Agende sua avaliação

4 cuidados com o aparelho móvel que são indispensáveis

Tempo de leitura 3 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

O aparelho móvel é uma ferramenta importante para o tratamento ortodôntico. Ele é fundamental para que haja uma boa movimentação dos dentes após a retirada do aparelho ortodôntico. Para garantir sua longevidade durante o tempo de uso, existem alguns cuidados com o aparelho móvel que são indispensáveis.

São ações diárias um pouco diferentes daquelas que o paciente utilizava quando tinha o aparelho fixo como manter a higiene regular do aparelho e guardá-lo no lugar adequado. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra como deixar seu aparelho móvel higienizado e adaptado à sua boca.

1. Faça a higienização diária

É bem verdade que os aparelhos móveis não retêm tantos resíduos alimentares quanto os aparelhos fixos. Afinal, ele é retirado da boca antes das refeições. Isso quer dizer que não é necessário fazer higienização do dispositivo depois de comer alguma coisa.

Mas é importante frisar que o aparelho móvel fica em contato contínuo com a nossa saliva, que é composta por minerais que podem formar uma estrutura chamada tártaro no aparelho móvel. Se não for removido, as bactérias começam a se aglomerar nas áreas do aparelho móvel e podem trazer problemas para a saúde bucal.

2. Faça limpeza diária do aparelho móvel

Para evitar a formação de bactérias, é fundamental realizar a higienização do aparelho diariamente. Você pode utilizar a própria escova de dente e o creme dental que tem costume. É preciso passar a escova em todas as áreas do aparelho móvel. Essa limpeza é pode ser realizada preferencialmente ao final do dia, antes de dormir.

3. Guarde no lugar adequado

Mais um dos cuidados com o aparelho móvel é o local de armazenamento. Muitas pessoas deixam o aparelho no bolso da calça, por cima da mesa ou no banheiro. É fundamental ter em mente que esse aparelho, embora seja bastante rígido, precisa ser guardado em um lugar onde ele não possa sofrer queda ou está sujeito a contaminação por bactérias.

Por isso é fundamental guardá-lo em um estojo devidamente projetado para esse aparelho. Geralmente os dentistas já oferecem esse tipo de estojo para seus pacientes.

É importante lembrar que antes de guardar o aparelho nesse estojo é fundamental secá-lo. Guardando o aparelho molhado fica sujeito a proliferação de microrganismo como os fungos e bactérias.

4. Não use água quente no aparelho móvel

Para eliminar possíveis microrganismos do aparelho móvel, muitas pessoas recorrem ao uso de água quente. Como se fosse uma esterilizando do material. No entanto, essa prática não é recomendável porque pode causar deformação no material.

Isso porque a água, quando em alta temperatura, consegue modificar a estrutura metálica do aparelho, o que pode comprometer todo o tratamento ortodôntico. Portanto, recorra a limpeza com água em temperatura ambiente. 

Esses foram alguns cuidados com o aparelho móvel. Outra dica fundamental é sempre visitar o dentista para realizar as consultas de manutenção do aparelho. Por meio da análise do especialista, vai ser possível avaliar como tem sido a adaptação do uso desse aparelho e se os objetivos do tratamento ortodôntico foram alcançados.

Quer ficar por dentro de mais novidades? Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todos os conteúdos que publicamos. Estamos no FacebookInstagramYoutube e LinkedIn!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.