Agende sua avaliação

Afinal, é normal ter dentes rachados?

Tempo de leitura 3 min

Por acaso, você estava sorrindo para o espelho e reparou alguns dentes rachados? Bom, essa situação pode trazer estranheza, ainda mais quando você não sofreu nenhum tipo de acidente ou trauma na boca. Preocupa mais ainda se esses dentes começam a piorar.

Ter dentes rachados é mais comum do que você imagina. Esse problema pode acontecer por várias razões, por exemplo, o hábito de mastigar gelo. Mas também pode ser ocasionado por distúrbios mais sérios, como bruxismo.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este post e saiba como identificar se o dente está rachado e quais são os riscos inerentes a isso.

Ainda, veja como buscar tratamento. Continue a leitura!

O que causa dentes rachados?

Os dentes rachados são problemas recorrentes entre a população. Geralmente, eles surgem de hábitos corriqueiros, como morder objetos e alimentos duros. Quem nunca tentou abrir a tampa de uma garrafa com os dentes?

Além disso, um dente rachado pode surgir pela ação do bruxismo. Nesse caso, é referente a um distúrbio involuntário que faz ranger os dentes, especialmente durante a noite.

Por fim, os dentes rachados também podem aparecer devido a acidentes, como uma queda ou golpe no rosto.

Como saber se tenho dentes rachados?

Perceber isso pode ser fácil quando as rachaduras estão nos dentes posteriores e têm tamanho considerável. Nesse caso, o sinal disso é quando aparecem fendas nos dentes e podem ser acompanhados por sensibilidade.

agendamento

Essa sensibilidade aparece, principalmente, pelo modo como se mastiga ou bebe algum líquido gelado ou quente.

A intensidade da sensibilidade varia de acordo com a extensão da rachadura no dente e do local rachado.

É normal ter dente rachados?

Não. Os dentes são planejados para apresentar estruturas rígidas, sem rachaduras. Por isso, o dente rachado deve ser olhado com atenção e por um dentista.

Além disso, dente rachado que não for inicialmente tratado pode evoluir para um rachamento mais severo. Nesse caso, é possível, por exemplo, que rachadura alcance regiões da dentina e da polpa do dente. Se isso acontece, infelizmente, não é possível mais recuperar o dente. 

Quem tem dentes rachados pode utilizar aparelho ortodôntico?

Quem precisa usar aparelho deve ter cuidado com dentes rachados. Na verdade, isso não impossibilita a instalação do aparelho, mas dependerá muito da gravidade da rachadura. Se for uma rachadura pequena ou quase imperceptível, pode-se sim fazer a colocação do aparelho.

Agora, se a rachadura for mais extensa, não é recomendável o uso ou, então, algum tratamento complementar deve ser realizado antes da colocação do aparelho. Isso porque, o aparelho ortodôntico tem a capacidade de apertar ainda mais a região e aumentar a rachadura. 

Essas foram algumas informações sobre dentes rachados. É fundamental sempre procurar o dentista para fazer a análise na saúde dental, justamente para identificar situações como rachadura. Esse profissional tem condições de fazer um bom diagnóstico e também realizar o tratamento quando possível. 

Quer ficar por dentro de novidades como essas? Siga as nossas páginas no Facebook Instagram YouTube e LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.