Aprenda como calcular o ROI da franquia

Tempo de leitura 3 min

Investir em uma franquia é uma forma inteligente de dar início a uma ideia empreendedora, contando com processos já validados e apoio na gestão do negócio. Entre os mais diversos tipos de indicadores que existem, há o Retorno Sobre Investimento (ROI), que fornece valores necessários para uma análise racional e contábil do que foi investido.

Neste artigo, você descobrirá como calcular o ROI da franquia e entenderá como ele é vital para o sucesso de um negócio. Acompanhe!

O que é o ROI?

Trata-se de um indicador de performance que avalia a eficiência do valor aplicado ou investido. Achou complicado?

De forma simples, é o indicador que aponta o quanto foi ganho ou perdido com o valor investido inicialmente no negócio. Isso quer dizer que ele possibilita mensurar se houve prejuízo ou um lucro com a alocação de capital na franquia.

Esse fato é muito importante para que seja analisada a viabilidade da operação e continuidade da franquia no mercado. Afinal, o lucro é um ponto imprescindível para que todos os custos fixos e variáveis sejam quitados. Além do mais, há o fato de que as pessoas que empreendem objetivam gerar um bom lucro na sua atividade.

Como calcular o ROI da franquia?

Na parte prática, é preciso realizar uma operação matemática muito simples para se formular o ROI de uma franquia. Veja:

  • a fórmula consiste em: ROI = ((Receita – Custo) / Custo)*100. A multiplicação por 100 no final somente visa facilitar a mensuração dos dados, já que o valor fica inteiro.

A facilidade e versatilidade em se realizar o cálculo faz com que essa fórmula seja bastante prática e muito utilizada. Entretanto, existem outros fatores que impactam diretamente no ROI de uma franquia. Confira!

Treinamento da equipe

Temos aqui um ponto muito importante: o treinamento dos colaboradores costuma consumir uma boa quantidade de recursos financeiros. Por isso, é preciso incluir e analisar os valores gastos com a qualificação da equipe.

Taxa de aquisição da franquia

A taxa de franquia é um valor considerado obrigatório, porém, é cobrado uma única vez. Trata-se da quantia referente à concessão do direito de uso da marca pelo franqueador. Logo, é preciso consultar esse valor e não esquecer de incluí-lo na análise financeira do negócio.

Royalties

Os royalties são valores pagos periodicamente para a franqueadora como parte da remuneração do sistema de franquias. Trata-se de uma variável, que é distinta de franquia para franquia, mas, na maioria das vezes, as redes não cobram mais do que 5% do faturamento bruto registrado.

Por fim, é necessário entender que todo empreendedor precisa saber como calcular o ROI da franquia e colocar em prática esse processo. Ainda, que existam muitas variáveis na análise da composição do indicador. Sendo assim, é essencial verificar com atenção os gatos e investimentos realizados para não camuflar um eventual prejuízo.

O post foi útil? Quer ficar sempre por dentro das novidades sobre franquias e ler artigos interessantes sobre o tema? Então, curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhum conteúdo!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.