Conheça 5 tratamentos para dentes amarelados!

Tempo de leitura 5 min

Dentes amarelados são um problema bucal que gera uma situação muito desconfortável e prejudica a estética das pessoas, não é verdade? O que pouca gente sabe é que existem muitas opções de tratamento que não agridem os dentes e trazem um excelente resultado.

Pensando nisso, foi criado este artigo, com 5 tratamentos para dentes amarelados. Além disso, você descobrirá quais são as principais causas do problema e o que pode ser feito para evitá-lo. Não perca essa oportunidade única de aprender tudo o que envolve o tema! Confira!

Quais as causas de dentes amarelados?

Esta é uma dúvida muito comum entre a grande maioria das pessoas que ainda não conhecem quais são os alimentos ou processos degenerativos que levam ao amarelamento dentário. Pois bem, ocorre devido à atuação de diversos fatores e uso por tempo prolongado:

  • alimentos;
  • tabaco;
  • bebidas;
  • medicamentos.

Isso quer dizer que o amarelamento é um processo e não um fato isolado. Ainda, deriva do acúmulo progressivo de substâncias que vão agredindo o esmalte dentário. Com isso, há o aparecimento da camada mais interna da dentina, que tem uma tonalidade mais amarelada que o esmalte do dente.

Aqui, é preciso considerar o fato de que, com o surgimento dos dentes permanentes, há uma propensão muito maior de ocorrer escurecimento ou amarelamento. O problema pode se iniciar com uma pequena mancha ou várias delas. Isso tende a ocorrer de forma mais proeminente na parte interior dos dentes — local muito reconhecido por acumular alimentos e ter uma higienização um pouco mais complicada.

Conheça agora os principais fatores que contribuem para o amarelamento dos dentes.

Café

O café é um dos produtos mais consumidos pela população. O sabor característico e a energia fornecida pela cafeína fazem com que ele caia nas graças dos brasileiros. Ainda, é um produto rico em corantes, cujo excesso é capaz de causar manchas nos dentes.

Além disso, a exposição prolongada a agentes gera despigmentação do esmalte dentário e o café é um exemplo muito prático desse processo, já que o consumo ocorre quase que diariamente. Com isso, os dentes são continuamente afetados pelos corantes e taninos — substâncias conhecidas como polifenóis, que também estão presentes em chás e vinhos tintos. 

O consumo frequente do tanino do café mancha os dentes e leva ao processo de amarelamento.

Tabagismo

O tabagismo é um ato que gera inúmeras agressões ao organismo e pode, até mesmo, causar câncer. Nesse aspecto, o consumo frequente de cigarros expõe os dentes à nicotina e ao alcatrão, que são constituintes básicos do produto.

A nicotina se acumula na superfície dos dentes e faz com que eles fiquem mais escuros. Além disso, esse composto contribui para o surgimento acelerado do tártaro e também provoca o mau hálito. Tudo isso demonstra como o consumo de cigarros é extremamente prejudicial à saúde e à estética das pessoas.

Medicamentos

Existem alguns medicamentos que podem afetar a dentição e, com isso, levar a pessoa a desenvolver dentes amarelados. Uso frequente e contínuo de antibióticos são exemplos clássicos desse processo.

Powered by Rock Convert

Os antibióticos à base de tetraciclina devem ser evitados em pacientes gestantes e crianças menores de 10 anos. Isso porque o uso contínuo faz com que haja a mudança do formato de tecidos que são constituídos de cálcio. Dessa forma, há o aparecimento de manchas amareladas e acizentadas nos dentes.

Alguns xaropes também contêm em sua fórmula quantidades muito altas de açúcar e glícides, que levam ao enfraquecimento dos dentes e geração de amarelamento ou, até mesmo, a formação de cáries.

Os broncodilatadores são outra classe de medicamentos que podem induzir o aparecimento de dentes amarelados, pois causam erosões no esmalte e na dentina. Outro efeito colateral são alterações na sensibilidade e desgastes permanentes nos dentes.

Quais os tipos de tratamento mais indicados?

Como mencionado no início, existem excelentes opções de tratamento para dentes amarelados. A seguir, veja 5 delas e descubra qual é ideal para cada caso!

1. Clareamento

É uma das técnicas mais utilizadas e que gera resultados efetivos e duradouros. A base do procedimento consiste na administração de géis, com peróxido de nitrogênio, em quantidades adequadas. Ainda, existem novas fórmulas, que realizam o uso de feixes de laser para melhorar os resultados e promover uma abrasão da camada superficial do dente.

2. Lente de contato dental

As lentes de contato são uma opção muito interessante e com um apelo estético, uma vez que são laminados ultrafinos, que são colados na superfície externa dos dentes. Daí o motivo do nome, já que elas se assemelham às lentes de contato ocular nesse aspecto. 

Lentes de contato dental são feitas de resina ou faceta de porcelana e seu uso deve ser analisado pelo dentista.

3. Lâminas de porcelana

As facetas de porcelana são um meio rápido de se conseguir um sorriso bonito e evitar o aspecto negativo dos dentes amarelados, pois consistem em uma lâmina fina de porcelana, usada para recriar a aparência de naturalidade dos dentes.

Além disso, são moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas sobre o esmalte. Assim, o paciente tem acesso a um produto rápido e prático para corrigir casos de amarelamento.

4. Uso de resinas

Outra opção existente são as resinas, que são muito procuradas por quem pretende ter um sorriso simétrico e branco. Usualmente, elas são utilizadas para fechar pequenos espaços entre os dentes, porém, também podem ser aplicadas para reparar o esmalte dentário que está desgastado e amarelado.

5. Abrasão superficial (peeling dental)

A abrasão é um procedimento que visa remover manchas nos dentes, um tratamento bastante antigo e consiste na aplicação de substâncias abrasivas para polir a superfície dentária até que ela esteja livre de qualquer impureza.

Por fim, para evitar os dentes amarelados, procure sempre evitar alimentos ácidos, manter uma boa higiene bucal e não fazer o uso de tabaco. Com essas medidas, será possível manter um excelente e lindo sorriso.

O conteúdo foi útil? Quer continuar aprendendo mais sobre saúde bucal? Então, veja também o artigo sobre como melhorar o seu sorriso e cuidar dos seus dentes.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.