Agende sua avaliação

Saiba como abrir uma franquia com segurança

Tempo de leitura 5 min

A franquia odontológica é uma excelente alternativa de investimento tanto para aqueles que já têm uma clínica própria quanto para os empreendedores que querem investir em um dos segmentos da saúde que mais cresce no Brasil. E você, sabe como abrir uma franquia?

Nesse modelo de negócios, o franqueado passa a fazer parte de uma rede e a utilizar os produtos, conceitos e a cultura corporativa da franquia. O baixo risco de investimento, a boa imagem da marca escolhida e o know-how testado e aprovado pelos consumidores são alguns elementos que garantem o sucesso do sistema.

Mas antes de assinar o contrato, é preciso estar atento a alguns detalhes para fazer a melhor escolha e conseguir se transformar em um franqueado de sucesso. Pensando nisso, conheça agora algumas dicas que ajudarão você antes da aquisição de sua franquia. Não perca!

Como abrir uma franquia?

Mesmo se tratando de uma oportunidade promissora, o processo de abertura de uma franquia deve ser realizado com alguns cuidados. Saiba o que você precisa fazer para ter mais chances de sucesso nesse modelo de negócios.

Seja autocrítico

Você já realizou uma avaliação sobre o seu perfil empreendedor? Entenda que as franquias têm características estruturais bem específicas.

Sendo assim, certifique-se que você consegue se adaptar a essas condições antes de firmar o compromisso com a franqueadora. Caso responda sim para todas as perguntas a seguir, você tem o perfil adequado para gerir uma franquia:

  • fica à vontade com processos padronizados?
  • não se incomoda com acompanhamento e supervisão do seu trabalho?
  • gosta de trabalhar com pessoas?
  • pretende oferecer uma ótima experiência aos pacientes de sua franquia odontológica?
  • está aberto ao processo de aperfeiçoamento profissional e pessoal constante?

Selecione o segmento de atuação

A ideia é que a franquia seja um investimento de longo prazo e que no futuro você expanda seu negócio. Então, é importante atuar em um mercado com o qual tenha afinidade.

Para tanto, prepare uma lista com os segmentos do mercado que têm a ver com suas preferências e valores. Em seguida, enumere os pontos negativos e positivos de cada setor. O próximo passo é realizar uma busca para identificar as franquias disponíveis.

Escolha uma franquia reconhecida

O mercado de franquias não é imune à ação de pessoas mal-intencionadas. Por isso, é importante garantir que a marca escolhida seja confiável. Você pode fazer uma busca na Associação Brasileira de Franchising (ABF) e ver se a rede está na lista de afiliadas. 

Como apenas as marcas que atendem aos critérios de qualidade e de ética da ABF são integrantes da associação, você terá a garantia de que a franquia escolhida é séria. 

Outro modo de identificar o reconhecimento da empresa no mercado é descobrir se ela tem o Selo de Excelência em Franchising que reconhece a qualidade e performance das melhores franqueadoras do país.

Não se esqueça também de identificar o histórico do franqueador. Descubra há quanto tempo ele está no mercado e quantas unidades franqueadas existem.

Analise sua capacidade de investimento

Escolhida a marca, veja se você tem os recursos necessários para investir. Faça uma projeção financeira com todos os custos e taxas envolvidos na abertura da franquia e após a inauguração, bem como o capital de giro da unidade.

Além dos valores do investimento inicial e do capital de giro, é interessante que você reúna um montante correspondente ao período de 6 a 12 meses dos gastos domésticos. Essa é uma base bem conservadora, mas a reserva pode variar de acordo com suas necessidades.

Converse com outros franqueados

Ao se candidatar à abertura de uma franquia você receberá uma cópia da Circular de Oferta de Franquias (COF), um documento que informa todos os serviços oferecidos pela marca, custos e obrigações do franqueado e da franqueadora. Na COF, há também uma lista com os franqueados e ex-franqueados que se desligaram da rede no último ano.

Ainda, tente conversar com algumas dessas pessoas para entender como funciona o trabalho de um franqueado na prática e para buscar mais informações sobre o suporte da franqueadora e lucratividade do negócio.

Avalie o suporte oferecido pelo franqueador

Para que você obtenha o sucesso com sua franquia é necessário ter acesso ao melhor suporte para o gerenciamento de seu negócio. Assim, é importante investigar que tipo de assistência é oferecida pela marca escolhida.

Esse acompanhamento pode ser oferecido de várias formas: inovação tecnológica, suporte operacional e treinamentos constantes para a capacitação de gestores e colaboradores.

Você já conhece a rede OdontoCompany?

Você acabou de conferir um passo a passo completo com orientações para a abertura de sua franquia. Entre as dicas, foi destacada a importância de optar por uma marca reconhecida e que ofereça todo o suporte necessário ao franqueado, certo?

A OdontoCompany está há mais de 30 anos no mercado e é reconhecida como a maior rede de franquias odontológicas do país, além de uma das maiores do mundo. A marca é também uma das redes mais premiadas e tem o Selo de Excelência em Franchising da ABF.

Os modelos da rede de franquias OdontoCompany atendem a todos os tipos de mercado: cidades de até 15 mil habitantes, cidades médias, capitais e até shopping centers. Atualmente, há mais de 650 unidades presentes em todo o Brasil e 60% dos franqueados têm mais de uma franquia.

Além disso, ao se tornar um dos nossos franqueados, você conta com assessoria para a escolha do ponto, apoio e treinamento para colaboradores e franqueados, software de gestão para otimizar a rotina administrativa do seu negócio, forte investimento em ações de marketing e todo o suporte necessário da implantação até a gestão da franquia.

A OdontoCompany oferece ainda a possibilidade de diversificação do atendimento, com a qual você pode oferecer diversos procedimentos odontológicos em um único lugar.

Pronto! Mostramos como abrir uma franquia com segurança e como essa tarefa exige paciência e planejamento. Afinal, a abertura de um negócio representa a concretização do sonho de empreender e você não deve correr nenhum risco por erros que poderiam ser evitados durante esse processo.

Faça parte do time OdontoCompany! Entre em contato e conheça mais sobre os modelos de franquias odontológicas!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

12 Comentários

  1. Desejo montar uma franquia em Porto Seguro Ba.
    Tel.24.981713634

    1. Olá Marcelino, tudo bem? Ficamos felizes em saber do interesse em fazer parte do nosso time. Entre nesse link e faça o cadastro na aba “Seja um franqueado OdontoCompany” : https://odontocompany.com/contato. Torcemos para que dê certo! Sucesso!

  2. BOA TARDE:
    E CERTO DIZER QUE O FRANQUEADO QUE TEM UM CLINICA EM UMA REGIAO OU MUNICIPIO ELE TEM A PREFERENCIA PARA ABRIR OUTRA NAO DANDO ESPAÇO PARA UM OUTRO FRANQUEADO E ISSO
    E POSSIVEL VOCES ESCLARECEREM ISSO OBRIGADO

    1. Olá Mauro, tudo bem? Aqui no blog OdontoCompany, o foco é voltado para procedimentos da área de odontologia. Questões como essa de franquias e etc, o senhor pode mandar nesse link https://odontocompany.com/contato.

  3. Montar uma clinica na cidade de Timbaúba_PE em torno de 35 mil habitantes segundo IBGE, giraria em torno de quanto.

  4. Gostaria de saber qual o valor para poder montar uma franquia?

    1. Olá Thaís, como vai? Pedimos que entre em contato através do link https://franquiaodontologica.com.br/ que iremos de informar melhor sobre esse investimento.

  5. Bom dia Dr. Paulo, preciso com URGÊNCIA que alguém da Odonto Company fale comigo.
    Meu nome é Cássia Bernardelli – CPF 041.391..448-82, sou cliente da Odonto Company na clínica UNIDDE CAJURU, a mais de um ano, tenho tido problemas nestes últimos dois meses e não estou tendo respostas e tão pouco meu problema é solucionado.
    Dr. Paulo, hoje, pela 5 vez consecutiva estive na clínica as 11:15 meu horário estava agendado a mais de uma semana, MAIS UMA VEZ NÃO CONSEGUI COLOCAR AS PRÓTESES( não sei se é assim que fala, são os dentes), já usaram de todas as desculpas nestes últimos 2 meses, a)O telhada da sala esta com goteiras, b) o telhado da clínica presou ser trocado, por isso não podemos finalizar seu trabalho, c) a rapaz que faz a prótese teve gêmeos e atrasou a entrega do material, d) a, hoje está com mobilidade(fato que ocorreun a 3 consultas atrás). Hoje pela manhã me foi dito: sinto muito mais estamos aguardando a fabrica trazer os materiais necessário, porém houve um atraso, já era pra ter chego na segunda, e até agora nada. A princípio, no balcão da ala de espera, fui extremamente calma e pedi para falar com algum responsável, por que eles já estavam sabendo que agora dia 05.04.22 viajo para a Espanha, a resposta foi que não tinha ninguem para me atender, eu pedi para falar com a proprietária da clánica, me disseram que ela tinha tido nenem e que não podia me atender. pedi o telefone dela , me negaram, pedipara falar com a Gerenta da Clínica me disseram que ela só me atenderia com horário marcado, eu perguntai qual seria o horário, me responderam que na segunda feira dia 03.04.23, neste momento eu sabendo que a “senhora gerente” estava na sala ao lado e podia sim falar comigo, no entanto não quis me atender, EU AOS BERROS comecei a perguntar se naquela clínica não tinha gerente ao alguém para me atender, como todas as atendentes e enfermeiras que estavam(que não eram poucas) , não me respondiam, eu entrei na sala da “senhora gerente”, somente depois disto ela me disse que já estava em contato com outras odonto para saber se as demais tinham o material que é necessário para acabar meus dentes. Agora Dr. Paulo eu pergunto, depois de dois meses que estou indo todas as segundas e sextas feitras para terminar estes dentes a 2 meses é que foram se preocupar de última hora é que resolveram se mexer. Eu ainda extremamente nervosa disse a “senhora Genrente” que me desse o endereço desta empresa que está fazendo a prótese que eu iria buscar. Me foi respondido que ninguém tem este endereço Dr. Paulo será que estão achando que eu sou uma IDIOTA? Bom mais o fato é que eu preciso que ainda hoje ou no máximo segunda feira eu esteja com meus dentes arrumados.
    Neste momento não tenho o nome da proprietária da Odonto Company Cajuru, não sei se ela tem conhecimento do péssimo atendimento que a clínica dela presta de maus serviços. Mas se necessário for, com todos os documentos que tenho, inclusive a quantidade de RX que fui OBRIGADA a realizar (contra a minha vontade) levarei a público.
    E tenho certeza que as pessoas envolvidas na venda de franquias, os artistas que trabalham para o marketink desta empresa não ficarão contentes em terem tais fatos tão negativas, PUBLICOS.
    1sr. Paulo casa não seja o senhor a pessoa que conseguirá me ajudar resolver o “caos”, o problema que me encontro no momento, por gentileza me encaminhe ao responsável, a, outra coisa o senhor poderia me colocar em contato com a proprietária da Odonto Company Cajurú, afinal se ela não tiver sabendo o mal atendimento da sua empresa preciso passar a ela, Mas se ela tem conhecimento do referido fato quem tem que ficar sabendo é que administra FRANQUIAS , afinal vocês não querem perder a boa fama.
    Certa de que terei um imediato retorno, com a solução IMEDIATA E URGENTE do meu problema. Fico no aguardo de reve retorno. – Cássia

    1. Olá, Cássia Bernardelli, como vai? Lamentamos muito pelo ocorrido.
      Pedimos que entre em contato pelo link https://odontocompany.com/sac,relatando o que ocorreu e em qual unidade você
      realiza o seu tratamento, para analisar o que podemos fazer por você. Mais uma vez, sentimos muito.

  6. Bom dia
    Eu sou dono de uma clinica de raio x odontológico no rio de janeiro e faço parcerias com varias clinicas odontológica inclusive com a odontocompany. Essas parcerias consiste em fazer as radiografias digitais que são enviadas para as clinicas via e-mail e no fim do mês enviamos a relação dos pacientes que fizeram o exame aqui e a clinica faz o pagamento . Acontece que a odonto company de marechal hermes (rio de janeiro) deixou de pagar e o responsavel pela clinica não atende nossas ligações. Não sei se o canal para reclamação seria este, mas se for, peço que interceda junto a eles para realizarem o pagamento.
    meu telefone de contato é 21 984-771336 Márcio.

    1. Olá, Márcio, como vai? Lamentamos muito pelo ocorrido.
      Pedimos que entre em contato pelo link https://odontocompany.com/sac, relatando o que ocorreu e qual unidade você
      está tendo problemas para ser analizado o que pode ser feito por você. Mais uma vez, sentimos muito.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.