Entenda a diferença entre clareamento e branqueamento dental
O clareamento e o branqueamento dental são técnicas utilizadas para deixar os dentes mais claros, mas os procedimentos apresentam importantes diferenças. O clareamento, por exemplo, retira os pigmentos e manchas do esmalte dos dentes. Já o branqueamento usa recursos de estética dentária ou prótese para deixar os dentes mais brancos.
Nesse sentido, é válido ressaltar que o clareamento é recomendado para quem deseja fazer um processo mais natural. O branqueamento com facetas e lentes, por outro lado, é realizado com manchas mais persistentes e, geralmente, é buscado por pacientes que desejam um resultado mais rápido e querem mudar o formato dos dentes.
Conhecer bem esses procedimentos é essencial para uma boa escolha. Por isso, continue a leitura e saiba mais a respeito da diferença entre o clareamento e o branqueamento dental!
Quais as principais diferenças entre o clareamento e o branqueamento dental?
Existem importantes diferenças entre os procedimentos, já que cada um apresenta uma técnica específica e resultados distintos. A seguir, confira as características que os distinguem um do outro.
Clareamento dental
No clareamento, o dentista busca retirar as manchas e o amarelamento do esmalte e da dentina do cliente. Nessa situação, não acontece a alteração da cor, pois apenas os pigmentos mais fortes são eliminados.
Esse processo pode ser feito por meio de diferentes técnicas, como:
- clareamento caseiro supervisionado — a pessoa utiliza um molde dentário, especialmente desenvolvido para sua arcada pelo dentista, e um gel clareador, algumas horas por dia, ao longo de algumas semanas;
- clareamento dental a laser — no consultório, o profissional aplica um gel clareador e, logo depois, um laser para intensificar o efeito do produto. Em geral, são necessárias algumas sessões para obter o resultado desejado;
- fita de clareamento dental — aplica-se uma fita flexível que vem com um gel clareador. Por ser um produto abrasivo, o uso frequente causa desgaste nos dentes.
Branqueamento dental
O branqueamento dental deixa os dentes mais brancos, ou seja, muda o aspecto deles. Isso porque utiliza substâncias ou próteses, como as facetas de cerâmica e as lentes de contato para deixar os dentes mais claros e uniformes. É um tratamento capaz de mudar a cor dos dentes e alterar o seu formato.
Sendo assim, é fundamental mencionar que o branqueamento dental consiste em um procedimento mais invasivo do que o clareamento. Outro fator que merece destaque é que esse tipo de tratamento permite fazer escolhas específicas em relação ao formato e à cor dos dentes. Assim, é possível ter um maior controle sobre os resultados.
Qual a importância desses procedimentos para a saúde bucal?
O clareamento e o branqueamento dental são essenciais para a saúde bucal do paciente. Eles são capazes de devolver a autoestima e estimular a realização de hábitos mais saudáveis. Afinal de contas, os dentes, as facetas ou as lentes de contato podem ficar afetadas, caso não seja feita uma higienização correta,
Além do mais, ao decidir realizar algum dos procedimentos mencionados, o dentista deverá fazer uma avaliação para saber se há problemas que afetem a sua saúde bucal do paciente. Placas bacterianas, cáries, tártaro e gengivite são alguns exemplos de condições que podem ser identificadas e tratadas. Dessa forma, a realização deles ajuda a conquistar um sorriso mais saudável.
Por que os dentes escurecem?
Os dentes podem se tornar mais escuros por uma série de motivos. Um deles é o tempo, o envelhecimento que vem com o passar dos anos. O esmalte do dente vai sofrendo desgaste, o que faz com que a dentina, que é uma camada amarelada, fique mais exposta e dê uma aparência escurecida aos dentes.
O uso de antibióticos e de flúor em excesso na infância, quando os dentes ainda estão em formação, também podem levar ao seu escurecimento. Fatores genéticos e traumas nos dentes são outros motivos comuns.
Além disso, os hábitos das pessoas interferem na coloração dos dentes. O tabagismo e o consumo frequente de alimentos e bebidas com muita pigmentação, como açaí, cereja, vinho, café e chá, por exemplo, contribuem para o escurecimento do esmalte.
Quando é necessário optar por um procedimento em consultório?
Ao falar de escurecimento dos dentes, é interessante notar que existem manchas mais e menos superficiais. As superficiais ficam somente no esmalte dos dentes — é o caso daquelas causadas pelos pigmentos de alimentos e bebidas, por exemplo. Por isso, são manchas que podem ser removidas com mais facilidade, por meio de tratamentos mais simples.
Manchas mais internas demandam maior esforço para deixar os dentes brancos novamente. É esse tipo de quadro que leva aos procedimentos realizados em consultório.
Esses procedimentos, como deu para perceber até aqui, agem para deixar os dentes mais claros por meio de gel clareador, quando a opção é o clareamento dental, e facetas ou lentes de contato, quando é feito o branqueamento. Até mesmo no clareamento caseiro é preciso passar pelo consultório do dentista, que vai providenciar o molde dentário e orientar seu uso.
Por que contar com uma ajuda especializada?
Ao decidir deixar os dentes mais brancos, é preciso contar com a ajuda de um especialista. O profissional é quem indicará o tratamento mais adequado às suas necessidades, prestando atenção às diferenças de cada um.
O clareamento a laser e o caseiro, por exemplo, podem proporcionar um excelente resultado em seus dentes, fazendo com que não seja necessário optar por um tratamento mais invasivo. Caso seu desejo seja mudar a forma dos dentes, é mais interessante optar pelo branqueamento dental. Com um profissional especializado, você conseguirá fazer uma boa escolha e terá o resultado desejado.
Para isso, é fundamental procurar uma clínica odontológica de confiança onde você possa receber todas as orientações para escolher o procedimento ideal para seu quadro. Na OdontoCompany, você conta com os melhores especialistas do mercado e com excelentes equipamentos para realizar todo o tratamento com a segurança e qualidade que merece.
Como você percebeu, a visita ao dentista é imprescindível para compreender melhor as diferenças entre o clareamento e o branqueamento dental e descobrir qual opção atende às suas necessidades. Esse profissional será o responsável por fazer uma avaliação odontológica, indicar o procedimento mais eficiente e realizar todo o processo para que você tenha o resultado que sempre quis.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber mais a respeito dos nossos tratamentos dentários!
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”