Fique por dentro dos principais benefícios do selante dental
Muitas pessoas se descuidam da saúde bucal e precisam consultar o dentista para reverter os danos. Sem higienização diária, os micro-organismos se multiplicam e corroem os dentes. Contudo, um método pode diminuir essa ação nefasta. Descubra para que serve, como é feita a aplicação e em quais situações o selante dental deve ser considerado.
Além disso, conheça os maiores benefícios dessa técnica odontológica que previne cáries, preenche lacunas, controla a ação de micro-organismos, impede o acúmulo de alimentos, melhora a limpeza e protege o esmalte dentário. Comece a leitura agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é selante dental e qual a sua finalidade?
Para eliminar a multiplicação de bactérias, uma opção é proteger o sorriso com selante dentário. Sabe o que é e para que serve o método? A resposta é simples: trata-se de uma resina (à base de moléculas que formam um adesivo) aplicada principalmente nos dentes molares e pré-molares para reforçar superfícies expostas à mastigação.
A técnica, que não chega a alterar a tonalidade dental por fazer uso de substância incolor ou branca, é bastante indicada para crianças de 6 a 12 anos, podendo ser aplicada após a erupção dos primeiros dentinhos permanentes.
O método profilático também serve para crianças menores de 6 anos de idade, desde que o dentista aponte essa necessidade. Pacientes nessa faixa etária apresentam fossas dentais nas quais ocorre a proliferação de bactéria. O selante ajuda a combater o mal-estar, ainda que temporariamente, uma vez que age sobre os dentes de leite — nomeados tecnicamente de decíduos.
O procedimento pode ser usado também no tratamento de adultos com muito espaço entre os dentes, o que facilita o acúmulo de alimentos e aumenta o risco de cárie. De toda forma, fazer uma escovação adequada, usar fio dental e seguir uma dieta saudável são atitudes que mantêm a saúde da boca.
Quais são os principais benefícios do selante dental?
Você já sabe que o selante consiste na aplicação de uma resina que previne as cáries. No entanto, o produto oferece inúmeros benefícios para crianças e adultos com maior disposição a ter áreas danificadas na dentição, a exemplo do preenchimento de fissuras, da proteção do esmalte e do impedimento do acúmulo de alimentos.
Prevenção de cáries
O maior benefício de aplicar selante nos dentes se deve à prevenção de cáries, uma vez que a substância diminui o acúmulo de resíduos na dentição. É o que defende a Academia Norte-Americana de Odontopediatria, segundo a qual o tratamento profilático diminui em 60% a incidência de cáries nas crianças.
Preenchimento das lacunas
Além de proteger a dentição das cáries e impedir o avanço de micro-organismos, o selante dental ajuda adultos com problemas nas chamadas fossas dentais. A resina é indicada especialmente para fissuras ainda não completamente comprometidas por bactérias. No entanto, a substância pode ser combinada com outros métodos para corrigir a função dos dentes desgastados.
Impedimento da presença de alimentos
Não é por menos que o selante é eficaz no combate à infecção. O efeito se deve à camada de resina que é aplicada nos dentes, fechando pequenas fissuras e corrigindo o nivelamento dentário. Com uma superfície mais homogênea, resta menos alimento no sorriso, impactando na multiplicação de bactérias que se alimentam desses resíduos.
Higienização mais fácil
A resina profilática é geralmente indicada para quem sofre com cáries, pois trabalha em conjunto na boca: o material nivela as fissuras dentais, restringindo o acúmulo de resíduos e tornando a higienização fácil! Com a mordida mais homogênea, o paciente consegue melhorar os hábitos de escovação e uso do fio dental, mantendo a saúde bucal em dia.
Proteção do esmalte dentário
O esmalte, assim como a dentina e a polpa, é um dos componentes dentais, sendo o mais visível quando se olha um sorriso. Considerado o tecido mais rígido do corpo humano, a estrutura é responsável por proteger a dentição. O selante reforça tal parte do dente e a protege contra a ação de micro-organismos, que podem se proliferar e formar buracos na arcada.
Como é feita a aplicação e por que procurar uma clínica de qualidade?
Para ampliar o seu conhecimento sobre o selante dentário, entenda a seguir como é o passo a passo até a aplicação.
Em primeiro momento, o especialista faz a limpeza da boca com a pasta e um aparelho rotatório, remove as placas bacterianas e possíveis restos de alimento. Depois, o dente recebe um ácido que o deixa com espessura mais áspera para, então, receber a substância profilática.
Em caso de selante fotoativo, será necessário ainda finalizar o processo com luz ultravioleta, a qual endurece a resina — em um procedimento chamado de polimerização, devido à reação química que combina moléculas — após 30 segundos.
Após o profissional verificar se a substância está nivelada com o dente, o paciente está liberado para voltar às atividades corriqueiras. Para que não restem dúvidas sobre o tema, ressaltamos que a aplicação da resina não provoca dor no paciente e é realizada em uma única sessão de alguns minutos.
A eficácia do selante dental foi provada há quase cinco décadas pelos cientistas, mas é preciso ter cuidado com a saúde oral para manter as funções e a aparência do sorriso. Se você já está com a substância aplicada, procure um profissional para verificar a atuação da resina.
Para não ter dor de cabeça, é indispensável procurar uma clínica odontológica especializada, com dentistas que trabalhem com o selante e possam lhe transmitir segurança e conforto durante o procedimento.
Você descobriu neste conteúdo o que é e para que serve o selante dental, método ideal para quem sofre com infecção de bactérias na boca. Além disso, conheceu como a aplicação é feita e quais são as principais finalidades da técnica, que também preenche lacunas, evita a ação de micro-organismos, torna a higienização oral mais fácil e protege o esmalte dentário.
Está pensando em fazer esse procedimento e precisa encontrar dentistas qualificados para cuidar do seu sorriso? A OdontoCompany é uma rede de clínicas com mais de 30 anos de experiência e é referência no mercado. Conheça nosso site e entenda melhor sobre os tratamentos oferecidos.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
maio 18, 2021 às 3:21 pm
quantos dentes sao colocado selantes
maio 19, 2021 às 11:40 am
Olá Daniele, como vai? O selante dentário é um revestimento fino de resina aplicado às superfícies de mastigação dos dentes, principalmente nos molares e pré-molares. Caso precise, procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação pelo link https://odontocompany.com/
março 7, 2023 às 2:58 am
Tem como colocar selante entre os dentes na parte superior??
março 7, 2023 às 5:05 pm
Olá, Tatiane, como vai? Isso pode variar de acordo com cada caso.
Recomendo que você converse com o seu dentista, explicando esse seu desejo,
tenho certeza que irão encontrar a melhor solução para seu tratamento dentário.