Entenda a importância do suporte ao franqueado

Tempo de leitura 6 min

Quem não deseja ter sucesso na vida profissional e expandir o lucro nos negócios? A resposta parece óbvia, mas nem sempre os gestores entendem a importância do suporte ao franqueado quando se trata de uma franquia. 

Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, leia este artigo! Aqui, você entenderá o que é e como funciona esse serviço em uma rede de franchising. Além disso, descobrirá quais são os tipos de suporte às empresas franqueadas e os principais benefícios desse auxílio — a exemplo de apoio jurídico, serviço arquitetônico, setor de marketing, treinamento profissional e manuais de operação. Confira!

O que é e como funciona o suporte ao franqueado?

Certamente, você deve estar se perguntando o que é o suporte à franquia e como funciona. Antes de tudo, entenda que franqueadores e franqueados são parceiros de valor no mercado e devem buscar aperfeiçoamento para melhorar o relacionamento com os clientes sistematicamente.

De forma geral, essa experiência é mediada pelo serviço de suporte à franquia, cujas ferramentas permitem ao franqueador atender as demandas do franqueado, mantendo uma comunicação aberta e sistemática sobre os processos.

Assim, o suporte tende a reunir uma central de atendimento, a qual é responsável pelas demandas do franqueado e pelo retorno sobre determinadas soluções envolvendo a empresa franqueadora.

Logo, com o passar do tempo, espera-se que as dúvidas do franqueado sejam resolvidas pelo serviço de apoio, sendo reunidas em manuais que padronizam operações e automatizam alguns processos dentro da rede de franquias. 

Quais são os tipos de suporte que existem no mercado?

Você já entendeu o que é e como funciona o suporte às franquias, mas, talvez, a dúvida que ainda fica é: quais são os tipos de auxílio a franqueados oferecidos pelo setor? A resposta é que o serviço pode ser tanto presencial quanto à distância, a depender da demanda apresentada pelo empreendimento.

Normalmente, questões sobre operação são respondidas à distância, pela central de atendimento. No entanto, ações de treinamento, por exemplo, costumam envolver a equipe de suporte na franquia, quando são ministradas palestras e conferências com o pessoal responsável pela instituição franqueada.

Quais são os principais benefícios do suporte para o franqueado?

Além das opções de atendimento presencial e online, existem benefícios, como auxílio jurídico, ações de marketing e manuais unificados, que devem ser conhecidos por você antes de optar pelo serviço na sua empresa. Saiba que o suporte precisa ajudar desde a abertura do negócio até o treinamento de funcionários. Veja mais ações que podem beneficiar.

Escolha de ponto

A localização é um dos fatores essenciais para uma empresa ser bem-sucedida, motivo pelo qual o serviço de apoio auxilia o franqueado na escolha de ponto, seja no shopping, seja em galerias ou em uma rua comercial.

O suporte avalia o modelo de negócio, a projeção financeira da empresa, o público-alvo e outras questões operacionais para decidir qual local é mais adequado para a abertura da franquia.

Powered by Rock Convert

Serviço arquitetônico

A rede de franquias conta com escritório arquitetônico que elabora projetos padrão para os franqueados, ajudando a manter uma imagem homogênea sobre a empresa em diversos pontos comerciais. Cabe ao suporte, ainda, propor plano para a empresa se encaixar nas diretrizes da rede, ajustando o modelo específico às regras arquitetônicas mais gerais.

Apoio jurídico

Quando se inicia a parceria de franqueamento, os profissionais em geral têm dúvidas sobre o funcionamento jurídico e administrativo da instituição. Pensando nisso, o suporte dispõe de uma equipe de especialistas para mediar procedimentos legais, como conseguir o CNPJ, registrar a firma na Junta Comercial da cidade e inscrevê-la na Receita Federal.

Em um segundo momento, o setor jurídico também ajuda a sanar as questões legais de contratação profissional. O apoio pode sugerir determinados perfis de funcionários para a franquia, respeitando a hierarquia e o plano de trabalho na empresa.

Ações de marketing

Por via de regra, empresas devem investir no setor de marketing para atrair mais parceiros comerciais. E não seria diferente com os franqueados, os quais destinam um valor para a franqueadora alimentar o fundo de atração a novos clientes.

Nesse sentido, o suporte ajuda a concretizar ações de marketing para a franquia, aumentando a visibilidade da empresa com campanhas em meios de comunicação, como televisão, rádio e anúncios externos, além da internet.

Treinamento

Empresas que oferecem serviços ao consumidor devem focar bastante em treinamento para manter qualidade e profissionalismo. Para ajudar os franqueados, a central de atendimento oferece capacitação para a equipe para passar o know-how da marca franqueadora à gerência da nova franquia.

Direcionado à gestão e aos diversos setores dentro da organização, o treinamento pode ser por meio de videoaulas, conferências e palestras sobre o funcionamento da empresa e os valores da marca.

Manuais

É importante que o franqueado consiga manter o padrão de atendimento da franqueadora e, para isso, indica-se o uso de manuais, com os quais é possível resolver demandas operacionais sem perder tempo. Os documentos organizam uma série de questões sobre procedimentos internos e externos e ajudam a dar unidade à rede de franchising.

Quais critérios analisar para escolher um bom suporte?

Agora, a sua dúvida deve ser em que critérios se fiar antes de contratar suporte à sua franquia, certo? Para resolver a questão, basta analisar o desempenho das empresas que oferecem esse serviço ao setor e os benefícios que elas propõem à rede de franqueados.

Portanto, escolha um serviço de apoio que possa responder às demandas da sua empresa rapidamente e de forma confiável, além de disponibilizar manuais que unifiquem procedimentos operacionais e, ainda, uma equipe jurídica sempre a postos para resolver questões legais e contratação de pessoal para a firma.

Pronto! Agora você já sabe mais sobre o suporte ao franqueado — atendimento que ajuda a resolver demandas da franquia — seja presencial, seja com treinamentos à distância, em menos tempo. Ainda, que o serviço é crucial para unificar procedimentos na empresa e manter qualidade e reputação da rede de franchising nos diversos pontos comerciais em operação.

O conteúdo foi útil? Então, não deixe de se manter informado sobre o tema. Assine já a newsletter do nosso blog e receba gratuitamente materiais exclusivos sobre franquias odontológicas!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.