Gel para clareamento dental: tire suas dúvidas sobre esse produto
O uso do gel para clareamento dental é uma das principais formas de conseguir um sorriso mais branco. Esse tratamento está indicado em casos de dentes escurecidos pelo consumo de alimentos pigmentados, pelo hábito de fumar e pela higiene bucal inadequada.
Esse produto pode ser utilizado tanto em consultório quanto em casa, com o auxílio de uma moldeira confeccionada pelo cirurgião-dentista. Quer saber mais sobre como funciona esse gel? Então, continue a leitura deste post!
Como o gel para clareamento dental age?
O gel para clareamento dental é um produto composto por peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio. Esses agentes atuam a partir de uma reação química, quebrando as moléculas de pigmento que escurecem os dentes.
O produto está disponível no mercado em diferentes concentrações, porém, o responsável por identificar a porcentagem ideal é o dentista, que levará em consideração uma série de fatores relacionados à sua saúde bucal nessa decisão.
Quais os benefícios do gel?
Uma das principais vantagens do uso do gel clareador está na possibilidade de conseguir dentes mais brancos de maneira conservadora, visto que o procedimento não requer qualquer tipo de desgaste dentário. Além disso, trata-se de uma opção que proporciona resultados rápidos e satisfatórios — em poucos dias, é possível notar uma melhora na tonalidade dos dentes.
O custo também é um ponto favorável, pois o clareamento com gel requer um investimento menor do que outros tratamentos, como as lentes de contato.
Existe algum risco?
O gel para clareamento dental é um produto seguro, desde que seu uso seja feito de forma adequada e supervisionada por um profissional. Caso contrário, há um grande risco de ocorrerem problemas, como:
- queimaduras no tecido gengival;
- excesso de sensibilidade;
- manchas;
- comprometimento da polpa dentária.
Por que não se deve fazer uso prolongado?
A utilização do gel por mais tempo do que o proposto pelo cirurgião-dentista não trará melhores resultados. Isso porque, além de o produto ter um tempo de ação já determinado pelo fabricante, os dentes apresentam um ponto máximo de clareamento.
Dessa forma, se o seu dente já atingiu a saturação máxima, estender o uso não o tornará mais claro. Inclusive, isso pode trazer complicações, como a sensibilidade excessiva.
Quais os cuidados necessários ao realizar esse procedimento?
Para conseguir um sorriso e bonito, é necessário seguir alguns cuidados ao utilizar o gel de clareamento dental. Veja a seguir!
Aplique a quantidade certa de produto
Durante o período de uso do gel, deve-se aplicar uma quantidade pequena na moldeira, com o intuito de evitar que o produto escorra e atinja a gengiva. A aplicação de uma dosagem maior do que a recomendada não faz diferença nos resultados obtidos.
Mantenha a higiene bucal
Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia e não se esqueça de passar o fio dental. Além do mais, certifique-se de que sua escova tem cerdas macias, que não causarão atrito excessivo, e aposte em um creme dental sem agentes abrasivos.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre o gel para clareamento dental. Como é possível perceber, esse produto se mostra um grande aliado para garantir dentes mais brancos. No entanto, é fundamental buscar e seguir as orientações de um bom profissional.
E aí, gostou deste post? Então, curta a nossa página no Facebook para acompanhar nossas publicações!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
fevereiro 3, 2023 às 3:39 pm
Muito bom ótimo