Fique por dentro das principais causas da língua amarela
Você já se olhou no espelho e percebeu que sua língua está amarelada, áspera e espessa, mas não tem ideia do que pode estar causando esse problema? Para descobrir, o primeiro passo é entender como anda a sua higiene bucal, afinal, essa é uma das principais causas da língua amarela. Se mesmo após redobrar os cuidados com a escovação, essa condição se manter, você deverá procurar um dentista para uma avaliação mais aprofundada.
Em geral, uma língua saudável apresenta cor rosada, ou seja, qualquer tipo de alteração na cor, textura e formação de crostas, é indício que há algo errado com a saúde bucal ou até com outras partes de seus corpo — doenças hepáticas e estomacais podem trazer reflexos na coloração da língua.
Para ajudar nessa identificação, neste post, vamos entender quais são as principais causas da língua amarela e o que você deve fazer ao identificar esse problema. Confira!
Quais são as principais causas da língua amarela?
Como vimos na introdução, na maioria dos casos, o amarelamento da língua não representa um problema muito grave. Entretanto, para entendermos a importância de investigar esse problema, temos que conhecer os possíveis motivos que podem levar a essa alteração. Acompanhe, a seguir!
Falta de higienização bucal correta
O primeiro e mais comum motivo da língua ficar amarela é a falta do hábito de escovar os dentes ou a escovação incorreta. É sempre importante lembrar que a escovação da língua é tão importante quanto a dos dentes, pois permite a eliminação do acúmulo de resíduos na região — que leva à proliferação de microrganismos, responsáveis por gerar uma camada amarela.
Nesse cenário, criar o hábito da escovação diária, pelo menos duas vezes ao dia após as refeições, com a utilização do fio dental, se torna primordial. A utilização da escova para limpar bem a língua, tirando a saburra lingual e resto de alimentos deve sempre ser parte dessa limpeza completa.
Vício em cigarro
Não é segredo para ninguém que o tabagismo traz uma série para a nossa saúde, desde graves problemas no sistema respiratório, de circulação, além de problemas para a saúde bucal, prejudicando os dentes, gengivas e a própria língua.
Por contar uma série de componentes químicos em sua composição, além de escurecer os dentes, o cigarro pode contribuir para o acúmulo de bactérias na boca, o que pode ser um fator agravante para o amarelamento da língua.
Como o tabagismo é um problema de saúde pública, o SUS — Sistema Único de Saúde — oferece apoio às pessoas que desejam largar esse mau hábito. Para isso, basta buscar apoio em uma Unidade Básica de Saúde de sua cidade e verificar como proceder para iniciar o tratamento.
Uso de alguns medicamentos
Sim, o amarelamento da língua pode ser resultado do uso recorrente de determinados medicamentos, em especial, os que contêm bismuto em sua composição. Esse componente está presente, por exemplo, em remédios utilizados no tratamento de problemas como azia, diarreia, náuseas e refluxo.
Pessoas com língua geográfica
Por se tratar de uma disfunção que tem como característica a presença de lesões no dorso língua, a língua geográfica pode contribuir para o amarelamento desse órgão. O problema se acentua quando a pessoa tem o hábito de consumir alimentos com muito corante ou ácidos, produtos que mancham a língua.
Caso a pessoa não tenha o hábito de manter uma boa higiene bucal, com a utilização de uma escova apropriada — com cerdas extra-macias — além de halitose, o problema pode evoluir para quadros infecciosos. mantenha uma boa higiene e converse sempre com seu dentista se aparecer outros sintomas além do aparelhamento, como bolhas e feridas.
Problema no fígado ou na vesícula
Vamos agora para os problemas mais graves que podem estar relacionados ao amarelamento da língua, ou seja, aqueles que não se originam na boca, como no caso dos problemas hepáticos e da vesícula biliar.
Um dos problemas mais críticos, a icterícia, é uma doença que promove a quebra das células vermelhas do sangue, levando a formação de uma substância amarela/laranja. Essa substância, se transferida para os recados da pele, olhos e mucosas,pode resultar na língua amarelada.
O que devo fazer ao perceber que minha língua está amarela?
O primeiro passo para buscar ajuda em relação a língua amarela é descobrir a causa desse sintoma. Você está cuidando bem de sua saúde bucal? Sua alimentação é baseada em alimentos industrializados, ricos em ácidos e corantes?
Primeiramente, tente consertar esses hábitos durante um período e analise se a cor está voltando ao normal. Paralelamente a isso, você deverá procurar um profissional especializado em saúde bucal.
Converse com um dentista sobre o problema
Marque uma consulta com seu dentista para que ele faça uma análise mais elaborada da situação, afinal é importante identificar se não há algum problema mais grave envolvido no amarelamento da sua língua, como doenças de fígado. Dessa maneira, esse profissional poderá orientá-lo na busca por ajuda especializada.
No encontro com o dentista, ele fará um exame clínico para avaliar a sua situação, fazendo o exame físico e a anamnese — que consiste na avaliação pessoal sobre os seus sintomas e histórico odontológico.
Dentre as perguntas que costuma ser feitas nesse tipo de atendimento, podemos destacar:
- Você tem o histórico de problemas no fígado ou na vesícula?
- Há quanto tempo você percebeu a mudança de coloração na língua?
- Aparecem outros sintomas?
- Você fuma?
Durante o exame físico, o dentista fará uma análise da sua cavidade bucal, avaliando a região onde predomina a cor amarela, buscando assim evidências para definir que tipo de problema pode estar causando o problema. Dessa forma, ele poderá verificar se o problema é de fato apenas na saúde bucal.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que pode significar a língua amarela e a importância de buscar ajuda. Quanto mais cedo o problema for identificado e tratado, menores serão os impactos e sua saúde bucal será recuperada de maneira mais satisfatórias.
Gostou do post? Ficou alguma dúvida sobre língua amarela ou outros problemas relacionados a mudanças de coloração na região? Deixe seu comentário abaixo!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”