Entenda de uma vez por todas para que serve o aparelho expansor

Tempo de leitura 6 min

O estreitamento do palato é uma condição bastante comum que afeta cerca de 20% da população em geral. Pessoas que apresentam o céu da boca estreito acabam desenvolvendo outros problemas, como mordida cruzada e dentes apinhados. Esses  aspectos levam ao comprometimento não só da estética, mas também da função mastigatória e da fala do paciente.

Na intenção de aprimorar o tratamento e solucionar o problema da falta de espaço para os dentes, foi desenvolvido o chamado aparelho expansor.

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre esse tipo de aparelho, para quem é indicado e quais os seus benefícios. Por fim, indicaremos alguns cuidados que você deve ter com ele. Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto? Então acompanhe a leitura.

O que é o aparelho expansor?

Esse tipo de aparelho é uma solução auxiliar para o tratamento de problemas específicos causados pelo estreitamento do palato. Conhecido popularmente como “aparelho do céu da boca”, ele pode ser fixo, chamado de Hyrax, ou móvel.

Sua estrutura pode, ou não, ter uma placa de acrílico e o aparelho ortodôntico fica preso aos dentes laterais, bem como é utilizado somente na parte superior da boca. Conta com um parafuso no centro, que funciona como uma chave, para causar o alargamento da arcada dentária.

Para que serve?

Sua função é aumentar o perímetro da maxila, solucionando problemas de mordida cruzada, e redimensionar o arco dentário, possibilitando a criação de espaços para alinhar dentes apinhados e tortos.

Após a avaliação do profissional, é determinada a quantidade ideal de espaço que precisa ser aberta e o aparelho é utilizado até que se obtenha esse resultado. Em crianças, a expansão é rápida, enquanto em adultos, o processo é mais lento.

Para quem é indicado?

O aparelho expansor é indicado para casos em que existam disfunções no céu da boca, mordida cruzada posterior, dentes apinhados e bruxismo. O tratamento é mais eficaz em jovens e crianças, que ainda estão com os dentes em desenvolvimento. Em adultos, a expansão é mais lenta e casos severos podem precisar de intervenções cirúrgicas.

Quais os benefícios da utilização?

O aparelho expansor é um importante auxiliar no tratamento ortodôntico e seus resultados são muito satisfatórios, trazendo inúmeros benefícios para os pacientes com problemas de palato estreito.

Estabiliza a mastigação

Pessoas com mordida cruzada e dentes tortos apresentam dificuldade de realizar uma mastigação efetiva, o que interfere na massagem das gengivas e até mesmo na digestão.

Ao alinhar os dentes e a mordida, o aparelho expansor permite que o paciente realize uma mastigação estável e eficiente, auxiliando na trituração dos alimentos e eliminando as dores causadas pela mordida cruzada.

Melhora a fala

A fala também é afetada pelo mal posicionamento dos dentes, isso porque, ele gera distúrbios no posicionamento da língua e favorece a respiração bucal.

Ao final do tratamento, o paciente pode notar uma considerável melhora na fala, visto que, o aparelho expansor favorece a respiração nasal, adéqua o tamanho da arcada dentária e corrige o posicionamento dos dentes.

Evita as extrações

Outra vantagem do uso desse aparelho é a possibilidade de evitar extrações. Durante o tratamento ortodôntico, é comum que o paciente precise extrair alguns dentes para que tenha espaço e possibilite as movimentações planejadas.

Powered by Rock Convert

Com o uso do aparelho expansor, o espaço é liberado pelo alargamento do palato e, muitas vezes, a extração se torna dispensável. No entanto, somente o profissional poderá decidir se as cirurgias serão ou não necessárias.

Reduz o tempo de tratamento

O uso do aparelho expansor como aparelho auxiliar reduz em até 50% o tempo de tratamento ortodôntico. Isso acontece porque, com o espaço liberado pela abertura da arcada dentária, os dentes podem se mover mais facilmente até alcançar o resultado desejado.

Além disso, a redução de tempo também acontece porque o paciente não precisará passar pelo período de recuperação das cirurgias.

Deixa o sorriso mais bonito e melhora a autoestima

Por fim, o grande benefício é o estético. O aparelho expansor resolve problemas como dentes apinhados que, muitas vezes, causam desconfortos e constrangimentos ao paciente.

Realizando o tratamento de forma disciplinada e com acompanhamento de um bom profissional, o paciente pode conquistar um sorriso mais bonito e melhorar, consideravelmente, a sua autoestima.

Quais os cuidados com o aparelho expansor?

Assim como qualquer aparelho ortodôntico, o expansor também demanda alguns cuidados, tanto para higienização, quanto para a manutenção do tratamento.

Com a escova, faça movimentos vibratórios para que as cerdas penetrem em todos os espaços. Não esqueça de escovar também as bandas em que o aparelho fica preso e os parafusos centrais para evitar o acumulo de placas bacterianas.

A utilização do fio dental também deve ser feita. Insira o fio de frente para trás, passando entre o aparelho e a mucosa e faça movimentos de vai e vem para remover o excesso de placas. Nos aparelhos que contam com placas de acrílico, essa limpeza é ainda mais necessária.

Para finalizar, utilize uma seringa, sem agulha, com água ou o enxaguatório bucal de sua preferência e dê jatos com bastante pressão para conseguir remover os restos de resíduos do aparelho.

No caso de aparelhos móveis, você pode associar a limpeza com o uso de comprimidos efervescentes para limpar dentaduras. Esse tipo de produto tem mostrado resultados positivos na limpeza de aparelhos removíveis.

Além de uma boa higienização, evite comer alimentos muito sólidos, duros e tenha sempre com você uma escova de dentes normal, bem como uma com a cabeça pequena, para conseguir fazer a limpeza mesmo fora de casa.

O aparelho expansor precisa ser ativado pelo ortodontista. É ele que fará as ativações periódicas para que o dispositivo desempenhe sua função, chegando ao resultado planejado. Por isso, é de extrema importância que o paciente mantenha frequência regular ao consultório e não falte as consultas.

Nem todos os casos de mordida cruzada ou falta de espaço podem ser resolvidos com o uso do aparelho expansor. No entanto, esse tipo de tratamento tem um resultado muito positivo na maioria dos pacientes, promovendo o alargamento da arcada dentária e reduzindo riscos e o tempo de tratamento.

É importante contar com uma clínica odontológica de confiança, com profissionais qualificados para oferecer as melhores soluções e tratamentos. A Odonto Company apresenta uma excelente infraestrutura, atendimento e além disso, conta com uma equipe multidisciplinar, para ajudar você na correção de diversos problemas bucais. Entre em contato conosco e agende agora mesmo sua avaliação.

Powered by Rock Convert
será que eu preciso de aparelhoPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

13 Comentários

  1. Parabéns pelo artigo!
    Melhor plano odontológico do Brasil
    Amil Dental – https://planoamildentalvendas.com.br/

    1. Obrigado pelo feedback, Amil!

  2. esse problema do ceu da boca interfere na respiração da criança

    1. Olá, Lucimare. Tudo bem? Isso pode depender de vários detalhes.

  3. Eu uso um aparelho no céu da boca, mas ele não é igual a esses com chave, daí o meu céu da boca inchou e cobriu o ferro bem no centro do meu palato, está inchado e parece que inflamado, isso é normal? Vou procurar meu dentista, mas falta alguns dias até a consulta e estou preocupada

    1. Camila, tudo bem? Você já chegou a procurar o seu dentista? Qual foi o parecer?

  4. Gostaria de tirar uma dúvida só falar o meu sempre se move ele não fica totalmente encostado no céu da boca, senti sempre a sensação de excesso de saliva pode dentro justamente pq ele fica caindo quando eu falo, espirro ou quando fecho a boca , a parte de dentro sempre se mexe parece que não está bem moldado com a minha boca será que é normal??

    1. Talvez seja preciso moldar melhor esse aparelho, Alex. De qualquer maneira, procure o seu dentista e explique a situação para que ele possa resolver esse problema.

  5. Olá gostaria de saber informações sobre o aparelho Que é colocado no céu da boca. Coloquei e o médico me disse pra abrilo 2 × uma as 7 da manhã e uma as 7 da noite por 21 dias só que em vez de abrir o céu da minha boca está machucando muito saindo sangue e pus fui a consulta ele disse que é normal que tenho que ficar mais uma semana pra completar o tratamento está certo isso?

  6. Quanto custa esse aparelho?

  7. Quando iniciado o tratamento com o aparelho expansor ,depois de um mês de uso devo colocar tbm o aparelho nos dentes fixo ou não precisa? .Posso colocar o fixo só depois que tirar o expansor?

  8. Se os dentes descruzarem em 1 mês. O aparelho pode ser retirado na próxima manutenção??

  9. Olá meu filho vai colocar esse Expansor no céu da boca e em baixo,e os dentes de leite ainda não caiu ,e normal? E o dentista disse que no caso dele vai demorar uns quatro anos dependendo como vai ser.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.