recorrer ao tratamento, é preciso contar com profissionais competentes, pois a técnica exige conhecimentos específicos para ser realizada.

Gostou do post? Se você precisa de atendimento qualificado para o tratamento de implante sem corte, entre em contato com a Odonto Company. Temos clínicas em diversas cidades e estados do Brasil!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Penso que vocês tem tudo para me ajudar a voltar a sorrir sem medo de ser feliz

      Olá, Marcileia. Tudo bem? Na OdontoCompany você pode!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.