4 dicas para evitar a sensibilidade nos dentes. Confira!
Você sabe o que é, realmente, a sensibilidade nos dentes? Caracterizada por um forte incômodo na estrutura dentária, a condição afeta muitos brasileiros e costuma prejudicar funções básicas realizadas na cavidade oral, a exemplo da respiração e da mastigação. Assim, o problema dificulta a rotina dos pacientes e acende o alerta vermelho para problemas na boca.
Pensando nisso, este conteúdo mostra quais são as principais causas e consequências associadas à sensibilidade nos dentes. Depois, o artigo lista as melhores dicas para evitar o incômodo, como redobrar os cuidados com a escovação, usar pastas dentais menos abrasivas, evitar alimentos ácidos e, claro, visitar o consultório do dentista regularmente.
Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!
Quais são as causas mais comuns de sensibilidade nos dentes?
Você já sabe o que caracteriza a sensibilidade nos dentes, mas a dúvida que fica é sobre as causas dessa condição oral. Veja as principais!
Problemas bucais
A dor aguda causada pela sensibilidade nos dentes tende a ser de curta duração, mas, a depender do grau de exposição da dentina, tecido que forma o corpo do dente, o incômodo pode estar relacionado a problemas bucais, envolvendo desde a retração de gengiva até a presença de cárie e má oclusão (alinhamento anormal dos dentes).
Alimentos e bebidas ácidos
Alimentos e bebidas com forte conteúdo ácido também contribuem para remover, gradualmente, a superfície do dente. Por isso, se você sofre com sensibilidade dentária, o ideal é evitar o consumo de alimentos picantes e doces, além de restringir a ingestão de bebidas cítricas.
Geralmente, estes são alimentos e bebidas que causam sensibilidade nos dentes:
- refrigerantes;
- cerveja;
- café;
- vinagre;
- tomate;
- frutas cítricas;
- iogurte;
- pimenta;
- queijos envelhecidos;
- ketchup;
- adoçantes e doces.
Creme dental abrasivo
O item anterior nos traz aqui, pois, assim como os alimentos ácidos, a pasta de dente abrasiva prejudica a proteção natural dos dentes. O motivo é que o creme dental abrasivo, principalmente os produtos com efeito clareador, fazem o polimento do esmalte, removendo a pigmentação e promovendo, com o passar do tempo, o desgaste do tecido mineralizado da dentição.
Refluxo gastroesofágico
Retorno repetitivo e involuntário do conteúdo do estômago para o esôfago, o refluxo gastroesofágico ocorre quando há uma disfunção na válvula que impede o retorno do suco gástrico ao tubo esofágico. Nesse caso, o paciente sofre com a presença de substância ácida na boca, condição associada à sensibilidade dos dentes.
Isso ocorre porque o líquido produzido no estômago para digerir os alimentos se concentra na boca. Uma vez concentrado na cavidade oral, a substância gástrica ajuda a corroer o esmalte dentário, deixando o interior do dente mais exposto à ação de micro-organismos e à variação de temperatura da alimentação e das bebidas ingeridas.
Bruxismo
Hábito de pressionar ou ranger os dentes, o bruxismo favorece a sensibilidade dentária, pois a fricção exercida involuntariamente pela pessoa sobre a arcada desgasta o esmalte de vários dentes e pode levar, inclusive, a fraturas dentárias.
Quais são as principais consequências da sensibilidade nos dentes?
As causas da sensibilidade nos dentes podem ter a ver com problemas internos, como o refluxo gastroesofágico, ou agentes externos, a exemplo do consumo excessivo de alimentos e líquidos ácidos.
Porém, sabendo o que pode levar à condição, a dúvida que resta envolve as consequências desse mal-estar para os pacientes. Confira os sintomas comuns!
Dor ao escovar os dentes
Uma das principais consequências da sensibilidade nos dentes é a dor durante a higienização bucal. A explicação se deve à perda do esmalte dentário e à consequente exposição das raízes que sustentam a dentição na parte óssea da boca.
Incômodo ao ingerir alimentos e bebidas
Além de sentir dor no momento de escovar os dentes, é comum que o paciente com hipersensibilidade relate algum incômodo ao ingerir alimentos com temperaturas extremas ou com forte presença de substâncias ácidas em sua composição.
Dor ao inspirar ar frio
Por fim, pessoas com hipersensibilidade costumam sentir uma dor ao inspirar o ar frio. Assim, ao entrar em contato por vários minutos com a superfície do dente, a corrente de ar resfria a parte externa da dentição, chegando ao interior do dente, uma região com muitos nervos sensíveis ao frio.
Que dicas ajudam a evitar a sensibilidade nos dentes?
Neste momento, você já sabe quais são as causas e as consequências da sensibilidade nos dentes. Agora, veja dicas que ajudam a evitar esse problema!
1. Escove os dentes com cuidado
A escovação agressiva dos dentes pode gerar o desgaste do esmalte dentário, afetando não apenas a sensibilidade dos elementos, mas colocando em risco a saúde bucal como um todo. Por isso, ao higienizar essa parte do corpo, é preciso realizar movimentos suaves e precisos, removendo restos de alimentos sem exercer uma pressão excessiva sobre a arcada.
2. Use pastas dentárias específicas
Você já sabe que alguns cremes dentais podem ser prejudiciais para o esmalte dentária, um tecido mineralizado que impede a ação de micro-organismos no interior dos dentes. Sendo assim, é importante redobrar os cuidados ao escolher o produto, pedindo, sempre que possível, indicações ao seu dentista de confiança sobre uma pasta específica para a sua condição bucal.
3. Evite alimentos ácidos
Outra dica para evitar a hipersensibilidade é evitar os alimentos e as bebidas ácidas. Isso porque um esmalte dentário íntegro é sempre forte e impermeável, mas pode se desgastar com o consumo excessivo de substâncias corrosivas, especialmente, refrigerantes, vinagre e frutas ácidas.
4. Visite o consultório do dentista
Para evitar a sensibilidade nos dentes e manter a saúde bucal em dia, a principal recomendação é visitar o consultório do dentista regularmente. O profissional é o único qualificado para examinar a saúde bucal, avaliando o estado do esmalte dentário e indicando um tratamento específico para o paciente.
Neste conteúdo, você entendeu o que causa e quais são as consequências da sensibilidade nos dentes, uma condição que afeta muitos pacientes e pode estar relacionada a problemas bucais, como cárie, fratura dentária e alinhamento anormal das arcadas. Por isso, para evitar o problema, é fundamental contar com a ajuda de um cirurgião-dentista experiente.
Gostou do artigo? Se sim, continue aprendendo dicas para ficar com um sorriso bonito e saudável. Curta a nossa página no Facebook e receba outros materiais interessantes!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
1 comentário