Dentistas podem fazer harmonização facial? Venha descobrir!
Será que dentistas podem fazer harmonização facial? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, desde que esse tipo de procedimento começou a ser mais visado pelo público em geral. Afinal, quem não gostaria de ter um rosto mais harmônico, sem ter que recorrer a uma cirurgia plástica, não é mesmo?
Neste artigo, vamos explicar como funciona a harmonização facial e se qualquer dentista pode realizar esse tipo de procedimento. Ainda, falaremos sobre os motivos de realizar uma harmonização e cuidados para encontrar o profissional certo. Confira!
Como funciona a harmonização facial?
A harmonização facial é um procedimento estético que tem como objetivo promover um melhor equilíbrio visual entre as diferentes estruturas do rosto. Para tanto, cada paciente é avaliado individualmente, para a compreensão das suas necessidades específicas de correção e indicação dos procedimentos mais adequados.
Na harmonização facial, podem ser empregados vários tipos de técnicas, tais como:
- preenchimento com ácido hialurônico;
- bioestimuladores;
- rinomodelação;
- ultrassom microfocado;
- lipoaspiração de papada;
- toxina botulínica;
- bichectomia;
- microagulhamento;
- peeling químico.
Dentistas podem fazer harmonização facial?
A resposta é sim! De acordo com a resolução CFO-198, os profissionais de odontologia podem realizar procedimentos de harmonização orofacial, desde que realizem uma especialização em harmonização orofacial com carga horária mínima de 500 horas.
Essa especialização deve ser realizada em instituição devidamente regulamentada, para garantir a abordagem completa e aprofundada de algumas técnicas. Isso dá mais segurança para os pacientes, visto que atesta o aprendizado correto da realização das práticas e do uso de substâncias.
Por mais que as técnicas não sejam tão invasivas, elas precisam ser bem recomendadas e realizadas da maneira correta para proporcionar os resultados esperados. Por isso, a escolha por profissionais sérios e devidamente preparados evita problemas que vão desde a insatisfação com o resultado até mesmo complicações mais relevantes que põem em risco a saúde do paciente.
Por que fazer uma harmonização facial?
Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a real necessidade de passar por procedimentos estéticos, mas isso deve ser ponderado por cada um. O principal benefício da harmonização facial é a elevação da autoestima do paciente. Isso porque, os procedimentos realizados resultam em uma aparência mais agradável, fazendo com que a pessoa se veja de uma forma mais positiva diante de um espelho.
Outra motivação bastante comum para a realização de procedimentos estéticos com profissionais de odontologia é driblar o envelhecimento. Várias das técnicas aprendidas pelos dentistas na especialização em harmonização orofacial envolvem o tratamento para rejuvenescer a pele, suavização de rugas e marcas de expressão e o preenchimento de áreas com perda de volume. Além disso, tais procedimentos podem ser utilizados, também, para correção de problemas decorrentes de acidentes ou traumas na face.
Como vimos, os dentistas podem fazer harmonização facial, desde que tenham especialização na área. Seja qual for a sua motivação, escolha o local certo para realizar o procedimento e evite dores de cabeça.
Na OdontoCompany, temos um rigoroso processo de avaliação de nossos profissionais, para garantir que você tenha acesso aos melhores dentistas do mercado. Então, venha fazer a sua harmonização facial com quem realmente entende do assunto. Entre em contato e agende uma avaliação!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”