O que é mucocele, quando ocorre e quais os seus principais riscos?
Você sabe o que é mucocele? Também conhecida como cisto mucoso, trata-se de uma lesão benigna que surge com mais frequência nos lábios, mas pode aparecer também na língua, bochechas ou no céu da boca.
Embora não represente um risco à saúde, é muito importante entender as causas desse problema, suas características e sintomas, visto que existem outras lesões semelhantes a essa. Para ajuda você a entender o que e quando ocorre a mucocele, preparamos este post com as principais informações sobre o assunto. Então, continue a leitura!
O que causa a mucocele?
As causas mais comuns da mucocele são três:
- pancadas no rosto;
- hábito de morder os lábios;
- hábito de sugar o interior das bochechas.
Essas situações provocam um bloqueio ou lesionam as glândulas salivares, que continuam produzindo saliva, mas sem conseguir eliminá-la. A consequência é um acúmulo da saliva internamente, o que produz o inchaço.
Quais são os tipos de mucocele?
A mucocele tem duas classificações: por extravasamento e por retenção. Veja mais sobre cada uma a seguir.
Mucocele por extravasamento
A mucocele por extravasamento é geralmente associada a mordidas repetitivas na região interna da boca ou nos lábios, complicações após cirurgias odontológicas e ao uso de aparelho ortodôntico. Ela costuma surgir entre pessoas com 10 a 30 anos de idade.
Mucocele por retenção
A mucocele por retenção é um tipo raro da lesão, com maior frequência em adultos acima de 40 anos. Sua causa está relacionada à obstrução das glândulas salivares.
Quais são os principais sinais da mucocele?
O sinal mais evidente da mucocele é a formação de uma bolha repleta de um líquido incolor. Além disso, essa lesão não costuma provocar dor e não piora com o passar dos dias. Por isso, fique atento para observar se haverá alterações de tamanho e cor.
Muitas pessoas podem confundir mucocele com afta. Mas, diferentemente da mucocele, a afta causa bastante desconforto e gera uma úlcera na boca.
É possível prevenir esse problema?
Alguns cuidados diminuem as chances de surgimento da mucocele. Por exemplo:
- evitar morder objetos;
- não mordiscar os lábios;
- não mordiscar as bochechas.
Embora essas medidas ajudem a prevenir o surgimento de mucocele, é importante saber que esse tipo de cisto também pode aparecer de forma espontânea.
Como é feito o tratamento?
Na maioria dos casos, a mucocele desaparece de forma natural. Algumas vezes, podem estourar e formar um pequeno ferimento, que cicatrizará sem complicações. Quando não ocorre a regressão espontânea da lesão, é necessário procurar um profissional para avaliar a necessidade de realizar uma pequena cirurgia para remover o cisto.
O procedimento cirúrgico costuma ser feito sem a necessidade de internação, em um consultório odontológico. A recuperação é rápida e tranquila.
Agora que você já sabe o que é mucocele, ficará mais fácil identificar esse tipo de lesão. Contudo, ao notar qualquer alteração na sua boca, não deixe de consultar um cirurgião-dentista para obter um diagnóstico preciso. Como vimos, outras lesões, inclusive malignas, apresentam semelhança com a mucocele e podem ser facilmente confundidas.
Esperamos que você tenha gostado de conhecer as informações básicas sobre mucocele. Aproveite para participar da nossa comunidade, seguindo a OdontoCompany no Facebook, e não perca nossas dicas e novidades sobre saúde bucal.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
1 comentário