Qual a diferença entre afta e herpes? Descubra!
Apareceu uma feridinha em sua boca? Então, é bem provável que você esteja se perguntando se é possível existir alguma diferença entre afta e herpes. A resposta, já adiantamos, é sim.
Ambos podem afetar a região da boca, mas a verdade é que são problemas bem diferentes. Isso não diz respeito só à aparência, mas também às causas e possíveis tratamentos. Sendo assim, continue a leitura para saber, de uma vez por todas, quais são as diferenças entre afta e herpes labial.
O que é a afta?
Confira alguns detalhes sobre a afta e saiba quais são as suas características.
Causas
A afta nada mais é do que uma úlcera causada na mucosa bucal. Ela pode aparecer por acidentes, como mordidas ou pancadas, ou até mesmo pela ingestão de alimentos cítricos com frequência.
Outras possíveis causas são a queda na imunidade e a deficiência ou carência de algumas vitaminas e minerais, como a vitamina B12.
Sintomas e aparência
O principal sintoma da afta é a dor aguda, que pode impedir o paciente de se alimentar ou até mesmo de falar. A aparência da lesão é clássica: um pouco “afundada” (ainda que seja rasa), avermelhada nas bordas e branca no centro. É comum que mude de tamanho com o decorrer dos dias.
O que é a herpes labial?
Agora, é hora de você conhecer as características da herpes labial.
Causas
Ao contrário da afta, a herpes labial é causada por um vírus. Ele pode ser adquirido ao longo de qualquer etapa da vida e é extremamente contagioso. Quando a imunidade da pessoa infectada abaixa, as lesões podem se manifestar.
Sintomas e aparência
O sintoma mais comum da herpes labial é o surgimento de feridas, que ficam por fora dos lábios. Elas têm uma aparência de “crosta“, ao contrário da afta.
Além disso, o paciente pode sentir formigamento e dificuldade de movimentar os lábios, mas a habilidade de se alimentar não fica prejudicada.
Como é feito o tratamento de cada um dos problemas?
O tratamento da afta depende da aplicação de medicamentos para reduzir a dor e a inflamação. Normalmente, o problema vai embora em, no máximo, duas semanas. Caso isso não aconteça, é recomendado procurar um dentista.
Medicamentos tópicos também podem ser usados para tratar a lesão da herpes labial, mas o uso de antiretrovirais (remédios que diminuem a replicação de vírus) ainda é o mais usado nesses casos.
Quais são as formas de prevenir o surgimento de afta e herpes?
A forma de prevenir o surgimento da afta é evitar machucados na região da boca, assim como o exagero de consumo de cítricos. Manter a imunidade e a taxa de nutrientes em dia também é uma boa pedida.
No caso da herpes labial, a prevenção demanda o cuidado de evitar o contato com pessoas que tenham o vírus, assim como o compartilhamento de objetos. No entanto, boa parte da população já entrou em contato com esse agente, sendo difícil controlar essa questão.
Como você pôde ver, há muita diferença entre afta e herpes labial. A verdade é que as semelhanças dos dois problemas terminam na região afetada: a boca. Então, que tal agendar uma consulta e verificar o que é, afinal, a feridinha que apareceu por aí?
Aproveite e siga a OdontoCompany nas redes sociais. Você pode nos encontrar no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn. Por lá, postamos novidades e dicas para que você possa cuidar cada vez melhor do seu sorriso!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”