Qual a relação entre odontologia e estética afinal?
Mais do que dentes limpos e saudáveis, um sorriso perfeito também está ligado a dentes brancos e harmoniosos. É um resultado que pode ser alcançado com a ajuda de procedimentos capazes de unir odontologia e estética. As duas áreas se complementam e trazem benefícios duradouros para a vida de pacientes.
Enquanto a odontologia está ligada a procedimentos relacionados à saúde bucal, a estética abrange procedimentos relacionados à correção de imperfeições, manchas e outras características do corpo. A odontologia estética (o ramo que nasce da união entre as duas áreas) tem por objetivo transformar o sorriso de pacientes e fazê-los resgatar a autoestima.
Quer saber mais? Preparei uma lista com os benefícios da relação entre odontologia e estética para você conferir e, quem sabe, planejar seus próximos procedimentos estéticos. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Melhora a autoestima
Uma autoestima elevada é fundamental para a vida pessoal e profissional. Quando a pessoa se sente bem consigo mesma, tudo fica mais fácil de lidar no cotidiano. O bem-estar com a própria aparência tem uma relação direta com essa sensação.
Uma das preocupações do brasileiro é com o sorriso sem cáries ou imperfeições que destacam no rosto. Nesse sentido, as práticas da odontologia estética podem ajudar no que for preciso.
A estética, por sua vez, pode amenizar alguns problemas faciais, como o desenvolvimento de rugas dinâmicas, por meio de procedimentos simples como a aplicação da toxina botulínica, que ajuda durante ou após o tratamento odontológico.
Melhora a cor dos dentes
Manchas nos dentes são causadas por diversos fatores, em especial pelo tabagismo. O primeiro passo é abandonar esse vício durante tratamentos odontológicos, caso seja necessário.
Com uma avaliação, pode-se optar por diversas opções de clareamento dentário, capazes de gerar resultados a curto, médio e longo prazo. Com a redução de manchas, é possível usufruir de um sorriso harmônico e bonito, e uma autoestima mais elevada.
Harmonização dos dentes
A harmonização facial e dentária é um procedimento requisitado pelos pacientes porque há empresas e profissionais habilitados para realizá-lo.
Por meio de alguns procedimentos, é feita a correção de assimetrias e a melhora de algumas proporções faciais. Trata-se de um exemplo da relação entre odontologia e estética em que odontólogos, dermatologistas e biomédicos atuam em etapas específicas para trazer o resultado esperado ao paciente.
Todos os procedimentos devem evidenciar a naturalidade e coloração dos dentes, prezando pela simetria com o sorriso e as bochechas. Considerando a grande procura por procedimentos estéticos na odontologia, observa-se uma preferência pela colocação de lente de contato dental, harmonização facial, aplicação de toxina botulínica, entre outros.
No entanto, é importante buscar por clínicas que garantam higienização e assepsia do ambiente, especialistas com conhecimento e experiência no assunto, que sejam simpáticos e esclarecedores.
Como vimos, há uma relação entre odontologia e estética extremamente benéfica para os pacientes. Por outro lado, antes de se propor a realizar um procedimento de odontologia estética, é fundamental escolher clínicas com credibilidade no mercado e tirar todas as dúvidas com os profissionais habilitados.
E você, tem interesse em realizar procedimentos odontológicos? Aproveite para conhecer mais sobre a Odonto Company e agende sua avaliação conosco.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”