Agende sua avaliação

Como limpar aparelho ortodôntico móvel corretamente? Descubra!

Tempo de leitura 3 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

O aparelho ortodôntico é um dispositivo indicado para quem precisa alinhar os dentes, corrigindo problemas de crescimento e desenvolvimento da arcada dentária. Por isso, o tratamento, realizado pelo dentista em uma clínica odontológica, serve tanto para fins estéticos quanto funcionais.

Pensando nisso, este conteúdo explica como limpar aparelho ortodôntico móvel, retirado pelo paciente na hora de comer e escovar os dentes. Além disso, o material mostra por que é importante limpar o dispositivo para evitar mau hálito e acúmulo de placa bacteriana.

Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Por que é importante limpar o aparelho móvel?

Restos de alimentos podem se fixar na estrutura do aparelho ortodôntico móvel, motivo pelo qual a peça deve ser higienizada sempre que possível pelo paciente.

Caso o paciente negligencie a limpeza do dispositivo, podem surgir doenças e condições bucais diversas, como o tártaro (enrijecimento da placa bacteriana), o mau hálito e a gengivite (inflamação da gengiva).

Assim, ao limpar o aparelho ortodôntico móvel corretamente, a pessoa consegue manter o funcionamento do dispositivo funcionando enquanto preserva a saúde da boca.

Que passo a passo ajuda a limpar o aparelho móvel?

Agora que você sabe por que é importante limpar o aparelho ortodôntico móvel, é crucial entender o passo a passo para realizar o processo adequadamente. Confira!

Passe a pasta de dente na escova

O primeiro passo é colocar um pouco de pasta de dente na sua escova de preferência, removendo resíduos orgânicos da peça.

Limpe delicadamente o aparelho

Após colocar um pouco de creme dental em uma escova, você deve limpar o aparelho com cuidado, removendo a sujeira, mas redobrando a atenção para não danificar o dispositivo oral.

Coloque o aparelho em uma solução apropriada

Existem soluções disponíveis no mercado para a limpeza profunda do aparelho ortodôntico móvel. Por isso, solicite a indicação do produto ao seu dentista de confiança.

Seque com uma toalha ou papel

Após deixar o aparelho ortodôntico móvel na solução específica para a limpeza da peça, seque o dispositivo com o auxílio de uma toalha limpa ou de um papel.

Guarde na caixinha

Por fim, guarde o aparelho ortodôntico móvel na caixinha adequada, evitando perder a peça ou até mesmo comprometer o funcionamento do tratamento.

O que não fazer durante a limpeza do aparelho móvel?

O passo a passo que você viu anteriormente é essencial para manter o aparelho móvel em pleno funcionamento.

Durante o processo, porém, não é recomendado usar água quente para higienizar a peça, cuja estrutura plástica pode deformar em contato com o calor. Igualmente, o paciente não deve aplicar álcool no dispositivo, já que a substância danifica o aparelho ortodôntico móvel.

Neste artigo, você observou como limpar aparelho ortodôntico móvel, um tratamento realizado por quem tem problemas no crescimento e no desenvolvimento da arcada dentária. Dessa forma, o paciente evita a formação de placa bacteriana, tártaro e mau hálito, por exemplo, preservando a saúde e a estética do sorriso.

Este conteúdo foi interessante para você? Então, informe outras pessoas sobre a importância da limpeza do aparelho dentário. Compartilhe o texto nas suas redes sociais!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.