Ortodontia

O que caracteriza dentes sensíveis? Conheça as formas de tratamento!

dezembro 17, 2018
Tempo de leitura 3 min

A presença de dentes sensíveis é uma condição mais comum do que se pensa. Fatores como o desgaste do esmalte dentário podem levar ao surgimento do problema que causa bastante incômodo, sobretudo durante o consumo de alimentos gelados.

A boa notícia é que esse distúrbio tem tratamento e existem maneiras de evitar o seu aparecimento ou retorno da condição. Neste artigo, vamos te mostrar quais são os sintomas característicos, as causas mais comuns e como cuidar desse problema. Boa leitura!

O que são dentes sensíveis?

A sensibilidade dentária é uma condição que ocorre quando há a exposição da superfície da dentina, uma camada mais interior dos dentes que é protegida da ação de fatores externos pelo esmalte dentário.

Quando ocorre o desgaste dessa estrutura protetora, a dentina fica exposta, causando os sintomas de desconforto e dor.

O sintoma mais comum dos dentes sensíveis é a sensação incômoda e, às vezes dolorida, ao consumir alimentos muito quentes, frios ou ácidos. Em alguns casos, o simples ato de respirar ar frio pode levar à sensibilidade sentida.

Quais são suas principais causas?

Existem diversas causas possíveis para o surgimento da hipersensibilidade dentinária, nome técnico da condição. A principal delas é o desgaste do esmalte dentário, também conhecido como erosão dentária.

O esmalte dentário é uma camada que protege as estruturas internas do dente, sobretudo a dentina que recobre a polpa do dente.

O desgaste excessivo dessa estrutura pode levar à exposição dessa área, o que causa a sensação de sensibilidade — além da possibilidade do surgimento de outras condições mais graves.

Diversos fatores podem ocasionar esse processo, como o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas e uma escovação muito forte e abrasiva.

A presença de outras doenças, como bulimia e refluxo gastroesofágico, também podem levar ao quadro.

Muitas vezes a presença desse desgaste é identifica pela descoloração dos dentes e o próprio surgimento da sensibilidade dentária.

Outras causas incluem:

Como tratar e prevenir o surgimento de sensibilidade nos dentes?

A boa notícia para quem sofre com esse problema é que dentes sensíveis têm cura e podem ser evitados a partir de simples ações. Confira:

1. Escolha uma escova adequada

Escovas muito duras podem causar uma limpeza muito forte e abrasiva, levando ao desgaste dentário que causa a sensibilidade. É fundamental optar por escovas mais macias e seguir as recomendações do dentista de higiene bucal.

2. Evite o consumo de alimentos e bebidas ácidos

Alimentos e bebidas ácidos podem levar ao surgimento ou agravamento da condição. Moderar o consumo é uma excelente maneira de evitar a erosão dentária e reduzir os seus efeitos.

3. Busque ajuda de um dentista

Somente um odontologista poderá identificar as causas para o surgimento de dentes sensíveis e o principal tratamento, que pode incluir a resolução de outras doenças relacionadas ao problema, como nos casos de retração gengival e doenças periodontais.

É muito importante também manter o acompanhamento periódico com o profissional para evitar o retorno do problema, além de seguir corretamento todas as recomendações passadas.

Assim, é possível ter um sorriso mais bonito, saudável e livre do desconforto causado pelos dentes sensíveis.

E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário com suas dúvidas e impressões sobre o assunto!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário