Parcial prótese dentária fixa: quando é uma solução?
As pessoas podem perder o dente por diversas situações, como trauma, envelhecimento, acidente, entre outras. Assim, é válido contar com uma importante solução, a parcial prótese dentária fixa. Isso evita problemas na autoestima, contribui para a saúde bucal e para a realização do processo mastigatório.
Nesse sentido, é necessário ressaltar que a prótese é um dos métodos mais utilizados, já que ela consegue garantir uma melhor qualidade de vida. Para que seja feito o tratamento mais eficiente, é fundamental contar com um especialista para que o procedimento seja realizado de forma correta e tenha bom resultado. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é e como funciona uma prótese parcial fixa?
A prótese parcial fixa consiste em uma estrutura utilizada para a reabilitação de espaços sem dentes que não sejam longos. Ela é inserida sobre os dentes saudáveis adjacentes, que precisam ser desgastados para receber a prótese.
Logo, trata-se da restauração total ou parcial da coroa do dente. Diversos pacientes precisam passar por um tratamento de canal, com isso, os dentes ficam mais frágeis por causa da perda da estrutura dental.
O pino intracanal inserido pelo profissional durante o tratamento fica dentro da raiz dos dentes e serve para oferecer mais sustentação para a parte protética. Dessa forma, ao ter a prótese fixada, o paciente consegue falar, sorrir e mastigar normalmente. A prótese é considerada fixa, pois não é possível removê-la.
Quando a prótese parcial fixa é uma solução?
A prótese fixa é uma importante solução para os indivíduos que perderam um ou mais dentes. É preciso ressaltar que só não é indicada para as pessoas que apresentam doenças periodontais e uma estrutura óssea frágil. Mas ao buscar um tratamento odontológico especializado, o problema pode ser solucionado.
Saiba que as seguintes situações podem levar à perda de um dente e à necessidade de uma prótese:
- má escovação;
- acúmulo de placa bacteriana;
- evolução de cáries;
- doenças na gengiva;
- traumas.
Quais os benefícios?
Existem diversas razões para utilizar a prótese parcial fixa, uma vez que a falta de um dente pode afetar consideravelmente a qualidade de vida e a estética do sorriso. A seguir, veja os principais benefícios de usar a estrutura!
Estética
Uma das maiores vantagens da utilização da prótese dentária parcial fixa é a melhora na estética dos dentes. Ela é capaz de oferecer a beleza bucal ao paciente, já que os dentes ficarão na posição correta.
Segurança
Com a prótese fixa móvel, a pessoa se sente mais segura para conversar, sorrir e mastigar. Dessa forma, não será necessário ficar colocando a mão na boca para esconder um dente perdido. Ainda, com a prótese, não há motivos para ficar com receio de sair de casa para realizar atividades.
Conforto
É válido ressaltar, a respeito do conforto proporcionado pela prótese, além de recuperar o ânimo, ela permite que o processo mastigatório seja realizado sem dor. Assim, a sua gengiva fica protegida e você consegue comer alimentos mais consistentes.
Portanto, a parcial prótese dentária fixa é uma importante solução para a saúde bucal. Mas para realizar o tratamento de forma eficiente e sem maiores adversidades, é preciso contar com uma clínica especializada, como a OdontoCompany. Isso porque, ela tem os melhores profissionais do mercado. Ao inserir uma prótese, é fundamental seguir as recomendações relacionadas à manutenção, como uma boa escovação, uso de fio dental, consumo de alimentos etc.
Gostou do post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber a respeito do procedimento!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”