Entenda o que é reabilitação oral feita com implantes de titânio
Quem não quer ter o sorriso das celebridades? A resposta é unânime, mas o que não é tão comum assim é conhecer os métodos para atingir esse objetivo. Você sabe, por exemplo, o que é reabilitação oral? Conhecer esse processo é um passo importante para ter mais qualidade de vida.
Uma das técnicas que fazem parte dele usa implantes de titânio para acabar com o desconforto na hora de sorrir. Vale a pena entender melhor como isso funciona, além de descobrir o que mais pode ser feito para voltar a ter uma boca saudável.
Continue a leitura agora mesmo e tire suas dúvidas sobre esse assunto!
Qual é o objetivo da reabilitação oral?
A reabilitação oral nada mais é do que um método que envolve vários procedimentos para que você tenha novamente um sorriso belo e funcional. Assim, sua finalidade é restabelecer a função da mastigação, melhorar a aparência e restaurar a saúde bucal que pode ter sido comprometida por infecções e outros problemas ao longo dos anos.
É interessante notar que não se trata apenas dos dentes, mas também das gengivas e demais estruturas que dão suporte a eles. Por isso, é normal haver o envolvimento de várias áreas da Odontologia, como:
- endodontia — voltada para lesões na polpa dentária;
- periodontia — focada nos tecidos, ligamentos e ossos de sustentação;
- ortodontia — especialidade que visa corrigir o posicionamento dos dentes;
- implantodontia — voltada para colocação de implantes e próteses em quem sofreu perda dentária.
Vale destacar que apenas com a visita ao dentista é que se pode descobrir o que é realmente indicado para você.
Quais procedimentos podem compor a reabilitação oral?
Já que esse costuma ser um tratamento multidisciplinar, incluindo diversas especialidades, confira algumas técnicas que podem fazer parte do processo.
Limpeza
É fundamental para evitar cáries e remover o tártaro que causa inflamações na gengiva. Consequentemente, também tem um papel importante na prevenção de extrações, uma vez que elas costumam ser o resultado de uma série de outros problemas anteriores.
Restauração
É indicada para tratar cáries e solucionar traumas nos dentes. O dentista remove os tecidos prejudicados e cobre a região com uma resina, restaurando a superfície. No caso de uma cárie muito profunda, no entanto, esse procedimento pode não ser suficiente.
Extração
Extrair o dente é o caminho adotado quando há uma cárie mais séria ou uma infecção que, ao não ser tratada, levou à necrose do nervo. O recurso soluciona o problema imediato, mas leva à necessidade de um implante ou prótese dentária.
Implante dentário
A colocação de um implante é bem comum em pacientes que necessitam de reabilitação oral, pois substitui totalmente o dente que se perdeu, permitindo que o paciente recupere suas funções. Pode ser usado para repor apenas um deles ou vários.
Prótese dentária
As próteses são uma alternativa para lidar com a perda de dentes. Podem ser fixas ou removíveis e também conseguem devolver a qualidade de vida aos pacientes que lidam com o problema.
O que é reabilitação oral feita com implante de titânio?
Para ficar mais claro como funciona esse processo, você pode pensar em uma estrutura de um prédio. Se a base dela estiver danificada, isso pode levar a problemas sérios de fundação e até ocasionar a demolição do edifício. Com os dentes, funciona mais ou menos assim. É preciso recuperar a saúde bucal para não sofrer no futuro.
Para quem tem dentes danificados, o implante dentário com titânio é perfeito, pois consegue reabilitar a área desgastada ou fraturada, sem abrir mão da estética. Após a consulta, o profissional implanta, geralmente, uma prótese fixa para ganhar estabilidade, reconstruindo a raiz dental.
Nesse momento, outra coisa a que você deve dar importância é se o pino da estrutura é feito em titânio. O metal tem resistência para apresentar um resultado naturalmente confortável para a sua boca.
O tratamento, muito indicado para quem sofre com a perda dos dentes, não visa apenas à beleza, mas o restauro da cavidade oral, seja na parte gengival ou óssea. Adiante, saiba quem precisa fazer o processo com o dentista!
Em quais casos o tratamento é indicado?
A reabilitação oral é indicada, principalmente, para quem perdeu diversos dentes e, como não é difícil de imaginar, tem insatisfação com a aparência do sorriso. Os procedimentos adequados, com destaque para o implante de titânio, solucionam a questão com muita eficiência.
Outro motivo para recorrer ao tratamento é a ocorrência frequente de incômodos ligados à digestão. Isso porque problemas na arcada dentária geram dificuldades na mastigação, fazendo com que os alimentos não sejam devidamente triturados antes de serem engolidos.
Além disso, o esmalte do dente afetado pela perda de minerais fica desgastado, deixando a região mais sensível. Para completar, a gengivite, a periodontite e o bruxismo são outras enfermidades que podem ser corrigidas com esse tratamento eficaz, já que ele age para que você tenha saúde bucal prolongadamente.
Quais são os principais benefícios da reabilitação oral?
Você já entendeu como e para quem esse processo funciona, não é mesmo? Porém, quais são os benefícios que ele traz à vida da pessoa? Podemos falar em algumas ótimas consequências de passar por um tratamento reabilitador. Veja quais são elas!
Sorriso alinhado
O espaço deixado pela perda de um dente leva seus vizinhos a se movimentarem, o que acaba por desalinhá-los. Ao colocar um implante dentário de titânio, o paciente volta a ter o sorriso completo e esse problema é resolvido.
Eliminação dos incômodos na boca
Um dos diversos problemas que a falta de dentes e outros problemas bucais provocam são as dores locais. Assim, o tratamento também é responsável por aliviar esse sofrimento.
Melhora da mastigação e na fala
Ao substituir dentes perdidos e alinhar o sorriso, a reabilitação oral vai além da estética e melhora rapidamente a maneira como o paciente mastiga os alimentos. Até mesmo a fala se beneficia, já que você precisa ter a boca saudável para emitir os sons com facilidade e clareza.
Aumento da autoestima
Não é segredo que a ausência de um ou mais dentes causa constrangimentos para o paciente. Por isso, o implante dentário tem um impacto significativo na maneira como você se sente consigo mesmo e como se relaciona com as pessoas. É um passo crucial para ter o sorriso com que você sonha!
Como você acompanhou neste post, a reabilitação oral, especialmente quando feita com implante de titânio, é um tratamento que faz diferença na vida das pessoas de várias formas. Por isso, vale a pena procurar um dentista para avaliar sua saúde bucal e descobrir quais procedimentos você necessita.
Gostou de saber mais sobre esse tratamento? Siga as nossas redes sociais para conferir outros conteúdos úteis para você. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
dezembro 7, 2018 às 11:21 am
Gostaria de fazer um.
setembro 18, 2019 às 5:43 pm
Olá, Maria! Tudo bem? Primeiramente, de qual cidade você fala?
novembro 17, 2020 às 10:52 am
Gostaria de fazer um