Especialista explica: como funciona o clareamento dental?
Por diversas razões, como a idade, aspectos genéticos, traumas e alimentação, o dente pode ficar amarelado ou escurecido. A questão é que esse aspecto manchado traz incômodo estético para muita gente.
A boa notícia é que é possível deixar os dentes mais brancos com o clareamento dental, tratamento cada vez mais procurado nos consultórios odontológicos devido aos bons resultados que apresenta. Em algumas sessões, você volta a sorrir com segurança, pois os dentes estarão mais bonitos e com um aspecto mais saudável.
Ficou interessado em entender como funciona o clareamento dental, quem pode fazer e se é necessário algum cuidado durante e após o tratamento? Então, vem com a gente e tire todas as suas dúvidas!
Como o clareamento dental é feito?
Esse tratamento estético tem como objetivo eliminar os pigmentos que deixam os dentes manchados ou escurecidos. Os pigmentos vêm, principalmente, da alimentação: resíduos de comida penetram o esmalte dentário, camada dental mais externa e porosa, e chegam à dentina, onde ficam depositados.
Para saber como funciona o clareamento dental, é preciso entender que se trata de uma reação química: o gel clareador, à base de peróxido de hidrogênio ou carbamina, é aplicado no dente e tem o poder de quebrar as moléculas de pigmento.
Segundo Alan Fressto Barbosa, especialista em estética avançada, clareamento e lentes de contato dental da OdontoCompany Poços de Caldas, a partir do momento em que o produto entra em contato com o dente, ele é absorvido e quebra as moléculas de cor da dentina. Tal processo tem como resultado o clareamento do dente, o que, consequentemente, deixa o sorriso mais bonito.
Esse tratamento pode ser feito no consultório ou em casa. Contudo, mesmo para o tratamento caseiro, é imprescindível a supervisão do dentista para que tudo seja feito com segurança. O procedimento dura de 25 a 30 dias, sendo que a aplicação do produto é feita diariamente.
No consultório, a concentração da substância clareadora é maior e o profissional pode utilizar o laser para potencializar os resultados. Esse processo dura de 45 minutos a 1 hora e é necessário repeti-lo em um intervalo de 7 a 10 dias, totalizando 3 sessões. Assim, o tratamento tem duração média de 25 a 30 dias.
Há ainda a possibilidade do clareamento dual, que associa o método caseiro com o laser (em consultório), com duração de 35 a 40 dias. O uso do produto em casa é intercalado com as sessões de laser. “Nesse tipo de clareamento, conseguimos chegar ao limite máximo de clareamento do dente, com segurança para evitar problemas futuros por conta do uso excessivo da substância clareadora”, destaca Barbosa.
Quais são os benefícios do procedimento?
Se você está na dúvida quanto a fazer ou não o tratamento para clarear os dentes, saiba que ele apresenta uma série de benefícios, como:
- rapidez no procedimento — em 3 sessões você está com um sorriso livre de manchas;
- tratamento seguro e indolor — no consultório, o dentista protege sua gengiva e mucosas para evitar qualquer tipo de ferimento com o gel clareador;
- alta durabilidade — a alteração na coloração dos dentes pode durar de 1 a 3 anos;
- melhora da autoestima — com um sorriso mais bonito, você fica mais seguro e confiante, o que tem um impacto positivo em suas relações sociais e profissionais.
Quem pode realizar o tratamento?
Agora que você já sabe como funciona o clareamento dental e seus benefícios, deve estar curioso para saber quem pode fazer o tratamento. Há poucas contraindicações para o procedimento: geralmente, pessoas como boa saúde bucal estão aptas ao clareamento dental.
O tratamento não é indicado para:
- gestantes e lactantes;
- pessoas com hipersensibilidade dental;
- pessoas com doenças que afetam o desenvolvimento dentário, como amelogênese completo e dentinogênese;
- pessoas com problemas bucais, como cáries ou periodontite;
- casos de dente quebrado, gastos ou com exposição da dentina.
Sendo assim, é fundamental que o paciente realize uma avaliação com o dentista. “95% das pessoas conseguem fazer um clareamento normalmente, mas a avaliação é importante para entender possíveis riscos”, esclarece Barbosa.
Além disso, pacientes com cárie ou tártaro podem fazer o clareamento, no entanto, o dentista precisa realizar o tratamento desses problemas antes do procedimento estético.
Outro ponto a se destacar é que o clareamento não consegue modificar a coloração de restaurações em resina. Desse modo, pode ser necessário substituir essas restaurações antes de iniciar o tratamento para que se obtenha melhor resultado.
Qual a relação entre clareamento e sensibilidade dental?
Uma preocupação comum entre os pacientes é se o clareamento provoca sensibilidade. O que ocorre é que esse tratamento age na dentina, formada por milhões de canalículos que se ligam ao nervo do dente. Essas estruturas, portanto, ficam extremamente sensíveis e se contraem durante o tratamento, que são os choques no dente.
Como o clareamento quebra as moléculas de cor da dentina, isso faz com que haja aumento da sensibilidade durante o tratamento. Com isso, o que costuma acontecer é uma sensibilidade temporária.
Quais cuidados é preciso tomar durante e depois do clareamento?
Até pouco tempo atrás, a recomendação era para os pacientes evitarem, durante e após o tratamento, alimentos que pigmentassem os dentes, como café, refrigerantes à base de cola, vinho, entre outros.
Mas sabe-se que essas manchas são superficiais e, caso ocorram, podem ser corrigidas com a aplicação de um jato de bicarbonato no consultório. É claro que, no caso de fumantes, o ideal é eliminar o hábito ou reduzir a quantidade de cigarros para um resultado mais duradouro.
O importante é o paciente fazer a higienização bucal completa, sem se esquecer do fio dental, após as refeições e antes e dormir. Além disso, uma visita ao dentista deve acontecer a cada 6 meses para manter a saúde bucal em dia e os dentes, livres das manchas.
Quais tratamentos a Odonto Company oferece?
Na OdontoCompany, você encontra uma equipe de especialistas e uma infraestrutura completa para realizar o clareamento dentário de forma segura e obter um resultado extremamente natural. O paciente passa por uma avaliação completa e recebe todas as orientações em relação ao procedimento.
Como a clínica é multidisciplinar, caso seja necessário realizar algum tratamento prévio, é possível fazer tudo no mesmo local — comodidade garantida!
Viu só como funciona o clareamento dental e como ele pode trazer benefícios para a estética do seu sorriso, elevando sua autoestima? Não perca tempo e procure uma clínica de referência para fazer o procedimento e deixar os dentes mais brancos.
Ficou com alguma dúvida em relação a esse tratamento? Entre em contato com a OdontoCompany e receba mais esclarecimentos!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
julho 25, 2020 às 11:03 pm
Gostaria de saber quanto custa o clareamento dental
agosto 12, 2020 às 12:39 pm
Você pode ter todas as informações que deseja pelo link: https://odontocompany.com/
outubro 2, 2020 às 12:51 pm
Artigo muito bem escrito, irei recomendar para os meus pacientes.
Obrigado.
setembro 28, 2021 às 12:14 pm
Bom dia!
Gostaria de informações sobre o procedimento de clareamento dental, o orçamento, quanto tempo eu realizo as 3 seções…
Obrigado.
outubro 11, 2021 às 12:22 pm
Olá Yago, como vai? Procure uma de nossas unidades da OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a situação e realizarmos o seu orçamento pelo link https://odontocompany.com/
fevereiro 10, 2022 às 10:03 pm
Boa noite eu queria saber se posso fazer clareamento só da parte de cima dos meus dente não quero fazer encima e em baixo só em cima isso pode ou nao
fevereiro 24, 2022 às 1:44 pm
Olá Iraci, como vai? Pode sim. Agende já uma avaliação com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você clicando aqui e vamos ver o que podemos fazer por você!
dezembro 9, 2022 às 2:14 pm
O tempo de durabilidade do clareamento vai de 1 a 3 anos isso eu já entendi,mas isso significa que o dente volta a ficar amarelado?
dezembro 16, 2022 às 2:35 pm
Olá Eduardo, como vai? É possível que os dentes voltem a ficar amarelados, por isso da importância que manter alguns hábitos para evitar essa recidiva. Espero ter ajudado.
dezembro 13, 2023 às 10:55 pm
pode fazer clareamento dental com 17 anos completo.
janeiro 9, 2024 às 6:59 pm
Olá, Ana Maria, como vai? Agende já uma avaliação gratuita com um de
nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link, e
tire todas as suas dúvidas https://odontocompany.com/clinicas.