Afinal, é normal ter dentes rachados?
Por acaso, você estava sorrindo para o espelho e reparou alguns dentes rachados? Bom, essa situação pode trazer estranheza, ainda mais quando você não sofreu nenhum tipo de acidente ou trauma na boca. Preocupa mais ainda se esses dentes começam a piorar.
Ter dentes rachados é mais comum do que você imagina. Esse problema pode acontecer por várias razões, por exemplo, o hábito de mastigar gelo. Mas também pode ser ocasionado por distúrbios mais sérios, como bruxismo.
Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este post e saiba como identificar se o dente está rachado e quais são os riscos inerentes a isso.
Ainda, veja como buscar tratamento. Continue a leitura!
O que causa dentes rachados?
Os dentes rachados são problemas recorrentes entre a população. Geralmente, eles surgem de hábitos corriqueiros, como morder objetos e alimentos duros. Quem nunca tentou abrir a tampa de uma garrafa com os dentes?
Além disso, um dente rachado pode surgir pela ação do bruxismo. Nesse caso, é referente a um distúrbio involuntário que faz ranger os dentes, especialmente durante a noite.
Por fim, os dentes rachados também podem aparecer devido a acidentes, como uma queda ou golpe no rosto.
Como saber se tenho dentes rachados?
Perceber isso pode ser fácil quando as rachaduras estão nos dentes posteriores e têm tamanho considerável. Nesse caso, o sinal disso é quando aparecem fendas nos dentes e podem ser acompanhados por sensibilidade.
Essa sensibilidade aparece, principalmente, pelo modo como se mastiga ou bebe algum líquido gelado ou quente.
A intensidade da sensibilidade varia de acordo com a extensão da rachadura no dente e do local rachado.
É normal ter dente rachados?
Não. Os dentes são planejados para apresentar estruturas rígidas, sem rachaduras. Por isso, o dente rachado deve ser olhado com atenção e por um dentista.
Além disso, dente rachado que não for inicialmente tratado pode evoluir para um rachamento mais severo. Nesse caso, é possível, por exemplo, que rachadura alcance regiões da dentina e da polpa do dente. Se isso acontece, infelizmente, não é possível mais recuperar o dente.
Quem tem dentes rachados pode utilizar aparelho ortodôntico?
Quem precisa usar aparelho deve ter cuidado com dentes rachados. Na verdade, isso não impossibilita a instalação do aparelho, mas dependerá muito da gravidade da rachadura. Se for uma rachadura pequena ou quase imperceptível, pode-se sim fazer a colocação do aparelho.
Agora, se a rachadura for mais extensa, não é recomendável o uso ou, então, algum tratamento complementar deve ser realizado antes da colocação do aparelho. Isso porque, o aparelho ortodôntico tem a capacidade de apertar ainda mais a região e aumentar a rachadura.
Essas foram algumas informações sobre dentes rachados. É fundamental sempre procurar o dentista para fazer a análise na saúde dental, justamente para identificar situações como rachadura. Esse profissional tem condições de fazer um bom diagnóstico e também realizar o tratamento quando possível.
Quer ficar por dentro de novidades como essas? Siga as nossas páginas no Facebook Instagram YouTube e LinkedIn.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”