Agende sua avaliação

Saiba como abrir uma franquia com segurança

Tempo de leitura 5 min

A franquia odontológica é uma excelente alternativa de investimento tanto para aqueles que já têm uma clínica própria quanto para os empreendedores que querem investir em um dos segmentos da saúde que mais cresce no Brasil. E você, sabe como abrir uma franquia?

Nesse modelo de negócios, o franqueado passa a fazer parte de uma rede e a utilizar os produtos, conceitos e a cultura corporativa da franquia. O baixo risco de investimento, a boa imagem da marca escolhida e o know-how testado e aprovado pelos consumidores são alguns elementos que garantem o sucesso do sistema.

Mas antes de assinar o contrato, é preciso estar atento a alguns detalhes para fazer a melhor escolha e conseguir se transformar em um franqueado de sucesso. Pensando nisso, conheça agora algumas dicas que ajudarão você antes da aquisição de sua franquia. Não perca!

Como abrir uma franquia?

Mesmo se tratando de uma oportunidade promissora, o processo de abertura de uma franquia deve ser realizado com alguns cuidados. Saiba o que você precisa fazer para ter mais chances de sucesso nesse modelo de negócios.

Seja autocrítico

Você já realizou uma avaliação sobre o seu perfil empreendedor? Entenda que as franquias têm características estruturais bem específicas.

Sendo assim, certifique-se que você consegue se adaptar a essas condições antes de firmar o compromisso com a franqueadora. Caso responda sim para todas as perguntas a seguir, você tem o perfil adequado para gerir uma franquia:

  • fica à vontade com processos padronizados?
  • não se incomoda com acompanhamento e supervisão do seu trabalho?
  • gosta de trabalhar com pessoas?
  • pretende oferecer uma ótima experiência aos pacientes de sua franquia odontológica?
  • está aberto ao processo de aperfeiçoamento profissional e pessoal constante?

Selecione o segmento de atuação

A ideia é que a franquia seja um investimento de longo prazo e que no futuro você expanda seu negócio. Então, é importante atuar em um mercado com o qual tenha afinidade.

Para tanto, prepare uma lista com os segmentos do mercado que têm a ver com suas preferências e valores. Em seguida, enumere os pontos negativos e positivos de cada setor. O próximo passo é realizar uma busca para identificar as franquias disponíveis.

Escolha uma franquia reconhecida

O mercado de franquias não é imune à ação de pessoas mal-intencionadas. Por isso, é importante garantir que a marca escolhida seja confiável. Você pode fazer uma busca na Associação Brasileira de Franchising (ABF) e ver se a rede está na lista de afiliadas. 

Como apenas as marcas que atendem aos critérios de qualidade e de ética da ABF são integrantes da associação, você terá a garantia de que a franquia escolhida é séria. 

Outro modo de identificar o reconhecimento da empresa no mercado é descobrir se ela tem o Selo de Excelência em Franchising que reconhece a qualidade e performance das melhores franqueadoras do país.

Não se esqueça também de identificar o histórico do franqueador. Descubra há quanto tempo ele está no mercado e quantas unidades franqueadas existem.

Powered by Rock Convert

Analise sua capacidade de investimento

Escolhida a marca, veja se você tem os recursos necessários para investir. Faça uma projeção financeira com todos os custos e taxas envolvidos na abertura da franquia e após a inauguração, bem como o capital de giro da unidade.

Além dos valores do investimento inicial e do capital de giro, é interessante que você reúna um montante correspondente ao período de 6 a 12 meses dos gastos domésticos. Essa é uma base bem conservadora, mas a reserva pode variar de acordo com suas necessidades.

Converse com outros franqueados

Ao se candidatar à abertura de uma franquia você receberá uma cópia da Circular de Oferta de Franquias (COF), um documento que informa todos os serviços oferecidos pela marca, custos e obrigações do franqueado e da franqueadora. Na COF, há também uma lista com os franqueados e ex-franqueados que se desligaram da rede no último ano.

Ainda, tente conversar com algumas dessas pessoas para entender como funciona o trabalho de um franqueado na prática e para buscar mais informações sobre o suporte da franqueadora e lucratividade do negócio.

Avalie o suporte oferecido pelo franqueador

Para que você obtenha o sucesso com sua franquia é necessário ter acesso ao melhor suporte para o gerenciamento de seu negócio. Assim, é importante investigar que tipo de assistência é oferecida pela marca escolhida.

Esse acompanhamento pode ser oferecido de várias formas: inovação tecnológica, suporte operacional e treinamentos constantes para a capacitação de gestores e colaboradores.

Você já conhece a rede OdontoCompany?

Você acabou de conferir um passo a passo completo com orientações para a abertura de sua franquia. Entre as dicas, foi destacada a importância de optar por uma marca reconhecida e que ofereça todo o suporte necessário ao franqueado, certo?

A OdontoCompany está há mais de 30 anos no mercado e é reconhecida como a maior rede de franquias odontológicas do país, além de uma das maiores do mundo. A marca é também uma das redes mais premiadas e tem o Selo de Excelência em Franchising da ABF.

Os modelos da rede de franquias OdontoCompany atendem a todos os tipos de mercado: cidades de até 15 mil habitantes, cidades médias, capitais e até shopping centers. Atualmente, há mais de 650 unidades presentes em todo o Brasil e 60% dos franqueados têm mais de uma franquia.

Além disso, ao se tornar um dos nossos franqueados, você conta com assessoria para a escolha do ponto, apoio e treinamento para colaboradores e franqueados, software de gestão para otimizar a rotina administrativa do seu negócio, forte investimento em ações de marketing e todo o suporte necessário da implantação até a gestão da franquia.

A OdontoCompany oferece ainda a possibilidade de diversificação do atendimento, com a qual você pode oferecer diversos procedimentos odontológicos em um único lugar.

Pronto! Mostramos como abrir uma franquia com segurança e como essa tarefa exige paciência e planejamento. Afinal, a abertura de um negócio representa a concretização do sonho de empreender e você não deve correr nenhum risco por erros que poderiam ser evitados durante esse processo.

Faça parte do time OdontoCompany! Entre em contato e conheça mais sobre os modelos de franquias odontológicas!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.