Agende sua avaliação

Como saber se um dentista é bom? 7 dicas que podem te ajudar

Tempo de leitura 5 min

O sucesso de um tratamento odontológico depende de diversos fatores. Uma infraestrutura de qualidade, uso de equipamentos modernos, comprometimento do paciente e, claro, a qualificação do profissional de saúde. Nesse sentido, uma pergunta que deve estar no radar de quem quer manter os dentes bonitos e saudáveis é como saber se um dentista é bom.

Afinal, escolher um profissional qualificado e renomado no mercado tem influência direta na eficácia dos tratamentos odontológicos realizados. Entre os pontos que devem ser avaliados na hora de escolher quem vai te atender estão a reputação do profissional, a estrutura do local de atendimento e a opinião de outros pacientes. Quer dicas de como saber se um dentista é bom? Veja o que pode analisar para descobrir.

1. Pesquise a reputação do profissional

Como saber se um dentista é bom? Um dos passos mais importantes é pesquisar sobre a reputação do profissional. Veja se ele tem um perfil na internet, suas principais qualificações acadêmicas e, principalmente, opiniões de pacientes.

Outra forma de analisar a reputação do profissional é checar se ele não responde a processos judiciais e, ainda, se contribui de alguma forma dando entrevistas ou fazendo conteúdos relevantes para sua área de atuação.

Um dentista qualificado também costuma ser bem ranqueado em pesquisas nos mecanismos de busca na internet e em sites especializados. Fique de olho nesses pontos. Veja também os lugares em que o profissional já trabalhou , se houve atuação em clínicas conhecidas e os procedimentos odontológicos que ele é especializado. Isso é um diferencial.

2. Veja se faz parte de alguma entidade de classe

Ainda no âmbito da reputação, outra dica para saber se o dentista é bom mesmo é verificar se participa de alguma organização ou entidade de classe. Fazer parte do Conselho Federal de Odontologia (CFO), por exemplo, é indispensável.

Outros órgãos que podem ser observados no currículo do profissional são: Conselho regional de odontologia e a Associação Brasileira de Odontologia.

Os conselhos fiscalizam e regulam os serviços prestados pelos dentistas, já as associações reúnem profissionais da categoria, os valorizando e possibilitando a troca de experiências. Nesse sentido, contar com um dentista atuante é a garantia de que, além dele estar trabalhando em conformidade com as regulamentações, ele também está atualizado com as práticas mais atuais do mercado.

3. Analise a estrutura do local de atendimento

Outro passo importante na hora de escolher um dentista é analisar a estrutura do local de atendimento. Esse é um cuidado essencial, já que o espaço físico em que o profissional atende e os equipamentos disponibilizados para os pacientes também ocupam papel central no sucesso do tratamento odontológico.

Nesse sentido, verifique fatores como limpeza e estado de conservação do local de atendimento. Cheque, ainda, se o profissional cumpre tudo o que é necessário para prestar um atendimento seguro e eficaz.

4. Peça recomendações

Se você quer saber se um dentista é bom, outro passo importante é pedir recomendações. Converse com amigos e familiares e peça a indicação de um profissional de confiança.

Se pessoas da sua rede gostaram do tratamento, há mais chances de você também ficar satisfeito com o profissional do que ao buscar uma pessoa sem nenhuma indicação prévia.

No entanto, é preciso ter em mente que cada pessoa é única. Ou seja, recomendações aumentam as chances de gostar do profissional, mas não são garantia. Tire suas próprias conclusões e não se esqueça de elencar os fatores que considera indispensáveis para o dentista que realizará seu tratamento.

5. Analise as tecnologias usadas

Outro fator importante para quem quer saber se um dentista é bom é relativo às tecnologias usadas pelo profissional de saúde. Entre os pontos que devem ser analisados é se o dentista usa os equipamentos mais avançados no mercado e, ainda, se os tratamentos oferecidos por ele estão alinhados com o que é praticado por outros profissionais.

Se notar que os equipamentos estão defasados ou quebrados, por exemplo, sinal de alerta. Há chances dos tratamentos contratados não serem tão bem-sucedidos quanto você gostaria. Não tenha vergonha de pesquisar e tirar suas dúvidas com o profissional antes da consulta.

6. Utilize a internet como aliada

Foi-se o tempo que a única forma de saber se o profissional presta um bom serviço era perguntando para amigos. A internet tornou a tarefa muito mais fácil. Para saber se o dentista é bom, comece com uma pesquisa básica em mecanismos de busca.

Depois, parte para sites especializados e, até mesmo, grupos de indicação de profissionais. Se o dentista escolhido por você não tiver avaliações positivas na internet pode valer a pena pesquisar um pouco mais para não correr riscos.

7. Considere o custo-benefício

Por fim, outra forma de avaliar a qualidade do dentista é considerar o custo-benefício da consulta ou do tratamento. Quando o profissional cobra muito abaixo do valor de mercado pode ser um indicativo de que, talvez, ele seja inexperiente ou não forneça a melhor infraestrutura possível.

Por outro lado, dentistas que cobram valores exorbitantes não são necessariamente os melhores do mercado. Pagar muito caro por um serviço pode levar a uma decepção caso não atinja os resultados esperados.

É muito importante descobrir como saber se um dentista é bom. Afinal, ao investir dinheiro em uma consulta ou tratamento odontológico espera-se estar nas mãos de um profissional qualificado, que ofereça toda a infraestrutura necessária.

Nesse sentido, a OdontoCompany oferece diferenciais que trazem segurança para nossos pacientes. Temos mais praticidade para você, com todas as especialidades em um só lugar. Aqui, você tem a liberdade de agendar a consulta diretamente do celular, além de contar com a facilidade de tratamentos odontológicos rápidos, que cabem no seu bolso.

Na OdontoCompany, você conta com profissionais qualificados e tem a certeza de que será atendido pelos melhores dentistas do mercado. Além disso, tem a garantia de rapidez e qualidade, com a marca de uma das maiores franqueadoras do país. Você pode confiar na qualidade dos profissionais da OdontoCompany,

Agora que você teve acesso a dicas que ajudarão a descobrir como saber se um dentista é bom, não perca mais tempo e entre em contato com a gente para ter um atendimento de qualidade com os melhores profissionais do mercado.

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

    Pq a clinica os dentista nao caracterizam com uniformes. K apresente bem.nao gostei ok vi.na clinica.n.conic.giquei com bastante medo.meu filho n faz tratamento. Logo em seguida menos d uma semana caiu a massa d restauração.nao.achou.normal.o.mesmo.ta.acontecendo.com.mh.mulher.eles.disseram k era normal. Estou com bastante medo..d te escolhido a clinica errada..pq paguei td a vista antes d tratamento. To arrependido felizmente

      Olá, Juscelino, como vai? Lamentamos muito pelo ocorrido. Você pode encaminhar sua reclamação, sugestão ou elogio para este e-mail: https://odontocompany.com/sac
      Mais uma vez, sentimos muito.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.