Agende sua avaliação

Como é feita a remoção da placa bacteriana dos dentes?

Tempo de leitura 6 min

Você já ouviu falar sobre a placa bacteriana? Esse é um problema relativamente comum e muito falado, que pode acometer pessoas de todas as idades, etnias e gêneros. Por isso, é bem importante entender sobre o assunto para que ele possa ser prevenido.

Quando não removida, essa placa pode evoluir para questões graves, gerando complicações que vão desde a dor de dente até o surgimento de problemas em áreas como o coração e os rins.

Ou seja: que tal entender mais sobre a questão, saber como evitá-la e entender como é feita a remoção da placa bacteriana? Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas agora mesmo!

O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana é uma película viscosa e incolor que se forma continuamente nos dentes. Ela é composta principalmente por bactérias, saliva, resíduos alimentares e produtos derivados da atividade bacteriana.

Ou seja: de forma geral, a placa nada mais é do que o acúmulo de resíduos e bactérias na superfície dos dentes, o que cria uma espécie de “parede” entre a estrutura dentária e a cavidade oral. Aos poucos, ela pode gerar problemas.

Como ela se forma?

Quando os restos de alimentos não são removidos adequadamente da superfície dos dentes, as bactérias presentes na boca começam a se multiplicar e a aderir aos dentes, formando a placa.

Com o tempo, se ela não for removida por meio da escovação e do uso do fio dental, ela pode se calcificar e transformar-se em tártaro ou cálculo dental. Essa é uma das principais causas de cárie dentária e doenças gengivais, como a gengivite.

Portanto, a remoção regular da placa bacteriana por meio de uma boa higiene bucal é essencial para manter a saúde dos dentes e das gengivas, prevenindo problemas bucais.

Quais são as consequências de não tratar a placa bacteriana bucal?

Não tratar a placa bacteriana bucal pode levar a uma série de consequências prejudiciais para a saúde. Algumas das principais consequências incluem:

  • cárie;
  • gengivite e/ou periodontite;
  • mau hálito;
  • tártaro;
  • infecções na boca;
  • perda de dentes;
  • infecções sistêmicas, por meio da migração das bactérias da boca para a corrente sanguínea. Dentre elas, podemos citar os problemas no coração e nos rins, mencionados no começo de nossa conversa.

Como evitar a formação da placa bacteriana?

Evitar a formação da placa bacteriana envolve a adoção de práticas de higiene bucal adequadas e a manutenção de hábitos saudáveis. Aqui estão algumas dicas para ajudar a prevenir a formação desse problema.

Escove os dentes

Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, de preferência de manhã e antes de dormir. Para isso, use uma escova de dentes com cerdas macias e faça movimentos suaves na hora da escovação.

Passe o o fio dental

O fio dental é essencial para remover a placa bacteriana entre os dentes e abaixo da linha da gengiva. Use todos os dias!

Use um enxaguante bucal

O uso de um enxaguante bucal pode ajudar a reduzir a quantidade de bactérias na boca. No entanto, é importante ressaltar que o enxaguante não substitui a escovação e o uso do fio dental.

Escove a língua

A placa bacteriana também pode se acumular na língua. Escovar a língua suavemente pode ajudar a remover as bactérias que contribuem para o mau hálito.

Evite alimentos ricos em açúcar

Reduza o consumo de alimentos ricos em açúcares e amidos, pois esses nutrientes fornecem substrato para as bactérias que causam a placa bacteriana. Opte por uma dieta equilibrada e rica em frutas e vegetais em geral.

Capriche na hidratação

Beba bastante água para estimular a produção de saliva, que ajuda a neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias e a manter a boca mais limpa.

Não fume

O tabagismo está associado a problemas bucais, incluindo o aumento do risco de doenças gengivais. Parar de fumar pode melhorar significativamente a saúde bucal.

Como é feita a remoção da placa bacteriana?

A remoção da placa bacteriana requer práticas de higiene bucal adequadas e, em alguns casos, intervenção profissional. Aqui estão alguns procedimentos e práticas comuns para remover a placa bacteriana:

  • limpeza profissional, no qual o dentista remove a placa bacteriana e o tártaro usando instrumentos especializados, como raspadores e ultrassom;
  • raspagem de tártaro;
  • polimento dentário;
  • tratamento periodontal, se a placa bacteriana evolui para gengivite ou periodontite.

É importante notar que a remoção eficaz da placa bacteriana requer uma abordagem abrangente que inclui tanto a higiene bucal diária em casa quanto visitas regulares ao dentista. A prevenção é a chave para evitar problemas bucais!

Como a OdontoCompany pode ajudar?

A OdontoCompany é uma rede de clínicas odontológicas que oferece uma variedade de serviços para cuidados bucais. Nossas clínicas podem ajudar de várias maneiras. Confira as principais!

Consultas odontológicas

Profissionais da OdontoCompany podem fornecer consultas odontológicas abrangentes para avaliar a saúde bucal, identificar problemas precoces e oferecer orientações sobre cuidados em casa.

Limpeza profissional

As clínicas OdontoCompany oferecem serviços de limpeza profissional, nos quais os profissionais removem a placa bacteriana e o tártaro dos dentes, promovendo uma boa saúde bucal.

Tratamento de doenças gengivais

Se houver sinais de gengivite ou periodontite, os dentistas da OdontoCompany podem fornecer tratamentos especializados para controlar e reverter essas condições.

Tratamento de canal

Em casos avançados de cárie, pode ser necessário realizar um tratamento de canal. A especialidade responsável é a endodontia e não se preocupe: por aqui, tudo é feito com humanização e responsabilidade, sempre respeitando seus limites e de forma completamente indolor.

Procedimentos restauradores

A OdontoCompany oferece procedimentos restauradores, como obturações e restaurações dentárias, para tratar cáries e restaurar a integridade dos dentes.

Estética dental

A OdontoCompany pode fornecer serviços estéticos, como clareamento dental e facetas, para melhorar a aparência dos dentes e do sorriso, caso ocorra perda dental.

Implantodontia

Outro tipo de tratamento feito em casos de perdas dentárias é a colocação de implantes. Todo esse procedimento pode ser tranquilamente realizado nas instalações da OdontoCompany.

Gostou de saber mais sobre a remoção da placa bacteriana? Ainda que esse não seja um assunto muito animador, a informação é o melhor caminho para que você possa prevenir esse tipo de problema e garantir um sorriso muito mais saudável!

Aproveite para conhecer mais sobre o tratamento de periodontia, um dos procedimentos disponíveis aqui na OdontoCompany. Não se esqueça: você pode contar com a gente!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.