Meu aparelho fixo quebrou, e agora?
Muitas pessoas chegam com a mesma dúvida ao consultório do dentista: o aparelho fixo quebrou, o que fazer? Para responder à questão, este texto explica, inicialmente, qual é a importância do profissional para preservar o dispositivo ortodôntico — cujos principais componentes são os bráquetes, o fio e a borrachinha — e cuidar dos dentes.
Além disso, você aprende dicas valiosas para ter sucesso no tratamento, mantendo as peças e fazendo a manutenção no consultório regularmente. Em seguida, descobre quais são as principais situações em que o aparelho se danifica. Por fim, compreende por que procurar o especialista imediatamente após as adversidades para não prejudicar o caso. Leia o artigo agora mesmo e tire todas as dúvidas sobre o assunto!
Por que contar com profissional para preservar dentes e aparelho?
Antes de saber por que contar com dentista para cuidar do aparelho fixo e dos dentes, entenda que o dispositivo ortodôntico é composto, principalmente, por três elementos:
- bráquetes: pecinhas feitas em metal e colocadas em cada dente (cujo formato e a angulação influenciam a moldagem do material) com resina e LED para suportar o fio. Os bráquetes podem ter, ainda, ganchos, pequenas hastes que geralmente ficam sobre caninos e pré-molares;
- fio ortodôntico: perpassam os bráquetes para realizar movimentos na dentição. Em alguns bráquetes específicos, pode-se colocar também amarilhos, metais de menor espessura do que o fio;
- borracha: é o material que se usa, em geral, para prender o fio ortodôntico aos bráquetes. Outra função para o instrumento é como elástico separador, os quais são colocados entre os dentes para, em outro momento, serem substituídos pelos anéis.
A principal indicação para problemas no desenvolvimento da dentição é o aparelho. Independentemente do seu caso, você deve procurar o especialista para fazer a higiene bucal e corrigir possíveis disfunções dentais.
Por outro lado, se você já usa aparelho fixo, não se esqueça de que o dispositivo ortodôntico requer cuidados e deve ser acompanhado de perto pelo especialista, que faz a manutenção das peças e verifica se a movimentação dos dentes está ocorrendo de maneira adequada.
Não deixe, porém, para ir ao consultório apenas quando acontece alguma adversidade no tratamento, uma vez que negligenciar o acompanhamento causa sérios riscos à sua saúde.
Quais dicas são valiosas para cuidar do aparelho fixo?
Para evitar cortes na boca ou mesmo interromper o tratamento com quebra de peças, o correto é cuidar do aparelho fixo. Nesse sentido, algumas dicas são primordiais, a começar pela escovação diária. Tenha utensílio de cerdas maciais e canaletas que facilitem a limpeza dos bráquetes. Após passar a pasta apropriada, use o fio dental para remover restos de alimento entre os dentes.
No dia a dia, evite alimentos que expõem as peças a futuros traumas. Chicletes, pirulitos e balas podem, facilmente, comprometer o aparelho e são ricos em açúcar, o qual leva à formação de placa bacteriana e cáries, quando não se faz escovação diariamente. Tenha cuidado, ainda, ao consumir frutas, vegetais e carnes, que devem ser cortados para diminuir os impactos na mastigação.
Você também deve parar de roer as unhas ou mastigar canetas e lápis, pois o hábito exerce pressão no aparelho ortodôntico, podendo, com isso, quebrar os bráquetes ou soltar os fios. Para manter a saúde oral, visite sempre o dentista e faça a manutenção do dispositivo fixo pelo menos uma vez ao mês.
O aparelho fixo quebra em que situações?
Até o momento, sabe-se sobre os componentes do aparelho fixo, por que fazer manutenção periódica com profissional e dicas para cuidar das peças. Mas quais são as principais situações em que o aparelho se compromete? Geralmente, há três grandes causas para que isso ocorra.
A começar pela principal queixa dos pacientes, o deslocamento ou rompimento dos bráquetes. Por um lado, o empecilho se associa a um esforço na mastigação de alimentos duros ou ao hábito de roer as unhas e alguns objetos. Por outro, o incidente pode envolver falha na hora da colagem da peça.
Fora isso, os fios metálicos do aparelho fixo podem se comprometer quando uma borrachinha se solta, causando dor e até sangramento na boca da pessoa. Caso o metal esteja furando as extremidades da boca, principalmente no início do tratamento ou após quebra de um bráquete, é importante avisar o dentista urgentemente para reparar os danos.
Por fim, ainda que seja menos comum, o anel do aparelho (colocado após os elásticos atuarem como separadores entre os dentes) pode se soltar e atingir a gengiva, sangrando ou inflamando a área. Essa ruptura, se ignorada, facilita o acúmulo de alimentos e também leva à formação de placa bacteriana e cáries.
O que fazer quando o aparelho fixa quebra?
Quando algum elemento do seu aparelho fixo quebra (seja o bráquete, seja o fio metálico, seja o anel), você deve procurar o dentista o mais rápido possível. Caso os bráquetes ou fios sejam danificados, o seu tratamento é interrompido e será alta a chance de se cortar com o metal deslocado na boca.
Para evitar feridas e exposição do metal à região sensível da gengiva, peça para o profissional remover as peças soltas e colocá-las novamente no aparelho. Não é indicado que a própria pessoa remova os dispositivos, uma vez que corre riscos de se cortar com a parte metálica e contrair infecção devido à falta de conhecimento científico e equipamentos clínicos.
Da mesma forma, se o seu anel ortodôntico incomoda demais, deixa bolha na gengiva ou aparenta ter se deslocado, procure rapidamente o cirurgião-dentista e não tente solucionar o problema — que leva a consequências graves — em casa.
Neste conteúdo, você aprendeu o que fazer quando o seu aparelho quebra e ficou por dentro de dicas importantes para manter as peças em pleno funcionamento. Apesar de algumas situações comprometerem os bráquetes, o fio e a borracha, o ideal é procurar sempre o especialista para resolver o problema.
Se o seu aparelho fixo quebrou, esperamos que este artigo tenha ajudado você a tomar as primeiras providências. Agora, que tal deixar um comentário na postagem? Compartilhe com a gente a sua experiência ou tire dúvidas sobre saúde bucal!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
novembro 11, 2019 às 7:04 pm
Presiza do zap odontocompany
julho 16, 2020 às 1:22 pm
Emília, tudo bem? Claro! Procure a unidade da OdontoCompany mais próxima de você no link (https://odontocompany.com/clinicas). Lá você vai achar todas as informações, incluindo o número de WhatsApp.
dezembro 18, 2019 às 5:16 pm
Caso o meu aparelho quebre eu posso ir na clínica de vocês ??
julho 16, 2020 às 1:22 pm
Oi, Josenildo. Tudo bem? Com certeza. Você pode procurar a OdontoCompany sempre que precisar!
junho 11, 2020 às 3:27 am
Tem três dias que coloquei o aparelho dentário e está incômodo ao comer qualquer coisa e dá como se fosse choque quando um dente encosta no outro. Outra coisa que me deixou preocupada é quando fui morder o DEDO,que veio na minha mão um pedaço de dente e ñ é meu!não entendi qual a função.
Podem me explicar?
Obrigada
julho 16, 2020 às 1:24 pm
Olá, Maria Glecia! Como vai? É super normal a sua arcada dentária estar mais sensível, afinal de contas seu organismo ainda está acostumando à nova realidade, certo? Mas fique tranquila, é normal.
agosto 20, 2020 às 12:15 am
Coloquei o aparelho hoje e no mesmo dia o braquete do ultimo dente soltou . o que eu faço ? .
Não comi nada duro que danificasse o aparelho .
setembro 9, 2020 às 4:55 pm
Está com 1 semana que fiz manutenção, um braquetes do meu aparelho quebrou, devo ir na clínica,.
novembro 5, 2020 às 12:32 pm
Quando vamos fazer a manutenção e tem um braquete quebrado, tenho que pagar ele a parte?
novembro 5, 2020 às 2:23 pm
A muito tempo atrás usei aparelho
No entanto quando soltava ou quebrava alguma pecinhas não era cobrado por isso
Gostaria de saber porque vocês cobram sendo que já pagamos manutenção do aparelho mensalmente.
Tô passada com isso
Meu aparelho soltou e tive essa surpresa de cobrança 😕
março 14, 2021 às 5:01 pm
Fui passar o fio dental e descolou meu braquete … Sendo q coloquei sexta feira. É pago para colar novamente ? Eu tenho o plano mensal
junho 24, 2021 às 2:30 pm
Oiieh tudo bem? Bom eu coloquei o meu aparelho não faz um mês e quebrei a pessinha do aparelho bem no canto e tô muito nervosa o que eu faço ? Vocês custam para concertar ? Eu sou cadastrada aí no dentista de vcs só tô preocupada se eu vou ter que pagar pra colocar a pessinha denovo porque eu pago aí 80 Reais da manutenção
julho 1, 2021 às 6:51 pm
Olá Lais, como vai? A questão dos pagamento você pode verificar na clínica em que realiza o tratamento.
agosto 17, 2021 às 10:13 am
O ferinho do aparelho movel do meu filho quebrou ja pago manutenções e tenho plano com vcs eu não tenho que acar com o conserto né porque ja pago manutenções caras
agosto 19, 2021 às 12:58 pm
Olá Fabiana, como vai? Qual a unidade?
maio 1, 2023 às 5:47 am
Faço tratamento na unidade do jardim Miriam meu último bracket descolou com menos de 15 dias segui todas orientações do dentista quero saber se tem cobrança pra colar pois pago manutenção
maio 3, 2023 às 6:39 pm
Olá Nathalia, como vai? Lamentamos muito pelo ocorrido.
Pedimos que entre em contato pelo link https://odontocompany.com/sac,relatando o que ocorreu e em qual unidade você
realiza o seu tratamento,para analisar o que podemos fazer por você. Mais uma vez, sentimos muito.
abril 19, 2024 às 8:22 pm
Oi
Faço tratamento na OdontoCompany a uns meses uso aparelho fixo, caiu três brackets nesse caso tenho que levar as peças que caíram pra repor ou não? Quando a secretária me informou que teria que levar até perguntei denovo, achei meio estranho!
Sou de Itaperuna RJ.
Quem for da Empresa me responda por aqui…
abril 23, 2024 às 5:17 pm
Olá, Joyce, como vai? Recomendo que siga as orientações repassadas pela clínica para garantir que o problema seja resolvido da melhor maneira possível, pois cada caso é único!