Agende sua avaliação

Como é feita a aplicação de botox na odontologia? Veja aqui

Tempo de leitura 7 min

Ter um sorriso bonito e saudável é o sonho da maior parte das pessoas. E isso explica porque os procedimentos estéticos estão ganhando cada vez mais espaço nos consultórios odontológicos, onde os cirurgiões-dentistas ajudam os pacientes a melhorar a autoestima com a aplicação de botox em algumas áreas da face.

Pensando nisso, este conteúdo explica o que é botox, como funciona e por que dentistas podem aplicar essa substância nos pacientes. Em seguida, o artigo informa quais são as principais aplicações da toxina botulínica na odontologia, que cuidados são necessários antes e após a realização dos procedimentos e como encontrar profissionais especializados na técnica.

Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!

Afinal, o que é o botox?

Respondendo à questão, o botox, chamado tecnicamente de toxina botulínica, é uma toxina produzida por um tipo de bactéria anaeróbia, a Clostridium botulinum. Ao crescer e se reproduzir, o micro-organismo fabrica a substância utilizada por profissionais da saúde em procedimentos estéticos no corpo humano.

Como funciona a aplicação de botox?

O botox funciona bloqueando a liberação de um neurotransmissor do organismo, a acetilcolina. Esse mensageiro químico liberado pelos neurônios é responsável por conectar os músculos ao cérebro, porém, devido ao efeito da toxina botulínica, paralisa a área muscular que recebe a aplicação, deixando o tecido mais relaxado.

Por que dentistas podem aplicar botox?

Muitas pessoas se questionam sobre a aplicação de botox em consultórios odontológicos. Na verdade, o Conselho Federal de Odontologia reconhece, desde 2019, que a harmonização orofacial é uma especialidade praticada pelos cirurgiões-dentistas.

A partir da promulgação da Resolução 198/2019, o órgão possibilita que cirurgiões-dentistas realizem tratamentos estéticos com botox, sejam preenchimentos faciais, técnicas de correção do sorriso gengival e outras intervenções cirúrgicas nos lábios e nas bochechas.

Quais são as principais aplicações de botox na odontologia?

Neste momento, você já sabe por que os cirurgiões-dentistas podem aplicar botox. Mas a dúvida que fica é sobre as possíveis aplicações da toxina nos procedimentos odontológicos. Veja as principais!

Controle do bruxismo

A aplicação de botox é utilizada para controlar o bruxismo. Sabe por quê? O tratamento complementar com a toxina reduz a força da contração muscular no ato de ranger ou apertar os dentes e, como resultado, causa alívio da tensão nos músculos mastigatórios, além de prevenir dores orofaciais.

Combate ao sorriso gengival

Outro uso de botox na odontologia é na correção do sorriso gengival, caracterizado pela exposição exagerada da gengiva superior na hora do riso.

Nesse caso, a toxina, injetada na musculatura do lábio superior, inibe a liberação de uma substância responsável por promover a contração muscular, melhorando a relação entre o tecido gengival e a arcada dentária.

Harmonização facial

Por fim, a harmonização facial é uma das aplicações de botox mais realizadas pelos cirurgiões-dentistas hoje. A técnica tem como objetivo melhorar a estética do rosto, corrigindo imperfeições e atenuando linhas de expressão. Desse modo, o procedimento melhora a harmonia e se relaciona ao rejuvenescimento da face, retardando os sinais de envelhecimento na pele.

Para quem é recomendada a aplicação de botox na odontologia?

Os cirurgiões-dentistas fazem o uso terapêutico do botox no tratamento de diversas doenças e quadros clínicos, além de aplicar a substância para aliviar dores faciais e tratar problemas na articulação temporomandibular (ATM), responsável pelo encaixe da mandíbula com os ossos do crânio.

Quais são as contraindicações da aplicação de botox?

A aplicação de botox em procedimentos odontológicos é contraindicada para estes dois públicos:

  • mulheres grávidas ou que estão em período de amamentação (lactantes);
  • pacientes com doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias ou que utilizam anticoagulantes, aminoglicosídeos e outras substâncias de interferência na transmissão neuromuscular.

Que cuidados os dentistas devem seguir na aplicação de botox?

Muitas pessoas optam por amenizar as linhas de expressão ao longo da vida. Para não comprometer a estética facial, deixando o rosto com um aspecto pouco natural, e preservar as funções do organismo, é fundamental escolher um profissional qualificado e experiente na aplicação de botox.

Nesse sentido, o paciente deve buscar referências sobre clínicas que realizam procedimentos estéticos, avaliando a qualificação dos cirurgiões-dentistas e informando-se com outros pacientes sobre os resultados obtidos com a aplicação da substância.

Esse cuidado é importante porque algumas pessoas se preocupam apenas com o orçamento, colocando na ponta do lápis o valor financeiro da aplicação de botox, esquecendo-se de analisar as qualificações dos profissionais e a procedência dos produtos utilizados nas intervenções orofaciais.

Explicando de outro modo, é crucial, para não cair em armadilhas com promoções incríveis envolvendo produtos falsificados e uso não aprovado de sobras de toxina botulínica, verifique o local onde ocorrerá o processo, analisando não apenas o currículo dos profissionais, mas também as condições sanitárias do consultório.

Quais são as orientações após a aplicação de botox na odontologia?

Agora, você já sabe alguns cuidados para seguir antes da aplicação de botox. Mas a dúvida que fica é sobre as orientações após a realização dessa técnica na área da odontologia, certo? Veja as principais recomendações!

Evite exercícios físicos

A primeira orientação é não praticar exercícios físicos após a aplicação de botox no rosto. Isso porque as atividades esportivas aumentam a vascularização do corpo, facilitando a absorção da toxina botulínica em locais indesejados.

Não faça viagens áreas

Outra recomendação para o período imediatamente posterior à aplicação de botox é não fazer viagens aéreas, pois o resultado estético pode sofrer danos com a pressão atmosférica durante o voo.

Utilize os medicamentos prescritos

Procedimentos da odontologia estética envolvendo a aplicação de botox não requerem, geralmente, o uso de medicamentos. Porém, caso o paciente relate dor de cabeça, o ideal é tratar o incômodo com dipirona e similares, já que produtos à base de aspirina podem ocasionar sangramento.

Como encontrar dentistas especializados na aplicação de botox?

Para encontrar dentistas especializados na aplicação de botox, é importante buscar profissionais especializados em odontologia estética, área responsável por corrigir, restaurar ou alterar a aparência dos dentes e de outros elementos na região orofacial.

A Odonto Company é uma rede de clínicas odontológicas completa que reúne profissionais de diversas áreas da odontologia, oferecendo tratamentos com qualidade e ótimo custo-benefício, além de uma boa estrutura e atendimento humanizado.

Neste conteúdo, você entendeu o que é e como é realizada a aplicação de botox na odontologia, especialmente na área da odontologia estética, na qual os cirurgiões-dentistas utilizam a toxina botulínica para fins terapêuticos, harmonizando o rosto, tratando o bruxismo e melhorando o sorriso gengival.

O que está esperando para voltar a sorrir sem medo? Entre em contato com a Odonto Company e agende uma avaliação odontológica com os melhores profissionais da região!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.