O que é pericoronarite, quais as causas e como tratá-la?
Dor intensa e aguda. Essas são as características mais comuns relatadas entre os pacientes que sofreram de pericoronarite. Geralmente, essa doença acomete as pessoas que estão tendo erupção dos dentes siso, a partir dos 20 anos. Mas então, o que é a pericoronarite?
Trata-se de uma inflamação causada, principalmente, pela formação da placa bacteriana na região onde a anatomia do dente siso está irregular. Essa doença precisa ser tratada o quanto antes, pois tem grande chance de disseminar para outras estruturas dos dentes. Se isso acontecer, é possível ocasionar infecções ainda mais severas.
Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este post e entenda o que é a pericoronarite, como ela é causada e quais os tratamentos possíveis.
Afinal, o que é pericoronarite?
Trata-se de uma inflamação que acontece em pessoas que têm dentes semi-inclusos, os mais popularmente conhecidos como dentes siso. Esses dentes estão parcialmente posicionados na arcada dentária, por isso podem ter uma anatomia propícia para o acúmulo de restos de alimentos.
Ainda, a área onde está presente o dente semi-incluso é de difícil acesso. Isso dificulta a efetividade de procedimentos como escovação e uso do fio dental. Dessa maneira, há grande chance de proliferar bactérias e resultar em inflamação.
A pericoronarite deve ser tratada quanto antes, pois se for negligenciada pode disseminar para estruturas de outros dentes. Nesse caso, as infecções serão ainda mais severas e mais complexo tende a ficar o tratamento.
Quais são os principais sintomas da pericoronarite?
Dentre os sintomas mais comuns está uma dor local, onde nasce o dente siso. Essa dor pode ser bastante intensa em alguns casos. Além disso, devido à presença de placa bacteriana, a pericoronarite provoca a halitose, o famoso mau hálito.
Ademais, a inflamação na gengiva e nos tecidos moles, provocados pela pericoronarite, dificultam, por exemplo, a ingestão e mastigação de alimentos duros. Isso porque, acabam agredindo a gengiva inflamada.
Em situações mais avançadas de pericoronarite, é possível identificar a presença de pus na região infeccionada, bem como febre e mal-estar . Outros sintomas adjacentes são a dificuldade de deglutinação, de abrir a boca, além de dor de ouvido e de cabeça.
Como é realizado o tratamento da pericoronarite?
O tratamento da pericoronarite pode variar de acordo com o nível de gravidade. Em situações mais simples, são utilizados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Esses já são suficientes para aliviar a dor.
Mas quando identificada a infecção nos tecidos moles, o dentista deve fazer o tratamento com uso de antibióticos. E se a situação ainda não for resolvida, a alternativa será um tratamento cirúrgico, o qual pode ser gengivectomia e a extração do dente.
Essas foram algumas informações sobre o que é pericoronarite. Aqui, você pôde perceber quais são os principais sintomas, as causas e os tratamentos disponíveis. De toda forma, é preciso investir em prevenção. Então, não deixe de frequentar o dentista ao menos duas vezes por ano.
Quer aproveitar a oportunidade e agendar uma consulta? Entre em contato conosco!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”