Por que a documentação ortodôntica é importante?

Tempo de leitura 5 min

A maioria das pessoas está preocupada com a beleza dos dentes. Mas para esbanjar um sorriso harmônico nas fotos e na vida real, é necessário seguir hábitos de higiene, ter atitudes preventivas e tratar os eventuais problemas odontológicos.

Para tanto, o primeiro passo, geralmente, consiste em providenciar a documentação ortodôntica solicitada na consulta com o especialista, o que levará a um tratamento de acordo com a necessidade e expectativa do paciente.

Assim, é preciso identificar quais são os problemas orais para se chegar à solução mais viável. Neste post, conheça a importância da documentação ortodôntica, do que se trata, como ela é feita e para que serve. Confira!

O que é a documentação ortodôntica?

Em resumo, trata-se do conjunto de exames, geralmente de imagem, que ajuda o profissional a diagnosticar algum problema, a fim de que ele possa estudar quais os tratamentos adequados ao paciente.

A documentação é solicitada, em um primeiro momento, para que seja definida a linha de atuação a ser seguida pelo dentista. Bastante útil, ela é sempre consultada ao longo do processo, também com a finalidade de verificar a evolução do tratamento.

Como a documentação ortodôntica é feita?

Em geral, os dentistas requisitam fotografias intra e extra-orais, modelos de gesso e radiografias, principalmente quando existe a possibilidade do uso de aparelho ortodôntico. Logo, é necessário que o paciente colabore para que as imagens e moldes possam, de fato, ajudar a identificar sua condição pelo profissional.

Entenda que é desnecessário se preocupar com dor durante os procedimentos, uma vez que não a causam, ainda que a moldagem e as fotos intra-orais possam ser desconfortáveis. Além disso, os resultados do mapeamento oral não demoram a ficar prontos, o que torna o processo ágil.

Qual a importância da documentação ortodôntica?

Como já mostrado, os exames de imagem, radiografias, fotografias, medições, gráficos e modelos são registros fundamentais para realizar um tratamento ortodôntico adequado. Ainda, com essa documentação, o ortodontista consegue fazer um verdadeiro mapeamento de eventuais problemas e aspectos individuais.

Isso porque, no decorrer do processo, as estruturas orofaciais do paciente serão movimentadas e, para que o tratamento seja assertivo, é preciso planejamento detalhado da sua condição, além da verificação de aspectos e complicações em locais onde não se pode enxergar com facilidade.

Quais as expectativas a partir da documentação ortodôntica?

A documentação ajuda o profissional a identificar cáries escondidas entre os dentes, perda óssea, fratura dentária, maloclusão, entre outras disfunções na boca. Além disso, sem os exames, não é possível encontrar a resolução ideal e a definição do tratamento adequado, ou seja, são eles que jogam luz nas disfunções que prejudicam a estética oral.

Powered by Rock Convert

Quais são as vantagens em ter a documentação ortodôntica?

Com toda tecnologia disponível em um exame ortodôntico, a garantia da assertividade de um diagnóstico mais elaborado é bem maior do que a sua ausência. Logo, esse conjunto, representado por radiografia e tomografias, permite a avaliação de assimetrias ou de outras alterações ósseas do paciente.

Para entender as vantagens dessa prática, confira alguns benefícios promovidos pelos exames:

  • é possível analisar as estruturas anatômicas com clareza em várias imagens;
  • utiliza-se de uma tecnologia de ponta para proporcionar mais conforto e segurança ao paciente;
  • garante maior objetividade para indicar um tratamento dentário mais adequado à estrutura óssea do paciente.

Agora, conheça um pouco melhor os benefícios gerados com o conjunto de exames da documentação ortodôntica.

Mapeamento de possíveis riscos ortodônticos do paciente

Com um diagnóstico completo e individualizado é necessário criar um plano de ação que seja benéfico para o paciente. Portanto, antes de executar uma cirurgia ou iniciar um tratamento dentário, a exigência de exames permite que sejam identificados possíveis riscos. Logo, os investimentos nos diagnósticos são muito importantes para a tomada de medidas cautelosas.

Tratamentos mais eficazes

Apesar do processo de alguns tratamentos ortodônticos levarem tempo para chegar a um bom resultado, os registros do início e da conclusão permitem a comparação da evolução do procedimento. Isso significa que o dentista pode apresentar quais pontos foram melhorados e, ainda, evitar possíveis conflitos entre o paciente e o ortodontista, deixando-os mais confiáveis.

Maior saúde bucal

O pedido de uma série de exames dentais pode até assustar as pessoas que não têm conhecimento e não entendem a sua finalidade. Mas a documentação ortodôntica permite que o dentista promova maior saúde bucal para o seu paciente. Além disso, é por meio dela que o profissional terá maior segurança para desenvolver o seu trabalho com eficiência e qualidade.

Melhorias na estética

Para quem pensa em usar aparelho dental, mas tem receio de colocar por durar muito tempo, não se preocupe! O seu dentista tratará de providenciar a melhor técnica, que seja adequada para o seu tratamento e que faça sentido para a sua realidade. Além disso, independente do tempo, o profissional buscará o resultado estético que o paciente esperava para atingir o sorriso perfeito!

Rapidez nos processos

Atualmente, diante dos artefatos da tecnologia a favor da ortodontia, todos os processos se tornaram mais ágeis. Por isso, um conjunto de exames mais moderno é capaz de chegar aos resultados com mais rapidez, economizando tempo ao realizar disgnósticos, minimizando o gasto de material e, por muitas vezes, reduzindo o deslocamento do paciente até o centro especializado.

Aliás, todo o planejamento do ortodontista é facilitado por imagens nítidas e fidedignas. Assim, tanto o dentista quanto o paciente ganham vantagens em ter a documentação ortodôntica.

Por fim, é necessário que o profissional conheça muito bem as suas expectativas em relação aos resultados do tratamento odontológico para que sua satisfação seja alcançada. Logo, a análise da documentação ortodôntica serve como base para o início de uma relação honesta entre paciente e dentista. Dessa forma, é possível conquistar o sorriso dos sonhos.

Gostou do artigo? Então, para ficar em dia com a sua saúde bucal e ler mais posts informativos como esse, siga a OdontoCompany nas redes sociais — Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Preciso de dentaduras

  2. Preciso de dentadura

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.