Agende sua avaliação

O que é pericoronarite, quais as causas e como tratá-la?

Tempo de leitura 3 min

Dor intensa e aguda. Essas são as características mais comuns relatadas entre os pacientes que sofreram de pericoronarite. Geralmente, essa doença acomete as pessoas que estão tendo erupção dos dentes siso, a partir dos 20 anos. Mas então, o que é a pericoronarite?

Trata-se de uma inflamação causada, principalmente, pela formação da placa bacteriana na região onde a anatomia do dente siso está irregular. Essa doença precisa ser tratada o quanto antes, pois tem grande chance de disseminar para outras estruturas dos dentes. Se isso acontecer, é possível ocasionar infecções ainda mais severas.

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este post e entenda o que é a pericoronarite, como ela é causada e quais os tratamentos possíveis.

Afinal, o que é pericoronarite?

Trata-se de uma inflamação que acontece em pessoas que têm dentes semi-inclusos, os mais popularmente conhecidos como dentes siso. Esses dentes estão parcialmente posicionados na arcada dentária, por isso podem ter uma anatomia propícia para o acúmulo de restos de alimentos.

Ainda, a área onde está presente o dente semi-incluso é de difícil acesso. Isso dificulta a efetividade de procedimentos como escovação e uso do fio dental. Dessa maneira, há grande chance de proliferar bactérias e resultar em inflamação.

A pericoronarite deve ser tratada quanto antes, pois se for negligenciada pode disseminar para estruturas de outros dentes. Nesse caso, as infecções serão ainda mais severas e mais complexo tende a ficar o tratamento.

Quais são os principais sintomas da pericoronarite?

Dentre os sintomas mais comuns está uma dor local, onde nasce o dente siso. Essa dor pode ser bastante intensa em alguns casos. Além disso, devido à presença de placa bacteriana, a pericoronarite provoca a halitose, o famoso mau hálito.

Ademais, a inflamação na gengiva e nos tecidos moles, provocados pela pericoronarite, dificultam, por exemplo, a ingestão e mastigação de alimentos duros. Isso porque, acabam agredindo a gengiva inflamada.

Em situações mais avançadas de pericoronarite, é possível identificar a presença de pus na região infeccionada, bem como febre e mal-estar . Outros sintomas adjacentes são a dificuldade de deglutinação, de abrir a boca, além de dor de ouvido e de cabeça.

Como é realizado o tratamento da pericoronarite?

O tratamento da pericoronarite pode variar de acordo com o nível de gravidade. Em situações mais simples, são utilizados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Esses já são suficientes para aliviar a dor.

Mas quando identificada a infecção nos tecidos moles, o dentista deve fazer o tratamento com uso de antibióticos. E se a situação ainda não for resolvida, a alternativa será um tratamento cirúrgico, o qual pode ser gengivectomia e a extração do dente.

Essas foram algumas informações sobre o que é pericoronarite. Aqui, você pôde perceber quais são os principais sintomas, as causas e os tratamentos disponíveis. De toda forma, é preciso investir em prevenção. Então, não deixe de frequentar o dentista ao menos duas vezes por ano.

Quer aproveitar a oportunidade e agendar uma consulta? Entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.