Ortodontia

Por que a documentação ortodôntica é importante?

novembro 16, 2018
Tempo de leitura 3 min

A maioria das pessoas está preocupada com a beleza dos dentes. Para esbanjar um sorriso harmônico nas fotos e na vida real, é necessário seguir hábitos de higiene, ter atitudes preventivas e tratar os eventuais problemas odontológicos. Neste último caso, o primeiro passo, geralmente, consiste em providenciar a documentação ortodôntica solicitada na consulta com o especialista.

Assim, é preciso antes identificar quais são os problemas orais para se chegar à solução mais viável. Neste texto, explicamos qual é a importância da documentação ortodôntica, ressaltando o que é, como é feita e para que serve. Leia agora mesmo! 

O que é a documentação ortodôntica?

Documentação ortodôntica é, em resumo, o conjunto de exames, geralmente de imagem, que ajudam o profissional a diagnosticar o problema, a fim de que ele possa estudar quais os tratamentos adequados ao paciente.

Por isso, ele deve pedir-lhe a documentação em um primeiro momento, para que defina a linha de atuação que adotará para tratar de você. Bastante útil, a documentação é sempre consultada ao longo do processo, também com a finalidade de verificar a evolução do tratamento.

Como a documentação ortodôntica é feita?

Em geral, os dentistas requisitam fotografias intra e extra-orais, modelos de gesso e radiografias, principalmente quando existe a possibilidade de usar aparelho ortodôntico. Procure colaborar para que as imagens e moldes possam, de fato, ajudar a identificar sua condição pelo profissional.

É desnecessário preocupar-se com dor durante os procedimentos, uma vez que não a causam, ainda que a moldagem e as fotos intra-orais possam ser desconfortáveis. Além disso, os resultados do mapeamento oral não demoram a ficar prontos, o que torna o processo ágil.

Qual a importância da documentação ortodôntica? 

Como você viu, os exames de imagem, radiografias, fotografias, medições, gráficos e modelos são registros fundamentais para realizar um tratamento ortodôntico adequado. Com essa documentação, o ortodontista consegue fazer um verdadeiro mapeamento de eventuais problemas e aspectos individuais.

Isso, porque no decorrer do processo, as estruturas orofaciais do paciente serão movimentadas e, para que o tratamento seja assertivo, é preciso planejamento detalhado da sua condição, além da verificação de aspectos e complicações onde não se pode enxergar com facilidade. 

Quais as expectativas a partir da documentação ortodôntica?

O procedimento ajuda o profissional a identificar se você tem cáries escondidas entre os dentes, perda óssea, fratura dentária, maloclusão entre outras disfunções na boca. Sem esses exames, não é possível encontrar a resolução ideal e a definição do tratamento adequado, ou seja, são eles que jogam luz nas disfunções que prejudicam a estética oral.

É necessário que o ortodontista possa conhecer muito bem as suas expectativas em relação aos resultados do tratamento odontológico, para que sua satisfação seja alcançada. Para isso, a análise da documentação ortodôntica serve como base para o início de uma relação honesta entre você e o profissional escolhido. Dessa forma, é possível que você conquiste o sorriso dos seus sonhos.

Gostou do artigo? Para ficar em dia com a sua saúde bucal e ler mais posts informativos como este, siga-nos nas nas nossas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário