Agende sua avaliação

Quando fazer implante dentário? Entenda aqui!

Tempo de leitura 9 min

Com o passar dos anos, os tratamentos odontológicos passaram por muitas mudanças. Os avanços tecnológicos permitiram o desenvolvimento de procedimentos cada vez mais eficientes, rápidos e, claro, indolores, que proporcionam não só melhores resultados, mas também uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Assim, é natural se perguntar quando fazer um implante dentário e se essa solução é a mais indicada.

Os implantes são modernos, muito eficazes e essenciais para a saúde de pacientes que perderam um ou mais dentes por qualquer razão. No entanto, muitas pessoas ainda têm uma série de dúvidas sobre o assunto e não sabem exatamente como esse tipo de tratamento é feito.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial para explicar melhor esse conceito e prepará-lo para um futuro procedimento. Ao longo da conversa, você descobrirá o que são os implantes, quais são os tipos, quando são indicados e os benefícios de sua execução. Tudo pronto? Então, boa leitura!

O que são implantes dentários?

Qualquer um de nós é suscetível a perder um ou mais dentes, não é mesmo? Vários motivos podem levar a isso, como problemas bucais, doenças autoimunes e acidentes. Felizmente, frente a essas situações, não é necessário passar o resto da vida com a tão indesejada “janelinha” na boca.

Os implantes dentários são estruturas sintéticas produzidas com o objetivo de substituir os dentes naturais. Para isso ocorrer, eles contam também com um suporte que é fixado na região óssea da face, garantindo estabilidade e segurança para os usuários.

Como funciona o implante dentário?

Na prática, o implante dentário começa com um procedimento cirúrgico no consultório odontológico para instalação do suporte — um pino metálico que deve ser fixado na estrutura óssea da boca —, o qual funciona como um substituto da raiz do dente. Sobre ele, é colocado um dente artificial para repor o que se perdeu.

Antes disso, no entanto, é necessário que o paciente passe por uma avaliação com o cirurgião-dentista para saber quando fazer um implante dentário é adequado para o seu caso. Para isso, são realizados exames de radiografia e tomografia, além de fotografias odontológicas, visando analisar a estrutura bucal.

Um detalhe interessante é que a colocação do pino e do dente artificial não são feitas no mesmo dia. Após a cirurgia para instalação do suporte, é preciso aguardar de 3 a 6 meses para que o tecido ósseo se integre ao implante. Só então o novo dente é colocado no lugar para compor o sorriso do paciente.

Quais são os tipos de implantes mais comuns?

Há vários tipos de implantes dentários diferentes. Cada um deles terá, evidentemente, objetivos e indicações bem variados. Para conhecer o que melhor se encaixa no seu caso, é necessário conversar com um dentista especialista em próteses, que determinará quais são as suas necessidades.

O profissional também é quem deve determinar quando fazer um implante dentário é a melhor opção para cada paciente. Caso esse seja o tratamento indicado, existem algumas opções a serem consideradas.

A seguir, confira alguns dos tipos mais comuns:

  • prótese ósseo-integrada — é implantada diretamente no osso e feita em pequenas etapas;
  • prótese protocolo — ideal para a reabilitação de pessoas que perderam muitos ou todos os dentes;
  • prótese overdenture — é uma prótese que pode ser removida pelo paciente;
  • implantes unitários — são feitos quando um ou poucos dentes foram perdidos.

Esses são apenas alguns dos tipos disponíveis. Novamente, é preciso salientar que não há uma recomendação única que valha para todos os pacientes com determinada característica. É sempre preciso avaliar bem cada caso para descobrir quando fazer um implante dentário e qual é o modelo mais adequado para a pessoa.

Como eles são feitos?

Os implantes podem ser confeccionados utilizando vários materiais. Todos eles são completamente seguros para a saúde e podem ser utilizados com tranquilidade, oferecendo segurança, resistência e durabilidade.

Os materiais mais comuns são:

Esses são os materiais utilizados tanto na prótese (a parte que é semelhante ao dente) quanto no parafuso que a fixa ao osso do paciente (corresponde aos metais citados). Para ele, inclusive, há a utilização de muitas outras ligas, que podem conter alumínio, entre outras possibilidades.

Afinal, quando fazer um implante dentário?

O implante é recomendado no caso de perda dentária, seja ela total (quando afeta todos os dentes), parcial (quando apenas alguns estão faltando) ou unitária (no caso em que apenas um dente é perdido). Essa perda pode ser ocasionada por uma série de fatores, entre eles:

  • acidentes;
  • bruxismo;
  • gengivite;
  • infecções;
  • cáries.

Além disso, doenças variadas, como o câncer, também podem fazer com que alguns dentes sejam perdidos. Nesse caso, a implantação de próteses também pode ser recomendada.

Apesar de todas essas recomendações, a indicação de implante sempre partirá do cirurgião dentista, que avaliará as necessidades do paciente e o seu estado geral de saúde, liberando ou vetando a execução do procedimento.

Quando o implante dentário pode ser indicado?

Até aqui, você já entendeu que essa é uma ótima solução para quem perdeu dentes e quer ter o sorriso completo novamente. Muitas vezes, esse tratamento também é buscado por quem já recorre à prótese removível, mas não se sente confortável com ela e quer mais estabilidade na boca.

Contudo, o cirurgião-dentista precisa considerar outros fatores além do desejo do paciente antes de indicar quando fazer um implante dentário. São eles:

  • ter a gengiva saudável;
  • ter estrutura óssea adequada para receber o implante;
  • ter bons hábitos de higiene bucal.
  • não apresentar nenhuma condição pré-existente que torne o procedimento inviável.

Quando esse tratamento pode ser contraindicado?

Há alguns casos em que o implante dentário realmente não é uma opção para o paciente e a solução é buscar outras alternativas, como as próteses dentárias, para repor os dentes perdidos. Confira alguns exemplos de contraindicações:

  • insuficiência óssea — impossibilita a osseointegração;
  • estar em formação óssea — é o caso de crianças e adolescentes;
  • ter doenças bucais — em caso de tártaro, cárie, gengivite e outros problemas, o ideal é tratar a doença antes do implante;
  • ser gestante — o procedimento é um risco desnecessário à gestante e ao bebê;
  • tabagismo — atrapalha a cicatrização;
  • ter diabetes, doenças cardíacas, doenças autoimunes, problemas renais, câncer ou distúrbios de coagulação do sangue — há maior risco de complicações.

Como dá para perceber, a contraindicação pode ser apenas temporária, em algumas situações. Por isso, é importante fazer uma avaliação com o dentista e com um médico para conhecer os riscos e descobrir quando fazer um implante dentário pode ser possível.

Quais os cuidados ao colocar implante dentário?

Depois do procedimento, é fundamental adotar alguns hábitos e cuidados para não ter nenhuma complicação. Nos primeiros dias após a cirurgia para colocação do implante, esses são os principais:

  • ficar de repouso, sem fazer atividades físicas e pegar peso;
  • tomar os medicamentos prescritos pelo cirurgião-dentista;
  • fazer a higienização bucal com uma escova de cerdas macias, creme dental não abrasivo e fio dental;
  • aplicar compressas frias para evitar inchaço no local;
  • ingerir somente alimentos líquidos, pastosos e frios ou gelados;
  • seguir todas as orientações do especialista que realizou o procedimento.

Quais são os benefícios de se investir nesse procedimento?

Já aprendeu bastante sobre os principais implantes dentários, seus tipos e as indicações? Agora, chegou o momento de descobrirmos os principais benefícios de investir nesse tipo de tratamento. Confira, a seguir.

Segurança para sorrir e autoestima

Quando uma pessoa não tem todos os dentes, ela se sente insegura para sorrir devido ao receio de julgamentos. Isso é sempre um problema, que pode gerar muita ansiedade e destruir a autoestima dos pacientes que sofreram a perda dentária. Assim, os implantes são uma ótima forma de fazer com que essa segurança seja recuperada.

Ao poder sorrir novamente, há a restauração da autoestima. Com isso, todos os âmbitos da vida de uma pessoa podem ser beneficiados, desde o pessoal até o profissional. Lembre-se de que, na sociedade, o sorriso é como um cartão de visitas. Por isso, deixá-lo bonito, confiante e saudável também pode ser muito vantajoso para os negócios.

Função mastigatória

Outro problema muito comum e recorrente em casos de perda dentária é a dificuldade de mastigação. Assim, comer pode deixar de ser um prazer e se transformar em um verdadeiro tormento. Essa situação é um bom exemplo de quando fazer um implante dentário, já que o tratamento devolve a função mastigatória ao paciente quase que instantaneamente.

Prevenção de problemas

Muitos problemas podem ser causados com a perda dentária. Dentre eles, é possível citar a movimentação dos dentes, fazendo com que eles fiquem tortos e desalinhados. Isso gera impactos tanto para a saúde (dentes que estão um por cima do outro, por exemplo, estão mais propensos a desenvolver cáries) quanto para a estética.

Redução de dores

Além dos problemas com as cáries e outras doenças ocasionadas pelo acúmulo de placa bacteriana, a movimentação dos dentes pode gerar dores de outra natureza, como problemas nos nervos, devido à pressão inadequada, ou fortes dores na cabeça. Para prevenir esse tipo de ocorrência, você pode contar com os implantes.

É interessante saber quando fazer um implante dentário, não é mesmo? Agora que você sabe mais sobre esse assunto, já pode procurar um dentista qualificado e especializado para fazer uma avaliação odontológica e identificar se esse tratamento é uma boa opção para você. Assim, seu sorriso e sua qualidade de vida poderão ser restabelecidos de maneira rápida e muito simples.

Para saber ainda mais sobre esse assunto, confira o nosso post sobre como deve ser feita a manutenção de dentes implantados. Boa leitura!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

18 Comentários

    gostaria de saber sobre as consultas

      Olá, Estevao! Tudo bem? Você pode agendar uma avaliação pelo link: https://odontocompany.com/clinicas.

    Boa noite!
    Já tive um câncer de cólon intestino em 2016, em 2018 fiz metástase no fígado operei as duas vezes, agora uns 15 dias descobrir que estou com leucemia crônica estou fazendo quimioterapia oral. Posso implantar um dente superior na frente.

      Olá, Neusa. Tudo bem? O seu caso requer muito cuidado. Sabendo disso, é importante você realizar uma avaliação com um profissional. Só após analisar todos os detalhes pertinentes à sua condição será possível dizer se pode ou não implantar um dente nesse momento. Procure uma de nossas unidades pelo link (https://odontocompany.com/clinicas) e veremos o que podemos fazer.

    Boa noite. Dr é recomendado fazer o implante na hora da extração ou esperar os 3 meses , e após cicatrizar fazer?

    Esse implante em 3 dias e em qual caso?

    Boa noite .Dr.estou com gengivas inchadas tomando remédio e enxaguante bucal e pasta dental e estou com meus dentes moles posso fazer implante e sou diabética.tomo metformina tenho muita dor de cabeça do lado direito .o que faço Dr. Desde já agradeço.isis

    Boa noite! Estou com 3 dentes quebrados até a gengiva. Só restam alguns pedaços para cima da gengiva e a raiz ainda estão boas tenho mesmo que retira-los para fazer implante ou daria para fazer outro tipo de procedimento antes de partir para implante?

      Olá Anna, como vai? Você pode optar pelo implante ou por prótese. O implante é mais seguro e definitivo, já que a prótese seria móvel. Leia estes artigos a seguir e saiba mais sobre as duas opções: https://blog.odontocompany.com/category/implantes/. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/

    Perda óssea em alguns dentes tem chance de implante

      Olá, Eliane, como vai? Procure a OdontoCompany mais próxima de você, é
      só acessar esse link https://odontocompany.com/clinicas que teremos
      o prazer de avaliar o seu caso e verificar o melhor tratamento para você.

    o emplante é grátis mesmo

      Olá, Adnilson, como vai? Não realizamos implantes gratuitos. Se deseja um orçamento para o seu caso, agende já uma avaliação gratuita com um de
      nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link, e
      tire todas as suas dúvidas https://odontocompany.com/clinicas.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.