Conheça 5 tratamentos para dentes amarelados!
Dentes amarelados são um problema bucal que gera uma situação muito desconfortável e prejudica a estética das pessoas, não é verdade? O que pouca gente sabe é que existem muitas opções de tratamento que não agridem os dentes e trazem um excelente resultado.
Pensando nisso, foi criado este artigo, com 5 tratamentos para dentes amarelados. Além disso, você descobrirá quais são as principais causas do problema e o que pode ser feito para evitá-lo.
Não perca essa oportunidade de aprender tudo o que envolve o tema! Confira!
Quais as causas de dentes amarelados?
Esta é uma dúvida muito comum entre a grande maioria das pessoas que ainda não conhecem quais são os alimentos ou processos degenerativos que levam ao amarelamento dentário. Pois bem, ocorre devido à atuação de diversos fatores e uso por tempo prolongado:
- alimentos;
- tabaco;
- bebidas;
- medicamentos.
Isso quer dizer que o amarelamento é um processo e não um fato isolado. Ainda, deriva do acúmulo progressivo de substâncias que vão agredindo o esmalte dentário. Com isso, há o aparecimento da camada mais interna da dentina, que tem uma tonalidade mais amarelada que o esmalte do dente.
Aqui, é preciso considerar o fato de que, com o surgimento dos dentes permanentes, há uma propensão muito maior de ocorrer escurecimento ou amarelamento. O problema pode se iniciar com uma pequena mancha ou várias delas. Isso tende a ocorrer de forma mais proeminente na parte interior dos dentes — local muito reconhecido por acumular alimentos e ter uma higienização um pouco mais complicada.
Conheça agora os principais fatores que contribuem para o amarelamento dos dentes.
Café
O café é um dos produtos mais consumidos pela população. O sabor característico e a energia fornecida pela cafeína fazem com que ele caia nas graças dos brasileiros. Ainda, é um produto rico em corantes, cujo excesso é capaz de causar manchas nos dentes.
Além disso, a exposição prolongada a agentes gera despigmentação do esmalte dentário e o café é um exemplo muito prático desse processo, já que o consumo ocorre quase que diariamente. Com isso, os dentes são continuamente afetados pelos corantes e taninos — substâncias conhecidas como polifenóis, que também estão presentes em chás e vinhos tintos.
O consumo frequente do tanino do café mancha os dentes e leva ao processo de amarelamento.
Tabagismo
O tabagismo é um ato que gera inúmeras agressões ao organismo e pode, até mesmo, causar câncer. Nesse aspecto, o consumo frequente de cigarros expõe os dentes à nicotina e ao alcatrão, que são constituintes básicos do produto.
A nicotina se acumula na superfície dos dentes e faz com que eles fiquem mais escuros. Além disso, esse composto contribui para o surgimento acelerado do tártaro e também provoca o mau hálito. Tudo isso demonstra como o consumo de cigarros é extremamente prejudicial à saúde e à estética das pessoas.
Medicamentos
Existem alguns medicamentos que podem afetar a dentição e, com isso, levar a pessoa a desenvolver dentes amarelados. Uso frequente e contínuo de antibióticos são exemplos clássicos desse processo.
Os antibióticos à base de tetraciclina devem ser evitados em pacientes gestantes e crianças menores de 10 anos. Isso porque o uso contínuo faz com que haja a mudança do formato de tecidos que são constituídos de cálcio. Dessa forma, há o aparecimento de manchas amareladas e acizentadas nos dentes.
Alguns xaropes também contêm em sua fórmula quantidades muito altas de açúcar e glícides, que levam ao enfraquecimento dos dentes e geração de amarelamento ou, até mesmo, a formação de cáries.
Os broncodilatadores são outra classe de medicamentos que podem induzir o aparecimento de dentes amarelados, pois causam erosões no esmalte e na dentina. Outro efeito colateral são alterações na sensibilidade e desgastes permanentes nos dentes.
Quais os tipos de tratamento mais indicados?
Como mencionado no início, existem excelentes opções de tratamento para dentes amarelados. A seguir, veja 5 delas e descubra qual é ideal para cada caso!
1. Clareamento
É uma das técnicas mais utilizadas e que gera resultados efetivos e duradouros. A base do procedimento consiste na administração de géis, com peróxido de nitrogênio, em quantidades adequadas. Ainda, existem novas fórmulas, que realizam o uso de feixes de laser para melhorar os resultados e promover uma abrasão da camada superficial do dente.
2. Lente de contato dental
As lentes de contato são uma opção muito interessante e com um apelo estético, uma vez que são laminados ultrafinos, que são colados na superfície externa dos dentes. Daí o motivo do nome, já que elas se assemelham às lentes de contato ocular nesse aspecto.
Lentes de contato dental são feitas de resina ou faceta de porcelana e seu uso deve ser analisado pelo dentista.
3. Lâminas de porcelana
As facetas de porcelana são um meio rápido de se conseguir um sorriso bonito e evitar o aspecto negativo dos dentes amarelados, pois consistem em uma lâmina fina de porcelana, usada para recriar a aparência de naturalidade dos dentes.
Além disso, são moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas sobre o esmalte. Assim, o paciente tem acesso a um produto rápido e prático para corrigir casos de amarelamento.
4. Uso de resinas
Outra opção existente são as resinas, que são muito procuradas por quem pretende ter um sorriso simétrico e branco. Usualmente, elas são utilizadas para fechar pequenos espaços entre os dentes, porém, também podem ser aplicadas para reparar o esmalte dentário que está desgastado e amarelado.
5. Abrasão superficial (peeling dental)
A abrasão é um procedimento que visa remover manchas nos dentes, um tratamento bastante antigo e consiste na aplicação de substâncias abrasivas para polir a superfície dentária até que ela esteja livre de qualquer impureza.
Por fim, para evitar os dentes amarelados, procure sempre evitar alimentos ácidos, manter uma boa higiene bucal e não fazer o uso de tabaco. Com essas medidas, será possível manter um excelente e lindo sorriso.
O conteúdo foi útil? Quer continuar aprendendo mais sobre saúde bucal? Então, veja também o artigo sobre como melhorar o seu sorriso e cuidar dos seus dentes.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
julho 6, 2021 às 2:45 pm
Bom dia! Eu queria saber se há possibilidade de clarear os meus dentes com algum esmalte, e corrigir pequenas falhas(preencher com resina). Se for possivel, eu gostaria de agendar um horário para uma avaliação. Obrigado!
julho 7, 2021 às 11:58 am
Olá Luiz, como vai? É necessário uma avaliação da sua saúde bucal para vermos o que é preciso e o que pode ser feito. Procure a OdontoCompany mais próxima de você para avaliarmos a sua situação pelo link https://odontocompany.com/