Agende sua avaliação

Dentista pode aplicar Botox? Veja o que diz a legislação

Tempo de leitura 3 min

Muitas pessoas desejam realizar procedimentos estéticos no rosto, mas muitos não sabem se o dentista pode aplicar botox. O tratamento com toxina botulínica é um dos cuidados estéticos mais procurados no mercado e está ganhando cada vez mais espaço nas clínicas odontológicas.

Nesse sentido, é importante ressaltar que o botox é utilizado para inibir a contração do músculo. A substância é capaz de bloquear a liberação da acetilcolina, um neurotransmissor que transporta mensagens entre as fibras musculares e o cérebro. Assim, o tecido relaxa a tensão dos movimentos.

Continue a leitura deste post e saiba se o dentista pode ou não aplicar o botox!

Os dentistas podem aplicar botox?

A aplicação do botox pode ser realizada por um dentista especializado em estética. Isso porque, a resolução 198/2019 do CFO reconheceu a harmonização orofacial como especialidade odontológica. Assim, os cirurgiões-dentistas podem fazer o tratamento com botox em seus pacientes, além de correções de lábios e preenchimentos.

 O que a legislação diz sobre o assunto?

Conforme a legislação, é necessário que o profissional tenha especialização em Harmonização Orofacial. Assim, também pode realizar o procedimento o cirurgião-dentista que apresente especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial e que tenha atuado de forma efetiva durante cinco anos.

Logo, é fundamental realizar a especialização para atuar na área. Uma vez que não é permitido que um dentista realize o procedimento sem a certificação, essa prática poderá ocasionar diversas penalizações, além de afetar o bem-estar do paciente. Se a substância não for aplicada corretamente, edemas e outros contratempos podem surgir no rosto do paciente.

Para quais disfunções usa-se botox no consultório?

O botox pode ser utilizado para questões estéticas e também pode ser aplicado para corrigir diversos problemas bucais. A seguir, confira as disfunções que podem ser tratadas por meio do botox!

Bruxismo

O bruxismo consiste em um problema que provoca atrito e desgaste nos dentes, principalmente durante a noite. Ao aplicar o botox, a disfunção pode ser minimizada e não é preciso a utilização de placas. O botox pode durar até um ano.

Dor facial

Uma pessoa que sente alguma dor na articulação entre a mandíbula e o maxilar pode procurar um profissional para realizar a aplicação de botox no local . A substância atuará na região de forma efetiva e as dores sumirão.

Sorriso gengival

O sorriso gengival incomoda diversos pacientes, e o botox pode ser aplicado para resolver esse contratempo. Ao injetá-lo no músculo, ele promoverá o relaxamento do local e, assim, a gengiva não ficará exposta.

O ideal é buscar por uma clínica que conta com bons profissionais, como a OdontoCompany. Os especialistas são referência no assunto e estão preparados para atender às principais demandas dos clientes. Além disso, são utilizadas as melhores substâncias do mercado, para que o resultado alcançado seja o melhor.

Portanto, sim, o dentista pode aplicar botox em seus pacientes. Ao decidir realizar o procedimento, é fundamental procurar por um especialista. Um profissional devidamente capacitado pode diagnosticar, examinar e tratar o problema com exatidão.

Gostou do post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para ter mais informações a respeito do procedimento!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.