Agende sua avaliação

Qual a diferença entre afta e herpes? Descubra!

Tempo de leitura 3 min

Apareceu uma feridinha em sua boca? Então, é bem provável que você esteja se perguntando se é possível existir alguma diferença entre afta e herpes. A resposta, já adiantamos, é sim.

Ambos podem afetar a região da boca, mas a verdade é que são problemas bem diferentes. Isso não diz respeito só à aparência, mas também às causas e possíveis tratamentos. Sendo assim, continue a leitura para saber, de uma vez por todas, quais são as diferenças entre afta e herpes labial.

O que é a afta?

Confira alguns detalhes sobre a afta e saiba quais são as suas características.

Causas

A afta nada mais é do que uma úlcera causada na mucosa bucal. Ela pode aparecer por acidentes, como mordidas ou pancadas, ou até mesmo pela ingestão de alimentos cítricos com frequência.

Outras possíveis causas são a queda na imunidade e a deficiência ou carência de algumas vitaminas e minerais, como a vitamina B12.

Sintomas e aparência

O principal sintoma da afta é a dor aguda, que pode impedir o paciente de se alimentar ou até mesmo de falar. A aparência da lesão é clássica: um pouco “afundada” (ainda que seja rasa), avermelhada nas bordas e branca no centro. É comum que mude de tamanho com o decorrer dos dias.

O que é a herpes labial?

Agora, é hora de você conhecer as características da herpes labial.

Causas

Ao contrário da afta, a herpes labial é causada por um vírus. Ele pode ser adquirido ao longo de qualquer etapa da vida e é extremamente contagioso. Quando a imunidade da pessoa infectada abaixa, as lesões podem se manifestar.

Sintomas e aparência

O sintoma mais comum da herpes labial é o surgimento de feridas, que ficam por fora dos lábios. Elas têm uma aparência de “crosta“, ao contrário da afta.

Além disso, o paciente pode sentir formigamento e dificuldade de movimentar os lábios, mas a habilidade de se alimentar não fica prejudicada.

Como é feito o tratamento de cada um dos problemas?

O tratamento da afta depende da aplicação de medicamentos para reduzir a dor e a inflamação. Normalmente, o problema vai embora em, no máximo, duas semanas. Caso isso não aconteça, é recomendado procurar um dentista.

Medicamentos tópicos também podem ser usados para tratar a lesão da herpes labial, mas o uso de antiretrovirais (remédios que diminuem a replicação de vírus) ainda é o mais usado nesses casos.

Quais são as formas de prevenir o surgimento de afta e herpes?

A forma de prevenir o surgimento da afta é evitar machucados na região da boca, assim como o exagero de consumo de cítricos. Manter a imunidade e a taxa de nutrientes em dia também é uma boa pedida.

No caso da herpes labial, a prevenção demanda o cuidado de evitar o contato com pessoas que tenham o vírus, assim como o compartilhamento de objetos. No entanto, boa parte da população já entrou em contato com esse agente, sendo difícil controlar essa questão.

Como você pôde ver, há muita diferença entre afta e herpes labial. A verdade é que as semelhanças dos dois problemas terminam na região afetada: a boca. Então, que tal agendar uma consulta e verificar o que é, afinal, a feridinha que apareceu por aí?

Aproveite e siga a OdontoCompany nas redes sociais. Você pode nos encontrar no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn. Por lá, postamos novidades e dicas para que você possa cuidar cada vez melhor do seu sorriso!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.