Ortodontia

Fique por dentro dos principais benefícios do selante dental

maio 10, 2019
Tempo de leitura 6 min

Muitas pessoas se descuidam da saúde bucal e precisam consultar o dentista para reverter os danos. Sem higienização diária, os micro-organismos se multiplicam e corroem os dentes. Contudo, um método pode diminuir essa ação nefasta. Descubra para que serve, como é feita a aplicação e em quais situações o selante dental deve ser considerado.

Além disso, conheça os maiores benefícios dessa técnica odontológica que previne cáries, preenche lacunas, controla a ação de micro-organismos, impede o acúmulo de alimentos, melhora a limpeza e protege o esmalte dentário. Comece a leitura agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é selante dental e qual a sua finalidade?

Para eliminar a multiplicação de bactérias, uma opção é proteger o sorriso com selante dentário. Sabe o que é e para que serve o método? A resposta é simples: trata-se de uma resina (à base de moléculas que formam um adesivo) aplicada principalmente nos dentes molares e pré-molares para reforçar superfícies expostas à mastigação.

A técnica, que não chega a alterar a tonalidade dental por fazer uso de substância incolor ou branca, é bastante indicada para crianças de 6 a 12 anos, podendo ser aplicada após a erupção dos primeiros dentinhos permanentes.

O método profilático também serve para crianças menores de 6 anos de idade, desde que o dentista aponte essa necessidade. Pacientes nessa faixa etária apresentam fossas dentais nas quais ocorre a proliferação de bactéria. O selante ajuda a combater o mal-estar, ainda que temporariamente, uma vez que age sobre os dentes de leite — nomeados tecnicamente de decíduos.

O procedimento pode ser usado também no tratamento de adultos com muito espaço entre os dentes, o que facilita o acúmulo de alimentos e aumenta o risco de cárie. De toda forma, fazer uma escovação adequada, usar fio dental e seguir uma dieta saudável são atitudes que mantêm a saúde da boca.

Quais são os principais benefícios do selante dental?

Você já sabe que o selante consiste na aplicação de uma resina que previne as cáries. No entanto, o produto oferece inúmeros benefícios para crianças e adultos com maior disposição a ter áreas danificadas na dentição, a exemplo do preenchimento de fissuras, da proteção do esmalte e do impedimento do acúmulo de alimentos.

Prevenção de cáries

O maior benefício de aplicar selante nos dentes se deve à prevenção de cáries, uma vez que a substância diminui o acúmulo de resíduos na dentição. É o que defende a Academia Norte-Americana de Odontopediatria, segundo a qual o tratamento profilático diminui em 60% a incidência de cáries nas crianças.

Preenchimento das lacunas

Além de proteger a dentição das cáries e impedir o avanço de micro-organismos, o selante dental ajuda adultos com problemas nas chamadas fossas dentais. A resina é indicada especialmente para fissuras ainda não completamente comprometidas por bactérias. No entanto, a substância pode ser combinada com outros métodos para corrigir a função dos dentes desgastados.

Impedimento da presença de alimentos

Não é por menos que o selante é eficaz no combate à infecção. O efeito se deve à camada de resina que é aplicada nos dentes, fechando pequenas fissuras e corrigindo o nivelamento dentário. Com uma superfície mais homogênea, resta menos alimento no sorriso, impactando na multiplicação de bactérias que se alimentam desses resíduos.

Higienização mais fácil

A resina profilática é geralmente indicada para quem sofre com cáries, pois trabalha em conjunto na boca: o material nivela as fissuras dentais, restringindo o acúmulo de resíduos e tornando a higienização fácil! Com a mordida mais homogênea, o paciente consegue melhorar os hábitos de escovação e uso do fio dental, mantendo a saúde bucal em dia.

Proteção do esmalte dentário

O esmalte, assim como a dentina e a polpa, é um dos componentes dentais, sendo o mais visível quando se olha um sorriso. Considerado o tecido mais rígido do corpo humano, a estrutura é responsável por proteger a dentição. O selante reforça tal parte do dente e a protege contra a ação de micro-organismos, que podem se proliferar e formar buracos na arcada.

Como é feita a aplicação e por que procurar uma clínica de qualidade?

Para ampliar o seu conhecimento sobre o selante dentário, entenda a seguir como é o passo a passo até a aplicação.

Em primeiro momento, o especialista faz a limpeza da boca com a pasta e um aparelho rotatório, remove as placas bacterianas e possíveis restos de alimento. Depois, o dente recebe um ácido que o deixa com espessura mais áspera para, então, receber a substância profilática.

Em caso de selante fotoativo, será necessário ainda finalizar o processo com luz ultravioleta, a qual endurece a resina — em um procedimento chamado de polimerização, devido à reação química que combina moléculas — após 30 segundos.

Após o profissional verificar se a substância está nivelada com o dente, o paciente está liberado para voltar às atividades corriqueiras. Para que não restem dúvidas sobre o tema, ressaltamos que a aplicação da resina não provoca dor no paciente e é realizada em uma única sessão de alguns minutos.

A eficácia do selante dental foi provada há quase cinco décadas pelos cientistas, mas é preciso ter cuidado com a saúde oral para manter as funções e a aparência do sorriso. Se você já está com a substância aplicada, procure um profissional para verificar a atuação da resina.

Para não ter dor de cabeça, é indispensável procurar uma clínica odontológica especializada, com dentistas que trabalhem com o selante e possam lhe transmitir segurança e conforto durante o procedimento.

Você descobriu neste conteúdo o que é e para que serve o selante dental, método ideal para quem sofre com infecção de bactérias na boca. Além disso, conheceu como a aplicação é feita e quais são as principais finalidades da técnica, que também preenche lacunas, evita a ação de micro-organismos, torna a higienização oral mais fácil e protege o esmalte dentário.

Está pensando em fazer esse procedimento e precisa encontrar dentistas qualificados para cuidar do seu sorriso? A OdontoCompany é uma rede de clínicas com mais de 30 anos de experiência e é referência no mercado. Conheça nosso site e entenda melhor sobre os tratamentos oferecidos.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário