Agende sua avaliação

O que é chupeta ortodôntica: veja se vale a pena

Tempo de leitura 3 min

Quem tem um bebê em casa sabe muito bem que é preciso adotar algumas estratégias para acalmar a criança com mais facilidade e ajudá-la a dormir tranquilamente. Nesse sentido, a chupeta ortodôntica é um acessório muito utilizado na rotina das famílias.

Esse é um tipo de chupeta especificamente projetado para lembrar o formato do bico do seio da mãe na hora da amamentação. Por isso, além de oferecer uma sensação de conforto, ela ainda consegue ser menos prejudicial ao desenvolvimento da dentição do bebê que os modelos tradicionais.

Continue a leitura para entender melhor porque isso acontece e conferir outras informações sobre o assunto!

Como funciona a chupeta ortodôntica?

A chupeta ortodôntica tem um formato achatado, com uma inclinação que permite que ela se adapte à posição da língua do bebê, de modo similar ao que ocorre quando está sendo amamentado. Desse jeito, os lábios não ficam muito afastados durante sua utilização.

Devido a essas características, é possível evitar um mau posicionamento dos dentes de leite da criança, reduzindo os riscos de que ela tenha mordida aberta — quando os dentes inferiores e superiores não se tocam. Assim, essa chupeta é uma boa opção para quem quer recorrer ao acessório sem causar tantos danos.

Qual a diferença entre a chupeta ortodôntica e a tradicional?

Enquanto o modelo ortodôntico é mais plano e inclinado, a chupeta tradicional é arredondada. Esse é justamente o formato que pode causar a mordida aberta, caso a criança continue a usá-la após o nascimento dos dentes.

Outra diferença entre as duas é o material. A tradicional costuma ser fabricada em látex e a ortodôntica é de silicone, que é menos propício à proliferação de germes e ao surgimento de reações alérgicas.

Quais as principais vantagens da chupeta ortodôntica?

Preferir esse tipo de chupeta proporciona alguns benefícios, como:

  • sensação de conforto — os recém-nascidos têm o instinto de sugar e associam esse ato a sentimentos positivos, de modo que ela ajuda a acalmá-los;
  • evita o desenvolvimento do hábito de chupar o dedo — quando a chupeta ortodôntica começa a ser usada antes dos 3 meses, a tendência é que o bebê não recorra aos dedos para suprir a necessidade de sucção;
  • causa menos danos — a chupeta ortodôntica diminui os riscos de má formação da estrutura dentária e da musculatura facial do bebê, evitando problemas como a mordida aberta.

Como você pode perceber, a chupeta ortodôntica é uma alternativa melhor do que a tradicional. No entanto, vale ressaltar que, embora um modelo seja menos prejudicial do que o outro, o ideal mesmo é evitar totalmente o uso de qualquer um deles ou, pelo menos, eliminá-lo antes que a criança complete 2 anos de idade.

Por fim, lembre-se de que é importante levar o bebê ao odontopediatra antes mesmo que os dentes comecem a nascer. Assim, é possível selecionar a chupeta ortodôntica mais adequada entre as opções disponíveis no mercado e, ainda, fazer o acompanhamento do desenvolvimento da arcada dentária do bebê.

Quer continuar se informando? Confira agora um post imperdível sobre os principais benefícios da ortodontia preventiva!

Quer receber mais conteúdo como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail.

E-mail cadastrado com sucesso
Ops! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, verifique se o captcha está correto.

Diga o que está em sua mente

Seu endereço de e-mail não será publicado.