Agende sua avaliação

Passo a passo: aprenda como limpar contenção fixa

Tempo de leitura 3 min
O que você sabe sobre saúde bucal? Venha descobrir!

Todo mundo precisa ter bons hábitos de higiene bucal, independentemente de fazer uso de algum aparelho nos dentes ou não. Porém, o fato é que a presença deles exige ainda mais cuidados. Saber como limpar contenção fixa, por exemplo, pode ser bem desafiador.

Esse aparelho, que é utilizado na fase final do tratamento ortodôntico para garantir que os dentes permaneçam no lugar certo, consiste em um fio metálico colocado atrás deles. Assim, é preciso muita atenção para remover todos os resíduos de alimentos na hora da limpeza.

Para facilitar esse processo, este post traz um passo a passo de como limpar a contenção fixa. Confira!

Faça a higienização logo após as refeições

Para não deixar que as bactérias se acumulem na boca, especialmente na contenção fixa, lembre-se de escovar os dentes assim que terminar de comer. Outro hábito importante é passar a fazer uma escovação dupla, com uma escova de dentes comum e com a interdental.

Nos próximos passos, você vai entender melhor como isso funciona.

Use fio dental

Passar o fio dental antes da escovação é importante para já remover os restos de comida dos pontos onde a escova não alcança. Nesse processo, uma boa dica de como limpar contenção fixa é fazer uso do passa fio, um acessório que ajuda a levar o fio por baixo do aparelho.

Você pode utilizar, também, um fio dental com ponta rígida, que torna seu manuseio mais fácil. Em todo caso, é importante passá-lo por todos os espaços, para que seja possível impedir o acúmulo de resíduos e, consequentemente, a formação de placa bacteriana.

Escove os dentes normalmente

Depois de utilizar o fio dental, realize a escovação com uma escova de dente de cerdas macias e um bom creme dental com flúor. Lembre-se de que você não precisa fazer força excessiva sobre os dentes, pois isso agride o esmalte e a gengiva.

Utilize a escova interdental

No passo a passo sobre como limpar contenção fixa, o uso da escova interdental realmente não pode faltar. Isso porque ela tem o formato ideal para alcançar os espaços desse aparelho e fazer uma limpeza mais minuciosa na região. Então, realize movimentos circulares e suaves com ela para uma boa higienização.

Faça uso do enxaguante bucal

O enxaguante bucal pode e deve ser utilizado por quem usa algum tipo de aparelho ortodôntico. Inclusive, existem opções especificamente desenvolvidas para reforçar a higienização deles. Por isso, vale a pena complementar a limpeza da contenção com bochechos desse produto.

Seguir esse passo a passo é importante porque a falta de uma boa higiene bucal leva ao aparecimento de tártaro, cárie e outras doenças. Com o aparelho na boca, as chances de isso acontecer são ainda maiores, já que os resíduos de alimentos e bactérias se acumulam nele com facilidade.

Agora que você sabe como limpar contenção fixa, tome todos os cuidados para realizar uma higienização impecável. Além disso, faça visitas regularmente ao dentista para uma limpeza dental mais profunda e para identificar qualquer problema o mais rápido possível.

Quer continuar se informando? Leia também o nosso post que explica a diferença entre contenção fixa e móvel!

será que eu preciso de aparelho

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.