Dentista pode aplicar Botox? Veja o que diz a legislação
Muitas pessoas desejam realizar procedimentos estéticos no rosto, mas muitos não sabem se o dentista pode aplicar botox. O tratamento com toxina botulínica é um dos cuidados estéticos mais procurados no mercado e está ganhando cada vez mais espaço nas clínicas odontológicas.
Nesse sentido, é importante ressaltar que o botox é utilizado para inibir a contração do músculo. A substância é capaz de bloquear a liberação da acetilcolina, um neurotransmissor que transporta mensagens entre as fibras musculares e o cérebro. Assim, o tecido relaxa a tensão dos movimentos.
Continue a leitura deste post e saiba se o dentista pode ou não aplicar o botox!
Os dentistas podem aplicar botox?
A aplicação do botox pode ser realizada por um dentista especializado em estética. Isso porque, a resolução 198/2019 do CFO reconheceu a harmonização orofacial como especialidade odontológica. Assim, os cirurgiões-dentistas podem fazer o tratamento com botox em seus pacientes, além de correções de lábios e preenchimentos.
O que a legislação diz sobre o assunto?
Conforme a legislação, é necessário que o profissional tenha especialização em Harmonização Orofacial. Assim, também pode realizar o procedimento o cirurgião-dentista que apresente especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial e que tenha atuado de forma efetiva durante cinco anos.
Logo, é fundamental realizar a especialização para atuar na área. Uma vez que não é permitido que um dentista realize o procedimento sem a certificação, essa prática poderá ocasionar diversas penalizações, além de afetar o bem-estar do paciente. Se a substância não for aplicada corretamente, edemas e outros contratempos podem surgir no rosto do paciente.
Para quais disfunções usa-se botox no consultório?
O botox pode ser utilizado para questões estéticas e também pode ser aplicado para corrigir diversos problemas bucais. A seguir, confira as disfunções que podem ser tratadas por meio do botox!
Bruxismo
O bruxismo consiste em um problema que provoca atrito e desgaste nos dentes, principalmente durante a noite. Ao aplicar o botox, a disfunção pode ser minimizada e não é preciso a utilização de placas. O botox pode durar até um ano.
Dor facial
Uma pessoa que sente alguma dor na articulação entre a mandíbula e o maxilar pode procurar um profissional para realizar a aplicação de botox no local . A substância atuará na região de forma efetiva e as dores sumirão.
Sorriso gengival
O sorriso gengival incomoda diversos pacientes, e o botox pode ser aplicado para resolver esse contratempo. Ao injetá-lo no músculo, ele promoverá o relaxamento do local e, assim, a gengiva não ficará exposta.
O ideal é buscar por uma clínica que conta com bons profissionais, como a OdontoCompany. Os especialistas são referência no assunto e estão preparados para atender às principais demandas dos clientes. Além disso, são utilizadas as melhores substâncias do mercado, para que o resultado alcançado seja o melhor.
Portanto, sim, o dentista pode aplicar botox em seus pacientes. Ao decidir realizar o procedimento, é fundamental procurar por um especialista. Um profissional devidamente capacitado pode diagnosticar, examinar e tratar o problema com exatidão.
Gostou do post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para ter mais informações a respeito do procedimento!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”