Qual a relação entre tensão na mandíbula e ansiedade?
A tensão na mandíbula causada pela ansiedade é um problema muito frequente na população, tanto adulta quanto pediátrica, proporcionando prejuízos à aparência, ao sono e no custo financeiro dos tratamentos.
Isso acontece porque o indivíduo “transfere a ansiedade” para a arcada dentária, pressionando-a durante o sono, principalmente, o que impacta na qualidade de vida e no controle emocional.
Por isso, se você tem ou conhece alguém com tensão na mandíbula em decorrência da ansiedade, fique por aqui e aprenda mais sobre isso!
Afinal, o que é ansiedade?
Trata-se de um conjunto de sintomas físicos e emocionais desencadeados pelo organismo em virtude de um perigo iminente. Isso significa que o organismo nos prepara para um eventual problema, potencialmente perigoso, que até então era considerado algo normal.
Assim, as situações que o organismo desenvolve esses sintomas de forma exagerada e irracional, podemos classificá-las como ansiedade patológica, ou seja, aquela que já se tornou uma doença.
As causas da ansiedade patológica variam e vão desde pressões sociais e profissionais, até maior probabilidade por conta de questões genéticas. Alguns medicamentos também podem causar sintomas relacionados à ansiedade, como falta de ar, taquicardia, entre outros.
Quais são os sintomas da ansiedade patológica?
Existem diversos sintomas que não são específicos para o diagnóstico, mas fortemente relacionados. A sintomatologia dependerá da predisposição e do perfil clínico e medicamentoso do indivíduo.
Em geral, as pessoas sentem falta de ar constantemente, sem causa biológica adjacente (asma, bronquite, insuficiência cardíaca etc.), roem unhas ao se sentirem ameaçadas, apresentam dores de cabeça frequentes, aumento ou falta de apetite, entre outros.
Ainda, ficam extremamente nervosas, sem paciência, com falta ou excesso de sono e, quando não procuram um especialista no assunto, tratam diversos problemas clínicos sem sucesso.
Como relacionar a tensão na mandíbula e a ansiedade?
Um dos sintomas da ansiedade é a tensão na mandíbula, devido à pressão da arcada dentária durante o sono, quando as pessoas relatam fortes dores ao acordarem e não sentem que dormiram adequadamente.
A tensão na mandíbula é o primeiro passo para o bruxismo, em adultos e crianças, e quando não tratada pode evoluir para desgaste dentário, inflamação na gengiva, problemas de articulação dentária etc.
Outro ponto importante é avaliar se a tensão na mandíbula está relacionada a algum evento/episódio que causou a ansiedade ou é um problema que já está se tornando crônico, necessitando de intervenções efetivas.
Por que é importante buscar ajuda especializada?
Assim como o diagnóstico de ansiedade, a análise da tensão na mandíbula deve ser bem conduzida para evitar novos episódios de dor ou desenvolvimento de complicações dentárias significativas.
Portanto, ao perceber dores nos dentes ao acordar, é aconselhável buscar ajuda especializada para analisar detalhadamente as causas e consequências do problema, além de comunicar o médico que está tratando a ansiedade para que juntos possam instituir uma conduta personalizada.
A relação entre tensão na mandíbula e ansiedade é algo comum nos dias de hoje. Por isso, é importante entender as causas da ansiedade, a possível duração do problema e como isso está afetando a saúde bucal, principalmente nas complicações odontológicas mais frequentes.
Ainda, cabe uma atuação interdisciplinar entre o psiquiatra e o dentista, para que trabalhem com infraestrutura adequada para diagnóstico e tratamento da tensão na mandíbula e ansiedade.
Quer saber mais sobre assuntos de saúde bucal? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”