Conheça 3 opções de tratamento para dentes tortos e por qual motivo é necessário
Os dentes tortos são um dos problemas mais comuns entre os acometimentos dentais estéticos e representam uma das maiores queixas dos pacientes nos consultórios odontológicos.
Isso ocorre porque existe um padrão estético convencional já estabelecido para o sorriso. Essa é uma ocorrência comum, como o desalinhamento dental, e um problema de grande impacto para a autoestima e para a saúde oral do paciente.
As causas para o mau posicionamento dos dentes são multifatoriais. Ou seja, envolvem certas áreas responsáveis pelo desenvolvimento da arcada dentária, como exemplo, fatores genéticos.
Deseja descobrir mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Quais são as principais causas de dentes tortos?
Respirador bucal
Uma causa secundária do desalinhamento dos dentes é a ausência da respiração nasal, que ocorre comumente devido à hipertrofia da adenoide. De modo geral, existe uma alteração pressórica na cavidade oral, fazendo com que a maxila se torne alargada. Como os dentes não acompanham esse desenvolvimento, a arcada dentária passa a apresentar excessos de espaços.
Hábitos infantis
É comum que, durante a infância, pais adotem hábitos visando a um melhor bem-estar do filho. A introdução do uso de chupetas, por exemplo, foi um tema de intenso debate. Relacionando com a parte clínica, o uso de bicos e mamadeiras e o ato de sugar o dedo podem causar alterações na formação dos dentes, já que esses objetos exercem uma pressão na cavidade oral, impedindo que os dentes se desenvolvam de forma correta.
Fator genético
Por fim, é importante ressaltar que, apesar de a influência externa exercer um papel significativo na formação do alinhamento correto dos dentes, a carga genética consegue determinar de forma mais concreta as chances de o paciente possuir a tendência a problemas no alinhamento. Os pacientes podem herdar afecções presentes nos pais, como problemas de má oclusão.
Qual a importância de corrigi-los?
Existe uma visão errônea em relação aos benefícios de restaurar a simetria e o alinhamento dos dentes. De modo geral, o tratamento é considerado algo fútil que não ocasionará mudanças significativas na vida do paciente.
Porém, ao contrário do que é estabelecido popularmente, os dentes tortos podem diminuir a qualidade de vida, pois afetam a mastigação, tornando o paciente mais suscetível a gengivites.
Além disso, a estrutura da arcada dentária auxilia na fonação e na emissão de sons pelo interlocutor. Portanto, os dentes tortos podem dificultar o aprendizado infantil e aumentar o tempo que a criança irá começar a falar. Então, de certa forma, o alinhamento preserva a saúde oral.
Quais as opções de tratamento?
1. Aparelhos ortodônticos
A apresentação dos aparelhos ocorre de duas formas: o móvel e o fixo. A diferença principal entre os dois é a intenção do resultado final. No caso do móvel, a indicação é para pequenas movimentações dentárias.
2. Alinhador invisível
É um aparelho que revolucionou o tratamento odontológico, pois sua apresentação é discreta e retira aquele estigma que determina que os aparelhos ortodônticos modificavam de forma negativa a aparência — o que de certa forma aumenta a adesão ao tratamento.
3. Facetas de porcelana
Geralmente são indicadas quando o paciente possui um desalinhamento que não prejudica a saúde oral, realizando o tratamento apenas para fins estéticos e para reparação do sorriso.
Diante disso, é importante considerar que o tratamento depende da determinação da causa base do desalinhamento dental. Para que isso ocorra de forma efetiva, é necessário que haja uma avaliação odontológica realizada por uma equipe especializada nessa área.
Gostou de saber mais sobre os principais motivos para o desalinhamento dental? Descobriu a importância do tratamento? O que você acha de continuar tendo acesso a esse tipo de conteúdo por meio das redes sociais? Se a resposta for sim, então, nos siga no Instagram e no Facebook e fique por dentro das novidades da área de odontologia!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
11 Comentários