Agende sua avaliação

O que é mucocele, quando ocorre e quais os seus principais riscos?

Tempo de leitura 3 min

Você sabe o que é mucocele? Também conhecida como cisto mucoso, trata-se de uma lesão benigna que surge com mais frequência nos lábios, mas pode aparecer também na língua, bochechas ou no céu da boca.

Embora não represente um risco à saúde, é muito importante entender as causas desse problema, suas características e sintomas, visto que existem outras lesões semelhantes a essa. Para ajuda você a entender o que e quando ocorre a mucocele, preparamos este post com as principais informações sobre o assunto. Então, continue a leitura!

O que causa a mucocele?

As causas mais comuns da mucocele são três:

  • pancadas no rosto;
  • hábito de morder os lábios;
  • hábito de sugar o interior das bochechas.

Essas situações provocam um bloqueio ou lesionam as glândulas salivares, que continuam produzindo saliva, mas sem conseguir eliminá-la. A consequência é um acúmulo da saliva internamente, o que produz o inchaço.

Quais são os tipos de mucocele?

A mucocele tem duas classificações: por extravasamento e por retenção. Veja mais sobre cada uma a seguir.

Mucocele por extravasamento

A mucocele por extravasamento é geralmente associada a mordidas repetitivas na região interna da boca ou nos lábios, complicações após cirurgias odontológicas e ao uso de aparelho ortodôntico. Ela costuma surgir entre pessoas com 10 a 30 anos de idade.

Mucocele por retenção

A mucocele por retenção é um tipo raro da lesão, com maior frequência em adultos acima de 40 anos. Sua causa está relacionada à obstrução das glândulas salivares.

agendamento

Quais são os principais sinais da mucocele?

O sinal mais evidente da mucocele é a formação de uma bolha repleta de um líquido incolor. Além disso, essa lesão não costuma provocar dor e não piora com o passar dos dias. Por isso, fique atento para observar se haverá alterações de tamanho e cor.

Muitas pessoas podem confundir mucocele com afta. Mas, diferentemente da mucocele, a afta causa bastante desconforto e gera uma úlcera na boca.

É possível prevenir esse problema?

Alguns cuidados diminuem as chances de surgimento da mucocele. Por exemplo:

  • evitar morder objetos;
  • não mordiscar os lábios;
  • não mordiscar as bochechas.

Embora essas medidas ajudem a prevenir o surgimento de mucocele, é importante saber que esse tipo de cisto também pode aparecer de forma espontânea.

Como é feito o tratamento?

Na maioria dos casos, a mucocele desaparece de forma natural. Algumas vezes, podem estourar e formar um pequeno ferimento, que cicatrizará sem complicações. Quando não ocorre a regressão espontânea da lesão, é necessário procurar um profissional para avaliar a necessidade de realizar uma pequena cirurgia para remover o cisto.

O procedimento cirúrgico costuma ser feito sem a necessidade de internação, em um consultório odontológico. A recuperação é rápida e tranquila.

Agora que você já sabe o que é mucocele, ficará mais fácil identificar esse tipo de lesão. Contudo, ao notar qualquer alteração na sua boca, não deixe de consultar um cirurgião-dentista para obter um diagnóstico preciso. Como vimos, outras lesões, inclusive malignas, apresentam semelhança com a mucocele e podem ser facilmente confundidas.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer as informações básicas sobre mucocele. Aproveite para participar da nossa comunidade, seguindo a OdontoCompany no Facebook, e não perca nossas dicas e novidades sobre saúde bucal.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.