Aparelho autoligado: o que você precisa saber?
Hoje em dia, vivemos conectados às redes sociais e, por isso, nos preocupamos mais com a harmonia do nosso sorriso, não é mesmo? Muitas pessoas, no entanto, estão insatisfeitas com o posicionamento dos dentes e até sofrem com problemas funcionais na boca. Contudo, nem sempre elas se sentem à vontade para fazer um tratamento ortodôntico.
Felizmente, para essas pessoas, existe o aparelho autoligado, que está revolucionando a área da ortodontia. Neste texto, vou explicar o que é o sistema autoligado, qual a diferença entre ele e o aparelho dentário tradicional e quais são os principais benefícios que essa solução proporciona para a saúde dos pacientes. Confira!
O que é o aparelho autoligado?
Antes de saber detalhadamente sobre a nova intervenção para quem precisa deixar o sorriso funcional e esteticamente melhor, é preciso entender o que é o aparelho autoligado ou autoligável. Como o nome pode indicar, a técnica dispensa a utilização das borrachinhas tradicionais e funciona com base no bráquete, que sustenta o fio preso em pequenas estruturas que já vêm acopladas nele — como uma espécie de presilha.
O aparelho autoligado cumpre a mesma função que outros tratamentos tradicionais, porém, tem características específicas que o fazem ser melhor em relação ao convencional. Esse tipo de aparelho ainda tem a vantagem de ser confeccionado em material metálico, de porcelana ou plástico — policarbonato.
Contudo, como o atual procedimento consegue substituir a borracha? A resposta é simples: o aparelho autoligável usa justamente a presilha para se fixar ao arco ortodôntico, o que reduz o atrito entre os dentes e aumenta radicalmente a estabilidade do tratamento.
Para você entender melhor, a intervenção que dispensa a borrachinha apresenta uma melhoria na qualidade de vida do paciente, pois a evolução corretiva dos dentes é muito rápida quando se opta pelo autoligável. Agora, quando tal técnica deve ser indicada?
Por que o aparelho autoligado é utilizado?
Quanto à indicação, os dentistas afirmam de maneira geral que o aparelho autoligado é bastante recomendado. Qualquer pessoa com necessidade de usar um método fixo deve apostar no autoligável, uma vez que consegue acoplar nele outras estruturas, como o difusor de arco. Não é à toa que muitos indivíduos procuram o aparelho moderno no consultório. Todavia, antes de o procedimento estar em alta, ele já era pesquisado na área ortodôntica.
Se o seu dentista indica o aparelho fixo, escolha o autoligável, vendo-o como um avanço científico que traz mais conforto e reduz o tempo de tratamento. Além disso, eliminar as borrachinhas do procedimento tradicional impacta o resultado positivamente.
Não é apenas uma opção estética, mas também clínica, uma vez que o aparelho autoligado tem menos atrito na boca, deixando os dentes trabalharem de forma eficiente. Dependendo do caso, somente essa intervenção corrigirá o posicionamento dentário.
Quais as diferenças entre o aparelho autoligado e outros modelos?
Até o momento, você já entendeu o que é o aparelho ortodôntico autoligado, por que ele deve ser indicado e para quem é uma solução possível. No entanto, a dúvida que resta é saber qual a principal diferença da técnica tradicional em relação à novidade dos ortodontistas. Respondemos à questão com estes 6 tópicos:
- os bráquetes, que são estruturas pelas quais passam o fio ortodôntico do aparelho, não precisam de borracha;
- o tamanho dos bráquetes é menor;
- o fio termoativado permite ao paciente sair da consulta com uma ação corretiva rápida sobre os dentes — para que você tenha uma ideia, a borracha do aparelho convencional perde estabilidade em até 20 dias;
- o tratamento é concluído 30% mais rapidamente do que no método tradicional;
- a manutenção é realizada a cada três meses (a do convencional é mensal);
- apesar do custo um pouco mais elevado, compensa ter um aparelho autoligado por causa do menor tempo de tratamento.
Quais as vantagens do aparelho autoligado?
Os benefícios desse recurso revolucionário não param por aí. São muitas vantagens que ele oferece aos pacientes. A seguir, vamos citar as principais delas. Fique de olho!
Promove mais conforto e higiene ao paciente
O tratamento que dispensa as tradicionais borrachas para fixar o fio sob os bráquetes é menos incômodo. Uma vantagem do autoligado é que ele reduz possíveis feridas na boca, melhorando a mastigação e até a escovação do paciente.
Como as borrachinhas do aparelho fixo tradicional acumulam restos de comida, outro ponto positivo é que o novo método reduz a sujeira que causa o mau hálito, eliminando tal problema pela raiz. Da mesma forma, a inovação torna a higiene mais fácil devido à menor retenção de placa na boca.
Requer um tempo menor de tratamento
O tratamento com aparelho autoligável é mais rápido. A colocação da estrutura ortodôntica aumenta a estabilidade e começa a corrigir o sorriso imediatamente. Assim, tanto o número de consultas quanto o tempo total que você leva para conquistar dentes funcionais diminuem — desde que se mantenha o cuidado bucal.
Diminui a dor
Já falamos no quesito conforto, mas outro ponto positivo do aparelho autoligado é que o paciente sente menos dor durante o tratamento. Como não há a necessidade do uso das ligaduras elásticas, há uma diminuição significativa das forças aplicadas sobre os dentes, ossos e gengivas, o que reduz a dor durante o tratamento.
Esse é um dos pontos vitais para se garantir o sucesso de todo o processo ortodôntico. Afinal, muitas pessoas podem desistir de dar continuidade ao tratamento devido a dores constantes e a mudanças no seu estilo de vida. É preciso que os aparelhos provoquem o mínimo possível de efeitos negativos sobre a saúde do indivíduo. Superar esses desafios não é nada fácil, mas o aparelho autoligado já oferece uma grande vantagem competitiva em relação aos demais modelos de aparelhos.
É bem mais discreto
Um fator que incomoda muitos pacientes é o visual chamativo proporcionado pelo aparelho metálico. Devido ao uso das borrachinhas coloridas, o uso do aparelho tradicional por pessoas mais maduras nem sempre é bem-visto. Nesses casos, o autoligado é a melhor opção. O modelo não proporciona aquele visual de adolescente e, por isso, é ideal para pessoas adultas, que querem corrigir a posição dos dentes de uma forma mais discreta.
Deixa a manutenção mais rápida
Uma grande vantagem do aparelho autoligado é que sua manutenção é bem mais rápida do que a feita com o modelo tradicional. O tempo da consulta é menor, visto que não há necessidade de troca de ligaduras elásticas. Esse fator economiza tempo e proporciona mais retorno tanto para o dentista quanto para o paciente.
Qual a idade ideal para usar o aparelho autoligado?
A Associação Americana de Ortodontia recomenda que as crianças façam avaliação com um ortodontista a partir dos 7 anos de idade, pois nessa fase elas já conseguem fazer a higiene bucal sozinhas. No entanto, dependendo do caso, o tratamento ortodôntico pode ser iniciado antes. Para usar o aparelho autoligado, não há uma idade específica. Ele é indicado tanto para crianças quanto para jovens e adultos.
Essa é mais uma vantagem competitiva em se utilizar o aparelho autoligado. O fato de não haver limitações etárias tão pronunciadas faz com que esse tratamento tenha uma grande aplicabilidade em diversos pacientes.
Quanto tempo dura o tratamento?
O tempo de tratamento depende do caso e das condições de movimentação dos dentes. No entanto, no sistema autoligado, há uma tensão mais constante, o que permite acelerar a movimentação dos dentes e da arcada. Por esse motivo, o tratamento costuma durar menos tempo.
Os resultados são bastante satisfatórios, visto que o aparelho corrige problemas como dentes desalinhados, mordida cruzada, nascimento de dentes fora do lugar, entre outros males complexos. Em casos nos quais o paciente só deseja fechar o espaço entre os dentes, não há diferença significativa entre o sistema autoligado e o aparelho convencional.
De qualquer forma, mesmo que essa seja uma excelente opção de tratamento, apenas o dentista pode orientar quanto à viabilidade de seu uso para cada paciente.
Que cuidados ter para manter o aparelho?
Quem quer ter um sorriso bonito e harmônico precisa cuidar de sua saúde bucal, zelo que se estende ao aparelho, pois, se mal cuidado, pode contribuir para o aparecimento de cáries e outras doenças. Isso porque haverá um acúmulo de resíduos alimentares na boca, o que aumenta a proliferação de bactérias. Além disso, se a boca não for higienizada corretamente, a área com presença de sujeira se transforma em tártaro, cuja remoção somente é feita por um profissional.
Como o aparelho trabalha com um movimento de baixo atrito entre o fio e o bráquete, a aparição de placa bacteriana ou tártaro prejudica diretamente o nivelamento do seu sorriso, podendo atrasar o resultado esperado e aumentar as visitas ao consultório. Nesse sentido, você não deve abrir mão da higiene, muito pelo contrário, é preciso redobrar a cautela para dispensar qualquer dano. Mas não precisa perder o sono!
Para ficar seguro com o seu tratamento, escove os dentes diariamente, use fio dental e evite alimentos de consistência dura, como maçã e torresmo. Investir o máximo de tempo na limpeza é um indicativo de que o tratamento será bem realizado.
O aparelho autoligado é mais caro?
Uma dúvida muito comum sobre o uso do aparelho autoligado é quanto à questão financeira. Ou seja, será que esse modelo tem um custo mais alto do que os outros tipos de aparelhos? Pois bem, é preciso analisar alguns pontos antes de dar uma resposta definitiva para essa questão.
Em primeiro lugar, os valores variam de acordo com o tipo de material utilizado. Por exemplo, cerâmica, metálico ou transparente. Isso já demonstra que, em qualquer um desses casos, o custo final pode ser mais alto do que com os aparelhos tradicionais.
Essa análise também deve ser realizada pelo lado da durabilidade. Afinal, o uso de materiais de qualidade maior tende a gerar uma resistência muito mais acentuada. Além disso, reduz significativamente a necessidade de procedimentos para reparo do aparelho ortodôntico. Tudo isso revela o quanto a análise do custo-benefício deve envolver diferentes variáveis.
Por fim, não podemos nos esquecer do fato de que os tratamentos com aparelhos autoligados geram um tempo menor de uso. Isso quer dizer que existe uma economia que pode equiparar os custos de ambos os tipos de tratamentos (autoligados e convencionais).
Quais as cores do aparelho autoligado?
Um detalhe muito interessante é o fato de que o aparelho autoligado é muito mais discreto. Você sabia que nesse modelo não há o uso de ligaduras elásticas para fixação? Aquelas famosas “borrachinhas”, que a grande maioria das pessoas utiliza nos seus tratamentos ortodônticos, não estão presentes aqui.
Isso deixa o aparelho autoligado muito mais interessante para quem tinha receio de utilizá-lo. A produção em materiais transparentes ou metálicos torna os bráquetes quase imperceptíveis.
O aparelho reduz a necessidade de extração dos dentes?
Outra dúvida muito comum para quem pretende utilizar o aparelho autoligado é sobre a necessidade de extração dentária. Isso é algo que gera muitos anseios e dúvidas. A boa notícia é que devido à possibilidade maior de expansão da arcada dentária o aparelho autoligado reduz a realização de extrações.
Ou seja, ele promove uma área maior para a movimentação dentária, o que facilita as intervenções pelo profissional. É preciso lembrar que a necessidade ou não de extração envolve diversos fatores e esquemas de tratamento. Por isso, somente o cirurgião-dentista pode determinar se deve ou não ser feito. Procure sempre a orientação de um especialista!
Ele pode causar manchas nos dentes?
Ninguém quer ter um sorriso prejudicado. Então, é esperado que os pacientes tenham dúvidas quanto à possibilidade do aparelho promover o desenvolvimento de manchas. Os modelos tradicionais têm borrachinhas que facilitam o acúmulo de restos de alimentos. Isso gera substrato para a atuação de bactérias que degradam o esmalte dentário e podem gerar manchas.
Como o aparelho autoligado pode ser produzido a partir da cerâmica, há uma redução da possibilidade de ocorrer esse tipo de problema.
Neste texto, você descobriu o que é, por que usar e como o aparelho autoligado se diferencia do tradicional. Com estrutura inovadora nos bráquetes, que dispensa a borracha, a técnica reduz drasticamente as visitas ao dentista e ainda diminui quase pela metade o tempo de tratamento.
Este post foi útil? Agora que você já sabe mais a respeito do aparelho autoligado, entre em contato com a OdontoCompany para agendar o mais rápido possível a sua consulta e conquistar um lindo sorriso harmônico!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
julho 11, 2020 às 4:44 pm
Gostei muito do site. Informações que explicam o leitor a entender, com palavras de fácil entendimento.
julho 16, 2020 às 2:28 pm
Fernando, tudo bem? Seu feedback é muito importante para nós! Obrigado 😀
julho 22, 2020 às 11:11 pm
Estou com o aparelho auto ligado a 2 anos, e meus dentes estao tortos, nao consigo ver resultados satisfatórios, isso por qur falam que o tratamento é mais rapido com ele
agosto 12, 2020 às 11:59 am
Interessante, Denis! No seu caso, seria necessário realizar uma avaliação para entender o que pode estar acontecendo. Isso, porque realmente o tratamento com o aparelho autoligado tende a ter resultados mais rápidos.
setembro 10, 2020 às 6:07 pm
Quero saber preço na internet
outubro 21, 2020 às 8:51 pm
Jorge, tudo bem? Isso pode variar de caso para caso. Agende sua avaliação pelo link: https://odontocompany.com/
setembro 15, 2020 às 5:12 am
Muito esclarecedor, estou interessada em trocar meu convencional pelo auto ligado, por conta da pandemia, ir com menos frequência às manutenções, menos tempo na consulta e um tratamento mais rápido.
Vi que a manutenção é mais espaçada que a convencional, mesmo assim eu pago mensalmente?
outubro 21, 2020 às 8:52 pm
Oi, Ana! O aparelho autoligado é uma ótima opção! Você pode agendar uma avaliação para entender melhor sobre o tratamento, manutenções, pelo link a seguir: https://odontocompany.com/
novembro 18, 2020 às 4:45 pm
Excelente explicação, obrigada por todas as informações. Fui ao consultório em salvador Ba para me informar todos os procedimentos do aparelho autoligado e eles me informaram que a manutenção é uma vez no mês, achei estranho porquê eu todos os demais consultório diz que a cada 3 meses.
Mas vou bem destacar isso e levar até o consultório e falar que o próprio fundador que disse.
Obrigada
novembro 19, 2020 às 7:10 pm
Boa noite. Gostaria de saber se quando se usa o aparelho autoligado e descolam alguns braquetes eu tenho que pagar pelos braquetes que cairam e quanto tenho que pagar por cada um.
novembro 20, 2020 às 12:45 am
nossa fiquei mto satisfeita com esse texto tirou todas as minhas duvidas vou usar esse aparelho autorizado. . Mas vim pesquisar sobre. E fiquei impressionada pela explicação completissima.
dezembro 4, 2020 às 2:08 am
Ele e menos doloroso q o outro coloquei o de borrachinhas fiquei 3 duas e tirei mim deu um nervosismo que ate a pressão auterou srra que com esse vo mim sentir mais confortavel quro dizer menas dir e nervosismo
janeiro 7, 2021 às 4:50 pm
Boa tarde, já fui em duas manutenções, agora vi aqui, fala do próprio idealizador do aparelho que a manutenção são a cada 3 meses. Outras pessoas já perguntaram acima. E aí como fica?
janeiro 27, 2021 às 4:55 pm
No começo do tratamento eu fazia manutenção todo mês, estava chorando de dor e tomando remédios para conseguir abir a boca nem que fosse para conversar, a dor era gigantesca. Chorava todos os 15 primeiros dias de tanta dor e fora o quanto emagreci pq não conseguia comer e com dificuldade ate p sopa quase rala. E por conta própria decidi dar um intervalo maior na manutenção. E AGORA VEJO NO SITE DA CLINICA QUE FAÇO O TRATAMENTO QUE DEVERIA SER A CADA 3 MESES A MANUTENÇÃO!
Agora faz sentido tanta dor que sofri!
abril 7, 2021 às 11:45 am
Oi Andressa! As dores melhoraram?
Qualquer coisa, procure a OdontoCompany mais perto de você para avaliarmos sua situação, pelo link https://odontocompany.com/
fevereiro 22, 2021 às 3:03 pm
Eu tenho o aparelho autoligado a 1 ano e todo mês o meu dentista diz que é obrigatório fazer a manutenção, pelo o que eu li no seu texto é de 3 meses, ele faz a manutenção e eu não vejo nenhuma diferencia.
abril 7, 2021 às 8:49 pm
Oi Adriana, como vai? Poxa, não melhorou nadinha? Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/
fevereiro 4, 2023 às 7:54 am
Estou com o aparelho autoligado a alguns meses e a doutora fala que tenho que fazer a manutenção todo mês inclusive teve um mês que eu não pude ir pq estava cheia de aftas na boca e tive que pagar 2 meses de manutenção msm não indo e agora eu vejo que posso ir de 3 em 3 meses. Sacanagem amanhã msm estou indo na odonto de Saracuruna resolver se eles não quiser
Vou processar paguei o autoligado a vista no particular
fevereiro 20, 2024 às 6:33 pm
Olá, Luciana, como vai? Nesse caso, é preciso que entre em contato direto com a unidade
em que realizou o tratamento e verifique no contrato feito com clínica mais detalhes sobre o seu tratamento!
maio 25, 2021 às 12:36 pm
Deixo manifestada minha insatisfação com o tratamento, no qual o ortodontista foi trocado pelo menos 5 vezes e não há qualquer consistência quanto aos prazos dados por cada profissional que me atendeu. Aguardo há quase dois meses o retorno da gerente da clínica sobre meus questionamentos e o estabelecimento de um calendário concreto para a conclusão de um tratamento que já se estende há quase dois anos.
maio 31, 2021 às 11:38 am
Olá Edson, como vai? Lamentamos muito pelo transtorno! Gostaria que nos informasse qual é a unidade em que se refere, por favor?
julho 2, 2021 às 5:28 pm
Como não é necessário a manutenção do aparelho todo mês, é pago mesmo assim a manutenção todo mês ? Ou somente quando é feita?
julho 5, 2021 às 1:10 pm
Olá Adriana, como vai? Somente quando é feita.
julho 24, 2021 às 1:24 am
Boa noite, gostaria de saber o que posso fazer , pois com perca dos ossos,queria muito usar um aparelho.
julho 26, 2021 às 2:07 pm
Olá Giane, como vai? Todos os pacientes que possuem perda óssea, antes de iniciarem o tratamento ortodôntico devem passar por uma avaliação do periodontista(profissional que cuida dos ossos e gengiva). Somente após essa avaliação o periodontista irá liberar ou não o paciente para o tratamento ortodôntico. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/
outubro 5, 2021 às 1:41 pm
Olá, uso aparelho autoligado já há 2 anos e 7 meses.. quando comecei o tratamento, meu dentista disse que seria no máximo 2 anos, nosso foi se é estendendo.. 4 meses, 2 meses.. na última consulta disse que vou tirar provavelmente apenas daqui 4 meses. Detalhe importante, ele está me fazendo usar borracha pra mordida cruzada, porém, não percebi diferente, meus dentes já estavam com mordida certa ao meu ver… Sem contar que me faz pagar pelo aparelho todo mês, mesmo indo a cada dois meses a consulta. Hoje pedi pra adiantar a finalização do tratamento ou interromper.
fevereiro 7, 2022 às 11:08 pm
Olá. Estou usando o aparelho autoligado ou interligado há 7 meses. Anteriormente há muitos anos eu havia usado o aparelho ortodôntico convencional. Concordo quanto à eficácia. Ele é realmente muito rápido, pois antes do segundo mês de uso já havia diferença no posicionamento dos dentes em ambas arcadas. De facto é muito rápido e eficiente. Até os ossos da minha face estão diferentes. É impressionante. Mas eu discordo com o que foi dito em relação à dor. Justamente por ter efeito mais rápido, ou seja, o movimento dos dentes, portanto também dos ossos da face, é mais intenso, a dor é muito maior! Nem se compara com o convencional que dói uns dias depois da manutenção e vai parando de doer. Com o interligado não tem descanso, a dor é constante. Às vezes só diminui a dor de um lado, mas o outro dói em dobro e assim vai. Dói até a cabeça às vezes.
De qualquer forma, eu prefiro ele por causa dos resultados rápidos. Mas não se iludam, dói muito! E fere bastante a parte interna da boca também.
agosto 17, 2022 às 12:24 pm
Olá Alessandra,e você não está sozinha viu? Muitas pessoas querem até desistir do tratamento odontológico devido a todo esse desconforto. Mas garantimos que no final, vai valer a pena! Seu sorriso vai ficar ainda mais lindo e saudável.
março 30, 2023 às 10:46 am
Me deu medo agora, eu vou colocar o autoligado também em cima meu dente não é torto só os debaixo que é será que vai dor muito
abril 4, 2023 às 4:35 pm
Olá, Tainara, você não está sozinha viu? Muitas pessoas tem medo desse tratamento odontológico,
mas garantimos que no final, vai valer a pena!
Seu sorriso vai ficar ainda mais lindo e saudável.
Converse com seu dentista, entenda seu caso, ambientalize no consultório.
abril 16, 2022 às 1:40 pm
Gostei muito da explicação. Agora fiquei com uma dúvida. Uso aparelho auto ligável, mas o dentista colocou borrachinha dos dois lados, ligando a parte inferior com a superior. Não estou entendendo porque aqui cita que não se usa borracha.
abril 27, 2022 às 12:23 pm
Olá Gislene, como vai? Provavelmente essa borracha serve para alinhar a sua mordida, melhorando o alinhamento dos dentes e consequentemente, sua fala, estética, entre outros.
outubro 25, 2022 às 3:49 pm
Comecei a colocação julho até hj não colocou tudo o meu aparelho que é o auto ligado aí caiu 2 peças estão me cobrando 89,00 de 2 peças posso comprar em site essas peças elas tel algum código? Há em relação a manutenção depois que colocar tudo o aparelho posso ir de 3 3 meses pra manutenção?
outubro 31, 2022 às 2:15 pm
Olá Daniele, como vai? O material usado no tratamento de ortodontia pelas clínicas OdontoCompany é escolhido com muito cuidado, visando o melhor para seus pacientes,e o preço do aparelho é relacionado a multifatores, veja mais nesse artigo https://blog.odontocompany.com/tipos-de-aparelho-dentario/ Sobre o tempo da manutenção, pode variar de acordo com o objetivo do tratamento esse artigo explora esse assunto um pouco mais https://blog.odontocompany.com/manutencao-do-aparelho-ortodontico/
maio 15, 2023 às 10:37 pm
Qual o valor da manutenção do aparelho?
maio 19, 2023 às 7:20 pm
Olá Elisangela, como vai? Recomendamos que procure um profissional
para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
https://odontocompany.com/clinicas
maio 15, 2023 às 10:38 pm
Aqui em V.Carvalho é 160 todo mês tá muito caro
maio 19, 2023 às 7:24 pm
Olá Elisangela, como vai? Nesse caso, é preciso que entre em contato direto com a unidade
em que realiza o tratamento para verificar no contrato feito com clínica e ver possíveis melhorias.