5 cuidados após realizar um tratamento de canal dentário
O tratamento de canal dentário consiste em um procedimento no qual é realizada a remoção do tecido pulpar. O tratamento é recomendado quando a polpa está danificada, morta ou infectada. Na maioria dos casos, pacientes tiveram uma fratura, um trauma ou uma cárie profunda.
É necessário ressaltar que diversas pessoas têm receio em fazer o procedimento porque não o conhecem, mas ele é imprescindível para a restaurar diversas funções dos dentes, especialmente quando o paciente não consegue realizar o processo mastigatório.
Ao fazer um tratamento de canal, é preciso ficar atento aos cuidados para que não existam maiores contratempos. Continue a leitura para saber sobre 5 cuidados que devem ser tomados.
1. Fazer uma higiene bucal adequada
A higiene bucal não pode ser deixada de lado após realizar o tratamento de canal. É fundamental manter uma rotina de escovação. A escova deve ser passada com cuidado no local em que foi feita a intervenção clínica. Esse cuidado evita que restos de alimentos fiquem nos dentes e ocasionem uma infecção.
2. Evitar o consumo de alimentos duros
É fundamental evitar o consumo de alimentos mais duros no local que foi feito o canal, especialmente durante as primeiras semanas. O dente tratado precisa ficar em repouso para que não ocorram possíveis fraturas ou exposição da restauração. Esse cuidado é simples e faz muita diferença no resultado final.
3. Fazer repouso
Após o tratamento dentário, é necessário ficar de repouso, pelo menos, na primeira semana. Dessa forma, é preciso evitar a realização de atividades físicas ou de qualquer outro exercício que force os músculos, já que pode acontecer algum imprevisto que pode afetar sua recuperação.
4. Visitar o dentista
Outro cuidado que não pode ser deixado de lado é a visita regular ao dentista. O profissional precisa acompanhar a situação de perto, ou seja, ele deve avaliar a cirurgia para certificar que tudo aconteceu como previsto, além de ajudar a manter uma rotina de cuidados mais eficiente.
5. Usar a medicação
Em algumas situações, o especialista pode prescrever uma medicação ao paciente, como anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor. Caso aconteça com você, é fundamental tomar corretamente a dosagem dos remédios prescritos, para que seja evitada qualquer tipo de infecção no local, além de facilitar o processo de regeneração no local.
O uso correto da medicação contribui na recuperação e diversos problemas são evitados. Entenda que não é satisfatório realizar um canal e, logo em seguida, apresentar uma infecção na região. Desse modo, os cuidados são essenciais para uma boa recuperação.
Portanto, o tratamento de canal dentário é essencial para que o seu dente seja preservado. Para isso, é fundamental visitar o dentista regularmente e realizar os exames rotineiros para evitar o surgimento de problemas mais sérios. Não se esqueça da importância e da necessidade de realizar uma boa higiene bucal, já que ela evita diversos problemas, como o surgimento de cáries.
Para manter a saúde bucal após o procedimento, é preciso que todos os cuidados mencionados sejam realizados. Gostou do post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de outros assuntos importantes, estamos no Instagram e Facebook!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”