Mordida aberta: veja quais as possíveis causas para esse problema
A mordida aberta consiste em um problema que acomete diversas pessoas, ela é provocada devido a um elevado espaçamento entre a arcada dentária inferior e superior. Ela pode ocasionar diversas consequências negativas, como a mastigação incorreta dos alimentos.
Nesse sentido, é importante destacar que esse problema ocorre por causa do posicionamento incorreto das bases ósseas dentárias. Em alguns casos ela pode ficar despercebida, já em outros é necessária uma intervenção mais séria. Continue a leitura e saiba o que pode causar a mordida aberta!
O que é mordida aberta ?
A mordida aberta é um tipo de maloclusão e está diretamente relacionada ao grande espaçamento presente entre a arcada dentária superior e inferior. Esse problema pode afetar indivíduos de todas as faixas etárias e pode atrapalhar toda a saúde bucal, já que a respiração, mastigação e a estética do sorriso ficam prejudicadas.
Quais os tipos ?
A mordida aberta é ocasionada por causa da falta do contato entre os dentes superiores e inferiores, assim transmite uma sensação de boca torta ou que não fecha bem. A ausência de contato pode ser percebida tanto na parte anterior quanto na parte posterior. Além do mais, também pode acontecer dos dois lados ( mordida aberta bilateral) ou de um lado (mordida aberta unilateral).
Saiba que na mordida aberta posterior, os dentes posteriores são acometidos com os problemas, ou seja, os dentes localizados na parte de trás da boca. Essa situação pode acontecer nos dois lados ou em apenas um.
Já na mordida anterior, a desarmonia ocorre pela falta de contato entre os dentes inferiores e superiores. No caso de mordida aberta lateral, a ausência de contato entre os dentes inferiores e superiores envolve, geralmente, a zona dos pré-molares.
Quais as principais causas da mordida aberta ?
Existem diversos motivos para uma pessoa desenvolver a mordida aberta, ela está associada principalmente a diversos hábitos desenvolvidos na infância. Confira a seguir quais são eles!
Uso de chupetas
O uso de chupeta durante muito tempo é uma das principais causas de mordida aberta. Ela é capaz de empurrar os dentes para frente e, assim, ocasionando o problema para a criança.
Problemas de respiração
Alguns problemas respiratórios podem ocasionar mordida aberta e a respiração de boca aberta pode potencializar o contratempo. Assim, é necessário buscar uma solução para que o problema não se agrave.
Sucção do dedo
O ato de chupar o dedo com frequência, faz com que a arcada dentária seja puxada para a frente. Esse fato pode ocorrer durante o desenvolvimento do pequeno, nos primeiros anos de vida. Caso ele tenha o costume de fazer a sucção do dedo, provavelmente apresentará morada aberta.
Interposição da língua
É preciso ter muita atenção a língua, ela pode empurrar os dentes para frente. Existem crianças e adultos que fazem a interposição da língua nos dentes, essa prática pode fazer com que a mordida aberta surja.
Fatores genéticos e de desenvolvimento
É importante destacar que algumas crianças podem apresentar mordida aberta durante a troca de dentes, ela pode desaparecer quando todos os dentes permanentes estiverem na boca. Entretanto, também pode acontecer situações mais complicadas de existir um desenvolvimento anormal do esqueleto ou da mandíbula, ou se os dentes não saírem corretamente da gengiva.
Lesões
Algumas lesões podem provocar o desalinhamento da mandíbula. Logo, podem surgir vários tipos de maloclusões, como a mordida aberta.
Quais as consequências ?
As consequências ocasionadas para a pessoa que apresenta mordida aberta são várias, é necessário conhecê-las para buscar o melhor tratamento e, assim, solucionar o problema que pode afetar a qualidade de vida!
Mudanças na fala
Muitas pessoas pensam que não, mas os dentes são muito utilizados durante a fala. O movimento da língua ao bater em suas estruturas produz determinados sons. A mordida aberta impede que esse processo seja feito com eficiência.
Dentes desgastados
Devido a abertura, diversos dentes acabam sendo sobrecarregados por causa de uma pressão natural da morada. Isso pode proporcionar um acentuado desgaste ou até quebrá-lo por causa da força aplicada.
Problemas respiratórios
A mordida aberta é capaz de afetar de forma significativa o processo respiratório de uma pessoa, uma vez que a respiração será feita pela boca. Sendo que a feita pelo nariz é muito mais positiva para os pulmões.
Mastigar
Todos os dentes tem uma determinada função, a não utilização deles pode ocasionar alterações durante o processo de mastigação, fazendo com que ela não aconteça de forma satisfatória.
Salivação
Outra importante consequência da morada aberta é a salivação em excesso, a boca fica cheia d´água. A salivação pode levar a outros problemas, por exemplo, desidratação, mau hálito, lábios rachados e dificuldade na fala.
Qual o tratamento mais indicado?
O tratamento do problema varia de acordo com as causas. Caso ela tenha aparecido por hábitos parafuncionais ou incorretos, é necessário que eles sejam mudados. Entretanto, na maioria das situações, o tratamento é feito por meio de um aparelho ortodôntico. Pois, ele é capaz de fazer a correção da mordida de forma funcional.
As crianças que ainda apresentam dentes de leite podem utilizar um aparelho removível para que realize o fechamento do espaço entre os dentes. O profissional também pode indicar a placa de mordida ou miorrelaxante, para que não que reduza o contato entre a arcada.
Os adultos podem utilizar tanto o aparelho dentário tanto autoligado quanto o fixo tradicional. Saiba que ainda podem ser usados aparelhos ortopédicos funcionais dos maxilares e as alterações fonéticas podem ser solucionadas com a ajuda de um profissional no assunto, o fonoaudiólogo.
Em situações mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia ortognática para que o problema seja solucionado com mais precisão. Existem também a possibilidade de uma prótese dentária fixa.
Portanto, para iniciar o tratamento e encontrar a melhor solução para o seu problema, é necessário buscar por um profissional especializado no assunto, ele será capaz de indicar a melhor solução para as suas necessidades. Logo, a visita rotineira ao dentista permite que o problema seja encontrado em sua fase inicial. Além do mais, lembre-se da necessidade de levar as crianças também a um profissional odontológico para corrigir qualquer falha dentária que afete seu desenvolvimento.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para deixar um comentário para sabermos o que achou do assunto e se ficou com alguma dúvida!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”