Agende sua avaliação

Sente dor após a manutenção do aparelho? Veja 9 dicas para aliviar

Tempo de leitura 6 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

Usar aparelho ortodôntico é uma maneira eficaz de conseguir um sorriso bonito e alinhado. Porém, quem faz esse tipo de tratamento já deve ter notado o surgimento de dor após a manutenção do aparelho. É um incômodo que afeta desde os hábitos alimentares até o humor do paciente.

Ao passar por essa situação, é importante saber que existem algumas estratégias capazes de ajudar a lidar com o problema. Saber o que fazer e, especialmente, o que não fazer nesse período pode fazer muita diferença no seu bem-estar.

Acompanhe este texto e conheça 9 dicas para aliviar a dor após a manutenção do aparelho, além de outras informações sobre o assunto!

É normal sentir dor após a manutenção do aparelho ortodôntico?

A dor que surge após fazer manutenção no aparelho é bastante comum e diz respeito às forças aplicadas na raiz dos dentes, necessárias para a movimentação ortodôntica. Isso acontece porque as células ósseas e as que fazem parte do tecido que circunda os dentes sentem a pressão feita pelo aparelho.

Além disso, há a diminuição do fluxo sanguíneo na região quando as fibras nervosas ficam comprimidas. Então, toda essa dinâmica leva a uma reação inflamatória e acompanhada por dor.

É interessante destacar, no entanto, que, como a dor é subjetiva e depende da reação de cada organismo, algumas pessoas sentem um desconforto mais intenso do que outras. Outro detalhe importante é que o material do aparelho ortodôntico pode influenciar nesse aspecto, por agir com mais ou menos força sobre os dentes.

Quais são as dicas para aliviar o problema?

Confira agora algumas dicas que vão ajudar a diminuir a dor após a manutenção do aparelho!

1. Evite ingerir alimentos sólidos

Esse tipo de cuidado ajuda a reduzir bastante o desconforto provocado pelo aparelho. Afinal de contas, o consumo de alimentos sólidos pode exigir ainda mais dos dentes por meio do processo de mastigação.

Logo, tente evitá-los por pelo menos 48 horas após a manutenção do aparelho. Isso reduz os efeitos do inchaço da inflamação. Enquanto isso, você pode optar por alimentos líquidos ou pastosos. Vale a pena experimentar tomar sopas, caldos, sucos e vitaminas.

2. Faça uma escovação suave

Também é essencial ter cuidado em relação à escovação dental. Esse processo deve ser suave, evitando danos à região bucal. É preciso utilizar uma escova de cerdas macias e ter atenção ao uso da escova interdental e do fio dental. Fazer uma boa higienização evita o acúmulo de placa bacteriana, que pode trazer outros problemas para a boca.

3. Use compressas de gelo

O gelo é geralmente utilizado para amenizar sintomas de processos inflamatórios. No caso de dor após a manutenção do aparelho, ele também é recomendado. Por isso, prepare alguns saquinhos de gelo e aplique na região da boca de 2 a 3 vezes ao dia.

É importante que o gelo seja envolvido em um saco plástico e em um pano bem limpo para que ele não tenha contato direto com a pele. Realizar 3 minutos de compressa sobre a região já garante um alívio da dor satisfatório.

4. Fique em repouso

Após a manutenção do aparelho, não é recomendado que sejam realizadas atividades físicas estafantes, como fazer um treino muito intenso na academia ou correr uma maratona. Uma atividade desse tipo pode prejudicar o processo de recuperação inflamatória na boca. Assim sendo, tente ficar em repouso físico, realizando poucas tarefas e evitando grandes esforços.

5. Use cera ortodôntica

Se a dor é causada pelo atrito da estrutura metálica do aparelho com a área interna da boca, uma boa dica é utilizar cera ortodôntica. Esse material é feito justamente para ajudar a diminuir o desconforto durante a fase de adaptação do dispositivo e quando um bráquete ou fio metálico começa a machucar.

O uso é bem simples, basta pegar um pedacinho da cera e aplicar sobre a peça do aparelho que está causando o incômodo. Desse jeito, você consegue aliviar a dor e evitar machucados.

6. Use analgésicos conforme recomendação do dentista

Você pode recorrer a analgésicos para se livrar da dor da manutenção do aparelho. Contudo, é fundamental seguir as orientações do seu dentista para não tomar uma dose excessiva. Como esse tipo de dor deve durar por apenas alguns dias, o ideal é procurar o especialista novamente, caso ela se prolongue além do normal.

7. Tome chá de camomila

O chá de camomila é uma ótima solução caseira para combater inflamação na gengiva e dor de dente. Por isso, esta é mais uma ideia do que você pode fazer, nos primeiros dias após a manutenção do aparelho, para lidar com o desconforto causado por esse procedimento.

8. Utilize enxaguante bucal analgésico

Existem enxaguantes bucais com ação analgésica e anti-inflamatória que podem ser usados para diminuir a dor. Assim, a dica é pedir que o dentista indique uma opção disponível no mercado e oriente com que frequência deve ser utilizado nessa situação.

9. Converse com o dentista

Embora seja normal sentir dor devido à manutenção, é importante que você não deixe de conversar com seu dentista sobre isso. Assim, o profissional pode passar algumas orientações, recomendar medicamentos adequados para aliviar o problema e até verificar se o desconforto que você sente na boca é mesmo causado por esse processo ou se pode ter outro motivo.

Quais hábitos podem piorar a dor após a manutenção do aparelho?

Uma das estratégias para diminuir o desconforto que vem com a manutenção do aparelho certamente precisa ser saber o que não se deve fazer nesse período. Aqui, confira alguns hábitos que é melhor evitar:

  • comer alimentos e bebidas ácidos, pois podem irritar a boca e piorar possíveis machucados;
  • comer alimentos duros, como frutas secas, e pegajosos, como balas e outros doces;
  • utilizar escova de dente com cerdas duras, que podem machucar a boca, causando mais dor;
  • mastigar tampa de caneta e roer unhas.

Essas foram algumas dicas de como aliviar a dor após a manutenção do aparelho. Por fim, saiba que é importante sempre informar o seu dentista sobre os sintomas ou sinais desagradáveis que aparecerem durante o tratamento. Assim, o profissional consegue verificar a situação e intervir no caso de ser algo mais sério.

E aí, como tem sido para você utilizar aparelho ortodôntico? Deixe o seu comentário neste post!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.