Já ouviu falar em avulsão dentária? Veja como tratar esse problema
Ter um sorriso bonito e saudável é o sonho de grande parte das pessoas, mas, às vezes, acidentes podem dificultar a realização desse ideal, comprometendo a função e a estética da boca. É o caso da avulsão dentária, um grave problema que afeta muitos pacientes ao modificar, de uma hora para outra, após um acidente, a fisiologia bucal.
Pensando nisso, criamos este conteúdo, para explicar o que é, qual é a gravidade, as causas e que situações ocasionam a avulsão dentária. Em seguida, o artigo mostrará por que a avulsão se relaciona ao traumatismo bucal e informará o que fazer caso um ou mais dentes sejam extraídos de maneira involuntária da arcada.
Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
Afinal, o que é avulsão dentária?
A palavra avulsão vem do latim avulsio e significa a ação de extrair ou arrancar. Na odontologia, o termo é empregado para classificar um tipo de traumatismo dentoalveolar que pode atingir um ou mais dentes.
Nesse sentido, a principal característica da avulsão dentária é o fato do dente ser desalojado do alvéolo, que corresponde à cavidade no osso da mandíbula e do maxilar onde ficam as raízes dos dentes.
Embora esteja associada há vários dentes, as avulsões, geralmente, são verificadas em apenas um elemento dentário, sendo mais comum no incisivo central superior, bastante exposto a quedas e forças externas em direção à boca do paciente.
Qual é a gravidade da avulsão dentária?
A avulsão dentária é considerada pelos dentistas uma situação de bastante gravidade para a saúde bucal, uma vez que afeta tanto a polpa quanto os tecidos periodontais da cavidade.
Para você ter uma ideia, a polpa dentária produz a dentina, responsável por promover nutrientes e líquido tecidual para os componentes orgânicos da boca. Já os tecidos periodontais, também afetados pela avulsão dentária, permitem que o dente realize a função de mastigação, absorvendo o excesso de pressão exercido na boca durante esse processo.
Portanto, ao sofrer avulsão dentária, o paciente não tem apenas uma perda estética, devido à extração involuntária do dente, mas também perde as funções essenciais da boca, ficando mais exposto a infecções e outras disfunções orais.
O que causa avulsão dentária?
O que mais causa avulsão é o traumatismo dentário, a exemplo de bater os dentes em um local muito resistente. Ao sofrer esse impacto externo, os elementos dentais e a estrutura da boca sofrem um deslocamento para fora da cavidade do alvéolo.
Ainda, é mais comum em crianças, mas pode ocorrer com pacientes de todas as idades, desde que expostos a forças na região dentoalveolar, seja em decorrência de quedas, acidentes ou agressões físicas.
Que situações são mais propícias de ocasionar avulsão dentária?
As situações mais propícias para avulsão dentária são acidentes de carro ou traumas em competições esportivas, pois, nessas ocasiões, um dente saudável pode sofrer um traumatismo, deslocando-se do seu lugar natural.
No entanto, ao receber uma intervenção rápida, o paciente pode ter o dente reimplantado pelo dentista, recuperando o sorriso e a autoestima.
Qual é a relação entre avulsão dentária e traumatismo?
A avulsão é um tipo de traumatismo dentário que atinge, por um período, um ou alguns dentes, classificando-se como deslocamento do elemento dental do seu lugar natural, o alvéolo.
O traumatismo dentário, que não se resume à avulsão e compreende outros fenômenos odontológicos, é um problema que atinge pacientes em todo o mundo, sendo causado por um impacto externo sobre a boca que resulta, em geral, em dor, danos emocionais e comprometimento estético dessa região.
Assim como a avulsão dentária, as principais causas de traumatismo dentário são colisões em decorrência de acidentes, a exemplo de quedas em atividades esportivas e maus-tratos.
O que fazer em caso de avulsão dentária?
Até aqui, você já sabe o que caracteriza e quais são as causas da avulsão dentária. Mas a dúvida que fica é sobre o que fazer ao sofrer com esse problema. A seguir, listamos as principais dicas. Confira!
Guarde o dente de maneira segura
A primeira medida que deve ser tomada ao sofrer com avulsão dentária é enxaguar o dente com a saliva do próprio paciente, solução salina ou, ainda, água tratada. Esse cuidado é fundamental para preservar a estrutura dental e, assim, garantir a reimplantação do elemento no consultório do dentista.
Seja cuidadoso na hora de manusear
É muito importante redobrar os cuidados ao manusear o dente avulsionado. Caso o trauma tenha ocorrido em até uma hora, a pessoa deve imergir o dente em uma solução de fluoreto de sódio por 5 minutos. Quando o tempo de exposição ultrapassa uma hora, o ideal é limpar a superfície da raiz com água e soro salino, inserindo o elemento em uma solução de doxiciclina.
Estanque o sangramento
É comum que, após sofrer um acidente, a boca comece a sangrar. Logo, até o deslocamento ao consultório do dentista, o paciente deve estancar o sangramento. Para ajudar nesse processo, a dica é utilizar uma gaze limpa, mergulhando o tecido em água fria e levando-o à região acidentada.
Como tratar avulsão dentária na clínica odontológica?
O tratamento para um ou mais dentes permanentes avulsionados é, na maioria dos casos, o reimplante dentário, que preserva a vitalidade do ligamento periodontal, restaurando as funções e a estética do sorriso. De todo modo, o tratamento para avulsão dentária depende de alguns fatores, como o desenvolvimento da raiz do dente, o tempo em que ocorreu o acidente e o armazenamento do elemento dental perdido.
Por que é importante contar com um profissional qualificado?
A avulsão dentária coloca a saúde do paciente em risco ao deslocar um ou mais dentes da arcada. Por isso, ao sofrer com esse problema, a pessoa deve buscar, urgentemente, a ajuda de um profissional qualificado. O motivo é que o cirurgião-dentista é o único especialista preparado para examinar o caso clínico, recomendando à pessoa um tratamento específico para elementos dentais avulsionados.
Aqui, você entendeu o que é e quais são as causas comuns de avulsão dentária, um problema que afeta muitos pacientes e que compromete, gravemente, as funções e a estética da boca. Aqui, que para não se arriscar, é fundamental procurar ajuda especializada após a ocorrência. Na clínica odontológica, o cirurgião-dentista examina o quadro e indica um tratamento adequado para o dente avulsionado.
O conteúdo foi realmente útil para você? Se sim, compartilhe a sua opinião ou dúvida remanescente sobre avulsão dentária com a nossa comunidade. Deixe um comentário aqui!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”