Conheça as principais causas do bruxismo e saiba como evitá-las
O bruxismo é uma doença mais comum do que pensamos e pode acontecer tanto durante o sono quanto com pessoas acordadas. O problema pode ser ocasionado por diversos fatores e gera inúmeras consequências.
Se você acorda frequentemente com uma sensação de tensão na mandíbula, pode estar sofrendo com o problema. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre a doença, quais as suas consequências e as principais causas do bruxismo.
O que é bruxismo?
O bruxismo é uma desordem funcional comum que atinge, principalmente, adultos e crianças, sendo menos comum em adolescentes.
Ela consiste em apertar e ranger os dentes de forma involuntária e ritmada e pode acontecer tanto durante o sono quanto quando a pessoa está acordada. Quando acontece durante o dia, o distúrbio pode ser chamado de briquismo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença atinge cerca de 30% da população mundial e sua principal causa está relacionada à saúde mental e a problemas como estresse, ansiedade e tensão.
Quais as consequências?
O distúrbio pode provocar diversos problemas que vão desde dores de cabeça e na articulação temporomandibular (ATM) até consequências mais sérias, como desgaste prematuro dos dentes e fraturas.
Além disso, pode afetar também o esmalte do dente, provocar sensibilidade e hipertrofia dos músculos da mastigação.
Quais as principais causas do bruxismo?
A causa exata do distúrbio ainda não é conhecida, entretanto, alguns fatores podem desencadear o problema, atuando sozinhos ou em conjunto. Confira os principais.
Estresse e ansiedade
O bruxismo pode estar relacionado aos problemas emocionais e, nesses casos, os sintomas se agravam quando o paciente passa por momentos de mais pressão ou crises de ansiedade. Já nos dias mais tranquilos, eles tendem a cessar.
Assim, ranger ou apertar os dentes passa a ser uma válvula de escape para momentos de frustração e raiva. No geral, o bruxismo por estresse acontece normalmente quando o indivíduo está acordado.
Má oclusão
O alinhamento anormal dos dentes superiores e inferiores também é um fator de risco para o bruxismo. Dentes desalinhados ou apinhados atrapalham o fechamento correto da boca e o encaixe dos dentes, o que favorece o distúrbio.
Idade
O bruxismo é uma doença muito comum em crianças na fase dos 6 e 7 anos e, geralmente, desaparece durante a adolescência.
A causa mais recorrente é uma resposta à dor de ouvido, que acontece frequentemente nessa idade. Como a ATM está muito próxima aos ouvidos, o bruxismo se torna uma tentativa de sanar a dor que antecede a inflamação.
Substâncias estimulantes
As substâncias estimulantes, como a cafeína, nicotina, álcool e outras drogas, também são fatores de risco que podem desencadear o bruxismo.
Em casos mais raros, é possível também que o distúrbio se desenvolva como efeito adverso de alguns medicamentos psiquiátricos em doses inadequadas, como Fluoxetina, Paroxetina e Venlafaxina.
O bruxismo é uma desordem funcional que não tem cura e seu tratamento tem como objetivo o alívio da dor e a prevenção de futuros problemas nos dentes. Contudo, conhecendo os fatores que desencadeiam o problema, é possível evitar o surgimento do distúrbio.
Caso note os sintomas, é importante procurar um dentista e utilizar placas de silicone ou protetores bucais para reduzir o desgaste dos dentes.
Quer saber mais sobre saúde bucal e receber posts como esse? Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail.
Fundador e presidente da Odonto Company
Cirurgião Dentista pela Universidade do Oeste Paulista (1986 a 1990).
Minha mãe dizia se lembrar de mim, aos 15 anos, afirmando que queria ser dentista.
Eu nunca pensei em outra carreira. Mas a vida muda a todo momento, não é? Meu propósito, desde cedo, esteve claro para mim: garantir o acesso de toda a população a tratamentos odontológicos de qualidade.
Nos anos 1980, os tratamentos odontológicos eram impensáveis para a maior parte do Brasil. Isso me levou a criar, por exemplo, o sistema de instalação de aparelhos ortodônticos, sem custos de compra. Esse sistema, onde só se paga pela manutenção do aparelho, hoje é reconhecido e utilizado mundialmente.
A Odonto Company começou em 1992, com 2 pequenos consultórios, e após 1 ano e meio, já tínhamos 12 lojas.
Em 2010, nos tornamos o primeiro franchising de odontologia do país e hoje somos a 2ª maior franchising do ramo no mundo inteiro, além de termos conquistado o posto de única franquia com menos de 20 anos a conseguir uma boa colocação no ranking das maiores franquias brasileiras!
E, como a vida muda o tempo todo, essa trajetória e as 802 unidades que temos abertas hoje, mudaram meu propósito:
“Não quero apenas continuar possibilitando acesso. Quero fazer o maior número de milionários através das nossas franquias.”
junho 26, 2020 às 12:20 pm
Meu neto tem 1ano e 8meses, ele range os dentes o dia inteiro. O que fazer
julho 16, 2020 às 4:00 pm
Oi, Claudia. Tudo bem, o ideal é levar o seu netinho o quanto antes a um profissional para avaliá-lo.
setembro 5, 2020 às 4:35 pm
Tenho 47 anos e acordo com a mandigula travada, tenho muita dor na nunca e entra pra cabeça pode ser bruxismo?
outubro 5, 2020 às 11:31 pm
Tenho bruxismo nos dentes e estou sentindo enxaqueca todos os dias e descobri recente que estou com um dente com retração na gengiva será que existe solução para mim?
janeiro 8, 2021 às 2:46 pm
Eu tenho Diabetes e bruxismo estou com muita dor nos dentes de baixo nos dentes de em cima uso.placa será que tenho que usar em baixo também estou com xiadeira nos ouvidos muito ruim pq faço
março 5, 2021 às 2:20 pm
Olá! O correto não seria placas de acrílico para prevenção dos desgastes?
agosto 31, 2021 às 11:52 am
Tenho 43 anos tenho bruxismo e agora estou displasia epiterial leve tem haver com o bruxismo?
setembro 1, 2021 às 12:26 pm
Olá Dilma, como vai? É possível. O ideal e recomendável é que procure um especialista o quanto antes.
julho 25, 2022 às 11:36 pm
Descobri que estou com Parkinson ebruxismo.. O Parkinson tem alguma relação com Parkinson?
agosto 1, 2022 às 1:01 pm
Olá Cirlene, como vai. Sim, os resultados obtidos indicaram que pessoas com doença de Parkinson apresentam risco 4,2 vezes maior de desenvolverem bruxismo, esse resultado corrobora com a pesquisa realizada por Alencar et al. 26 que observaram correlação entre bruxismo e a redução nos níveis de dopamina. Placas miorrelaxantes evitam a ocorrência de complicações dentárias. Espero ter ajudado!
outubro 17, 2022 às 1:23 pm
Eu sempre tive bruxismo a vezes tenho dor de cabeça mas não é sempre que tenho esse bruxismo tenho durante a noite sempre foi a noite o que devo fazer para quem tem bruxismo durante a noite deve fazer o que eu não gosto de dentista eu moro na zona rural aqui em dois irmãos do Buriti ms só uma vez por semana que tem o dentista não tem remédio para melhorar
outubro 24, 2022 às 1:36 pm
Olá Laura como vai ? É possível melhorar a sua situação, para que a dores de cabeça cessem ou parem. O ideal e recomendável é que procure um especialista o quanto antes. Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/
novembro 19, 2022 às 11:30 am
meu filho de tres anos passa a madrugada inteira rangendo os dentes e suspirando fundo. é bruxismo?
novembro 22, 2022 às 4:40 pm
Olá Laine, como vai? Ranger dos dentes é um sintomas do bruxismo. Recomendamos que procure um profissional para avaliar o caso do seu filho.
Agende já uma avaliação gratuita com um de nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link https://odontocompany.com/
março 19, 2023 às 10:12 pm
Olá boa noite, gostaria de saber de bruxismo faz dar dores de cabeças intensas, mais e muita dor de cabeça. Nunca senti tanta dor de cabeça muito intensa . Obrigada
fevereiro 16, 2024 às 8:28 pm
Olá, Eliane, como vai? Sim, o bruxismo, que é o hábito de ranger ou apertar os dentes, pode estar associado a dores de cabeça intensas. Quando você aperta os dentes, pode causar tensão nos músculos da mandíbula, pescoço e cabeça, o que pode levar a dores de cabeça crônicas ou episódicas.
O bruxismo também pode desencadear ou agravar problemas como enxaquecas e cefaleias tensionais. As dores de cabeça podem ser sentidas em diferentes áreas da cabeça, como a região temporal, frontal ou mesmo na base do crânio.
Se você está experimentando dores de cabeça intensas e acredita que possa estar relacionadas ao bruxismo, é importante procurar um dentista para uma avaliação adequada. Agende já uma avaliação gratuita com um de
nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link, e
tire todas as suas dúvidas https://odontocompany.com/clinicas.
junho 26, 2023 às 9:55 am
Desde os 5 anos que o meu filho tem bruxismo. Hoje ele tem 12 anos. Já que uma das causas do bruxismo pode ser o estresse, levamos ao psicólogo, então ele ficou um tempo sem. Mas logo que parou de ir ao psicólogo, o bruxismo voltou. A causa da melhora pode ter sido a psicologia? isso ajuda?? Já que o bruxismo não tem cura.
junho 28, 2023 às 5:35 pm
Olá, Sônia, como vai? Cada caso é avaliado conforme a evolução do tratamento,
converse melhor com o dentista para ele te explicar mais detalhes.
Temos mais informações nesse link
https://blog.odontocompany.com/tipos-de-enxerto-osseo/
e persistindo suas dúvidas ainda procure a OdontoCompany mais próxima de você.
agosto 9, 2023 às 10:15 pm
Boa noite,estou com muita dor não consigo dormir,fiz uma consul6 com a dentista ela colocou uma placa para amenizar as dores,mas continuo com muita dor,o que fazer?
agosto 11, 2023 às 11:46 am
Olá, Maria Rosa, como vai? Cada caso é avaliado conforme a evolução do tratamento,
converse melhor com seu dentista para ele te explicar mais detalhes.
Temos mais informações nesse link
https://blog.odontocompany.com/tipos-de-enxerto-osseo/
e persistindo suas dúvidas ainda procure a OdontoCompany mais próxima de você.
setembro 20, 2023 às 2:28 am
Eu fico ribgindo os dentes a noite me acordo com meu esposo me chamado pra mim para de ranger os dentes.me acordo com sono e muita dor de cabeça mais quando começo maistigar é orivel não consigo comer direito.por causa da dor
setembro 26, 2023 às 2:47 pm
Olá, Renata, como vai? Recomendamos que procure um profissional
para avaliar o seu caso. Agende já uma avaliação gratuita com um de
nossos especialistas na OdontoCompany mais próxima de você pelo link
https://odontocompany.com/clinicas