Maxilar deslocado: o que fazer? Veja aqui
Poucas coisas são tão desconfortáveis quanto a sensação de um maxilar deslocado. Esse é um problema comum e que traz sintomas bem claros, exigindo intervenção rápida para que ele seja resolvido.
Mas, afinal, o que pode fazer com que o maxilar “saia do lugar”? Não há uma resposta única para essa pergunta. Por isso, é importante que você conheça as principais causas para o problema e saiba como lidar com ele.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo com informações que poderão ajudá-lo a entender mais sobre essa situação. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o maxilar?
É um conjunto de estruturas que fornece sustentação para os dentes e, ao mesmo tempo, permite que a movimentação da boca seja feita. Ele é composto por duas partes, a maxila e a mandíbula, além de uma importante articulação chamada de ATM (articulação temporomandibular).
O que causa um maxilar deslocado?
O maxilar pode ser considerado deslocado quando há um desencaixe da articulação temporomandibular. Vários fatores podem fazer com que isso aconteça. O trauma é um dos mais comuns.
Traumas são lesões mecânicas fortemente infligidas sobre uma região do corpo. Uma batida, uma pancada, uma queda e outros podem ser considerados como eventos traumáticos para o maxilar.
No entanto, atos de mastigação, de abrir a boca de forma muito ampla (para bocejar, por exemplo) e até mesmo de falar podem fazer com que tenhamos um deslocamento na região. Isso, é claro, pode ou não estar relacionado com problemas prévios na ATM.
Quais são os sintomas do problema?
Os principais sintomas do maxilar deslocado são:
- dor na região, especialmente ao tentar abrir a boca ou falar;
- dificuldade para mastigar;
- dificuldade para falar e engolir;
- inchaço na região do maxilar;
- desalinhamento dos dentes;
- sensibilidade ao toque.
Estou com a mandíbula deslocada, o que fazer?
Nunca, em nenhuma hipótese, tente reposicionar o seu maxilar sozinho em casa. Isso pode fazer com que o alinhamento seja inadequado e, até mesmo, causar a necessidade de intervenção cirúrgica para corrigir o deslocamento.
O ideal é se dirigir imediatamente a um serviço de saúde, seja ele médico ou odontológico. Ambos os profissionais saberão o que fazer para instaurar um tratamento imediato.
Lembrando que não tratar esse tipo de problema pode gerar consequências que vão além da dor e do desconforto. Bons exemplos são a obstrução de vias aéreas, sangramentos e problemas nos dentes.
O tratamento pode ser único, quando é um evento específico, ou contínuo, quando o deslocamento acontece mais de uma vez. Pode envolver diversas estratégias, que vão desde a realização de cirurgias, passando pelo uso de aparelhos ortodônticos, até a realização de fortalecimento na região.
Como podemos ver, o maxilar deslocado é uma adversidade que pode ser causada por vários fatores, até mesmo coisas comuns do dia a dia. Então, é fundamental que você tenha o apoio de um bom profissional para ajudá-lo nesse processo.
Para conhecer mais dicas para a saúde bucal e várias outras informações sobre o assunto, curta a página da OdontoCompany no Facebook e fique por dentro de tudo!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”