Como fazer a conversão de bandeira do meu consultório de odontologia?

Tempo de leitura 6 min

Você já pensou em transformar sua clínica de odontologia em uma franquia? A conversão de bandeira é um formato cada vez mais utilizado para aliar pequenos empresários a grandes franqueadoras. Mas será que essa é uma boa ideia?

Neste post, vamos listar tudo o que você precisa saber sobre esse processo, quais são as vantagens de aderir a ele e como saber se você tem ou não o perfil para passar por essa mudança. Tem interesse nesse tema? Então, continue a leitura.

O que é a conversão de bandeira?

A conversão de bandeira é uma modalidade de negócio em que empreendedores individuais adaptam suas empresas a uma franquia que já está no mercado. Tendência nos anos 90, essa modalidade voltou com força recentemente e tem se mostrado uma excelente opção para empreendedores que já contam com negócios estabilizados e desejam dar um passo à frente.

Ao aderir a uma rede franqueada, o empreendedor conta com diversos benefícios e auxílios que funcionam como diferencial competitivo para o negócio. Alguns dos segmentos que vêm aderindo à prática são os setores de varejo mais simples e serviços como farmácias, supermercados, escolas de idioma e clínicas de odontologia. 

Ao optar pela prática, é importante tomar atitudes com cautela e planejamento. Isso acontece porque esse é um momento de recomeço para o negócio. Assim como qualquer decisão importante, pode apresentar riscos, caso o processo seja feito de qualquer jeito.

Como fazer a conversão?

O processo de conversão de bandeira pode ser feito de duas formas. A mais comum é quando a própria franqueadora procura os empreendedores com quem deseja trabalhar. É feito um acompanhamento de empresários experientes na área de interesse e, quando o potencial comprador é localizado, a franqueadora entra em contato e apresenta uma proposta de conversão.

A outra maneira de fazer parte de uma franquia é quando o próprio empreendedor procura a franqueadora. Esse modelo não é tão comum, mas já existe no mercado franqueadoras que aceitam solicitações de conversão.

O processo de implantação acontece de forma similar ao de uma franquia comum, com a diferença de que, na conversão, ele ocorre com o negócio em atividade. A mudança pode levar de 30 a 120 dias, dependendo do porte da franquia. Durante esse período, é fundamental que o empreendedor faça todo o treinamento e consulte o manual de operação da franqueadora.

Quais são as vantagens?

Será que vale a pena transformar sua clínica independente em uma franquia? Existem muitas vantagens em aderir à conversão de bandeira e dar esse passo para o crescimento do negócio. Confira a seguir!

Credibilidade da marca

Essa é uma das vantagens principais de se aliar a uma franqueadora experiente. Unir a credibilidade de uma marca já consagrada com o público e atendimento que você já tinha no negócio independente é uma fórmula de sucesso para alcançar novos públicos, diminuir o risco de rejeição e conquistar uma vantagem em relação à concorrência.

Melhores fornecedores e condições de pagamento

Você também terá o benefício de fazer parte de uma marca com um cadastro extenso de fornecedores e condições especiais, como prazo para pagamento e descontos. Esse tipo de relação é uma vantagem competitiva importante para permitir que o negócio possa oferecer melhores preços e soluções para o paciente.

Powered by Rock Convert

Apoio na gestão do negócio

Outro ponto importante que as franqueadoras oferecem aos seus franqueados é o apoio na gestão do empreendimento. Com um sistema padronizado, o empreendedor tem o suporte e treinamento necessário de acordo com sua área de atuação.

Custos mais baixos

Em comparação com o modelo tradicional de franquias, a conversão de bandeira é um processo muito mais barato. Como o empreendedor já tem seu espaço, e boa parte do material necessário, o gasto de transformar a clínica odontológica em franquia é cerca de 80% menor em comparação a iniciar uma franquia do zero.

Custo reduzido com marketing

A conversão de bandeira também apresenta como benefício uma redução significativa nos custos com marketing da clínica. Como a franqueadora já investe em publicidade nacional, cabe ao franqueado apenas a divulgação local. Esses custos ficam ainda mais reduzidos quando o negócio já conta com uma cartela de clientes fidelizados.

Auxilio no planejamento financeiro

Além do apoio na divulgação da clínica, a franqueadora oferece suporte jurídico e auxilio no planejamento financeiro do franqueado. Este conta com todo respaldo necessário para alavancar as atividades da clínica e manter um controle eficiente de gastos e lucros. Isso é importante porque acompanhar e avaliar os resultados dos investimentos é essencial para qualquer instituição médica.

O que analisar antes de realizar a conversão?

Como vimos, o modelo de conversão de bandeira apresenta muitas vantagens. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para garantir que esse processo seja a melhor escolha para o empreendimento.

O primeiro ponto é verificar se você realmente apresenta um perfil de franqueado. Muitos empreendedores, por fatores emocionais, têm dificuldades de desapegar, por exemplo, do nome da clínica. É preciso entender, antes de tudo, que a conversão exige adaptações.

As franquias são definidas por um padrão de serviço, portanto, todas precisam seguir as normas predefinidas. Sendo assim, é fundamental alinhar suas expectativas e assimilar a cultura de marca da franqueadora para entender se seus objetivos e valores estão em conformidade.

Além das limitações de autonomia, será necessário investir na mudança do projeto arquitetônico e arcar com as taxas periódicas que correspondem aos royalties e fundo de propaganda.

Outro ponto é a necessidade de prestar contas: compartilhar todos os resultados da clínica com consultores da franqueadora. Trata-se de um cuidado que pode gerar conflitos para quem estava acostumado a gerenciar seu negócio de forma totalmente autônoma.

Transformar uma clínica odontológica em uma franquia é uma forma eficiente de aumentar seu faturamento, unir-se a uma marca estabelecida e ganhar um importante diferencial competitivo na área. Na hora de tomar a decisão sobre a conversão de bandeira, é importante pesquisar o histórico e os valores da franqueadora para garantir uma transição saudável.

A OdontoCompany é uma rede de franquias que atua desde 1990 em um projeto inovador que alia qualidade e bom atendimento com excelentes condições de pagamento para seus pacientes. Quer construir a sua história conosco? Entre em contato com a OdontoCompany e torne-se um franqueado de sucesso.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.