Como tirar o mau hálito da boca? Existe solução?
Por acaso você sofre de halitose ou mau hálito? Saiba que não está sozinho.
A halitose acomete uma boa parte da população, e geralmente o indivíduo só percebe que a tem quando ela é apontada por outras pessoas. Sabendo, então, que você sofre com esse problema, é hora de entender como tirar o mau hálito da boca.
É importante destacar que a halitose pode ter várias causas. Por exemplo, ela pode ter origem na deficiência de higiene bucal ou então estar relacionada à alimentação. Felizmente, quando bem diagnosticada, tem tratamento rápido e eficaz.
Quer saber mais sobre esse tema? Confira este artigo e conheça as principais causas da halitose, além das maneiras de tratá-la.
Quais são as principais causas da halitose?
A halitose afeta nossa capacidade de se relacionar com outras pessoas no dia a dia. Por isso, é importante investigar as principais causas relacionadas a essa situação. Alguns dos principais motivos do surgimento da halitose são:
- periodontite: essa infecção na gengiva pode produzir bactérias que exalam odor ruim;
- má alimentação: o consumo de alguns alimentos pode favorecer a eliminação de gases de forte odor pela boca;
- cigarro: as substâncias presentes no cigarro deixam um cheiro desagradável na boca.
Como tirar o mau hálito da boca?
O primeiro passo para tirar o mau hálito da boca é identificar a causa. Isso pode ser feito com a ajuda de um dentista. Esse profissional pode observar se a origem da halitose está relacionada a alguma doença bucal. Mas existem outras alternativas, vejamos a seguir.
Beba bastante água
Manter-se hidratado é outra maneira de tirar o mau hálito da boca. Isso porque, quando existe pouca saliva na boca, é possível ocorrer o surgimento de bactérias que contribuem para a proliferação de odores desagradáveis e o mau hálito.
Nesse sentido, é importante aumentar o consumo de água, pois ela ajuda a manter as mucosas hidratadas e o bom hálito.
Use sempre o fio dental
Muitas pessoas que sofrem de halitose dizem que escovam os dentes frequentemente. No entanto, é preciso considerar que a escova não consegue eliminar os resíduos de todos os cantos dos dentes.
Nesses locais onde a escovação foi ineficaz, podem surgir bactérias que causam halitose. Sendo assim, uma recomendação é caprichar no uso do fio dental, pois ele consegue eliminar os restos de comida acumulados principalmente nas regiões onde a escova não alcança.
Escove a língua
Você já deve ter reparado que, geralmente, logo ao acordar após uma longa noite de sono, existe uma camada branca sobre a língua. Essa estrutura é chamada de saburra lingual e é formada por bactérias e células mortas, além de restos alimentares.
Essa saburra causa muito mau cheiro. Para evitar isso, é importante caprichar na higienização da língua, de preferência utilizando raspadores linguais.
Essas foram algumas informações sobre como tirar o mau hálito da boca. É importante destacar que a visita ao dentista de maneira regular ajuda não apenas a eliminar as causas da halitose, mas também a prevenir outras doenças bucais.
Quer ficar por dentro de mais novidades para manter a sua saúde bucal? Siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
5 Comentários